TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância do alongamento e treinamento desportivo

Por:   •  16/4/2019  •  Projeto de pesquisa  •  2.771 Palavras (12 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 12

Claretiano Centro Universitário

Metodologia de Pesquisa Científica

 A Importância do alongamento e treinamento desportivo

                                                        

Brianda Liz de Magalhães Nascimento RA:8026408

Luana Mara de Oliveira Facirolli RA: 8031382

Lucas Ditadi Ferreira RA: 8029370

BATATAIS

2019

1 INTRODUÇÃO


        Normalmente, exercícios de alongamento são aplicados em aulas de educação física para evitar possíveis lesões devido às atividades envolvidas nas modalidades. Entende-se que este exercício de alongamento, embora de grande importância para o desenvolvimento motor do aluno, não é suficiente para aumentar sua flexibilidade dominada. Desta forma, propõe-se aplicar exercícios de alongamento por períodos mais longos e sensibilizar o aluno para a necessidade de alongamento antes de qualquer atividade física, além de gerar uma melhora na flexibilidade. Segundo Dantas (1999), essa é uma qualidade física responsável por movimentos voluntários de amplitude angular máxima por uma determinada articulação ou conjunto de articulações dentro dos limites morfológicos e sem lesões profiláticas.

        Devemos ter cuidado quando trabalhamos no alongamento no ambiente escolar. Precisamos saber como orientar e aplicar durante a infância e pré-adolescência, respeitando as faixas etárias. Devem ser realizados com diferentes amplitudes articulares e níveis de intensidade diferenciados em estágios de crescimento, desenvolvimento e repertório motor de escolares (Achour Jr, 1995).

        Esses benefícios, no entanto, não devem levar os professores de educação física a intensificar os exercícios de alongamento no ambiente escolar, especialmente se a proposta incluir exercício e saúde. Afinal, os cursos certamente serão curtos e os professores não poderão negligenciar outros conteúdos importantes. Os alunos devem estar cientes de que pouca flexibilidade é prejudicial, assim como o excesso. Segundo Marchand EAA (2002), as poucas flexibilidades aumentam o risco de lesões, dores, problemas de postura e redução de atividades diárias e o excesso pode causar instabilidade articular, causando entorse das articulações, osteoartrite e artrite. Dor nas articulações

        É importante oferecer ao aluno o desenvolvimento do alongamento, antes de dar prioridade aos níveis ideais de flexibilidade. Mesmo se detectarmos uma falta de flexibilidade, não será necessário intensificar os exercícios de alongamento, simplesmente incentivando o aluno a não desistir de sua prática. Exercícios físicos bem direcionados durante a infância e adolescência aumentam as condições para que a flexibilidade permaneça em um nível satisfatório na vida adulta. Como vimos, a criança e o pré-adolescente têm muita habilidade para alcançar os níveis apropriados de flexibilidade. Mas, além disso, é necessário insistir em exercícios, especialmente na adolescência, porque é difícil para o adulto se alongar ainda mais, porque, nesse estágio, ele estará sujeito a uma flexibilidade reduzida, não há estilo de vida ativo e exercícios de alongamento. (Achour Jr, 2002).

        Segundo Rossi et al (2008), os profissionais envolvidos no treinamento e reabilitação indicam que trechos pré-competitivos são realizados para melhorar o desempenho e minimizar as lesões. Também citando Silva e Filho (2008), o ato de alongar antes do exercício baseia-se no aumento da amplitude de certos movimentos, preparando a musculatura para a atividade proposta.

        No próprio exercício (Behm D et al., 2007), ele afirma que em atividades como o salto, é necessário realizar alongamento dinâmico, ou seja, com movimento (Young e Behm, 2003), que indica que o alongamento passivo / estático é para aumentar a amplitude de movimento. Segundo Witvrouw et al (2004), a redução das lesões foi controversa durante o exercício, afirmando que os esportes de alta intensidade exigem maior elasticidade, por serem menos intensivos e, portanto, menos elásticos, o caso não exige muito no ato de alongamento.

        Ao desenvolver o hábito responsável de se aquecer e alongar adequadamente para fazer exercícios físicos, o aluno facilita o trabalho do professor e permite a adição de outras atividades e conteúdos aos seus exercícios físicos. O professor de educação física pode aproveitar a oportunidade para explicar os efeitos positivos dos exercícios de alongamento para aumentar a conscientização do estudante sobre as necessidades de movimento. Uma vez adquirido esse hábito consciente, os alunos poderão, independentemente, continuar os exercícios de alongamento quando adultos.

1.1 JUSTIFICATIVA

        

        A importância de estudar muito sobre o alongamentos esta exatamente no momento em que muitas vezes ele é negligenciado por grande parte dos praticantes de qualquer atividade, possui uma grande função de prevenção contra lesões musculares. Trata-se de um conjunto de técnicas que preparam o corpo para o que está por vir, deixando-o em alerta para o esforço que será praticado. Começar a prática de uma atividade sem esse tipo de precaução fará com que o músculo sofra um trauma inesperado, podendo gerar distensões e, até mesmo, problemas mais sérios.

Os exercícios conseguem deixar o organismo mais flexível, ampliando a gama de movimentos e nos deixando mais alertas para a prática esportiva. Trazer para o dia a dia a prática desse tipo de atividade fará com que os músculos possam suportar melhor as tensões do cotidiano e as dos esportes, ajudando a evitar problemas, como: tendinites, bursite no ombro e problemas nos ombros.

A proposta de alongamento é trazer benefícios para o desenvolvimento do aluno e daqueles que exercem atividade física. O alongamento é um exercício que visa aumentar a flexibilidade muscular, promovendo o alongamento das fibras musculares, o que aumenta o comprimento do músculo. O principal efeito do alongamento é o aumento da flexibilidade, que é a maior amplitude de movimento possível de uma determinada articulação. Quanto maior o grupo muscular utilizado, maior o movimento da articulação controlada por esse músculo e, portanto, maior a flexibilidade.[a]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)   pdf (148.9 Kb)   docx (20.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com