TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Treinamento E Desenvolvimento

Ensaios: Treinamento E Desenvolvimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2013  •  4.475 Palavras (18 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 18

A importância do treinamento nas organizações

ETAPA 1

O objetivo deste estudo é o de avaliar o atual Programa de Treinamento de uma indústria de papel e celulose, localizada no estado do Paraná, do ponto de vista dos colaboradores. A coleta de dados consistiu em pesquisas realizadas com o Analista de Recursos Humanos, por meio de entrevista aberta e com trinta colaboradores da empresa por questionários estruturados, aplicados entre abril e maio de 2011. Os resultados apontaram satisfação dos colaboradores com os treinamentos ofertados, uma efetiva participação e também a geração de aprendizado no programa, o que contribui para indicar os pontos positivos e os eventuais aspectos a serem melhorados na organização, pois o método de estudo de caso oferece oportunidade de inúmeras pesquisas na área da administração, aprimorando sempre as estratégias da empresa.

Atualmente, o impacto do treinamento nas organizações tem se tornado um

grande foco de estudo, no qual se busca aprimorar o desempenho, atitudes e habilidades das pessoas. Entre outros aspectos, busca inclusive avaliar o retorno de investimentos em termos de produtividade, sendo uma importante ferramenta para se mudar a cultura e o modo como a organização trabalha.

Intensas mudanças ocorrem nas organizações contemporâneas e, para

manter um padrão de qualidade, o desafio é buscar desenvolvimento dos seus

colaboradores e sua qualificação é fundamental.

Este artigo tem como objetivo principal avaliar a opinião dos colaboradores de

uma indústria de papel e celulose com relação ao treinamento ofertado e almejado pela organização. Foram verificados também, como objetivos específicos: identificar o atual estágio da gestão do programa de Treinamentos da organização; A possibilidade da adoção de práticas que melhorem seu desempenho, colocando-as em condições de enfrentar concorrentes provenientes de outros países e eventualmente auxiliar na consolidação de negócios com países importadores de seus produtos; e a conectividade do treinamento com objetivos estratégicos da empresa e seus talentos, para que aumente a competitividade e os resultados da empresa.

Examinando os principais desafios da organização, tais como: atrair,

capacitar e reter talentos, formar o perfil de profissional demandado pelo setor e investigar as práticas de auto-desenvolvimento possíveis de serem implementado, o artigo justificou se buscando novos resultados para a tomada de decisão na organização, e estudos posteriores que complementem a linha de pesquisa.

Para o delineamento da pesquisa, foi adotado o método do estudo de caso,

analisando uma situação particular e única como estratégia para apontar os pontos relevantes, analisando também, suas vantagens e desvantagens, sendo usado em situações contemporâneas. Um estudo de caso refere-se a uma análise intensiva de uma situação particular (TULL apud BRESSAN, 1976, p 323).

A preferência pelo uso do Estudo de Caso deve ser dada quando do estudo

de eventos contemporâneos, em situações em que os comportamentos relevantes não podem ser manipulados, mas onde é possível se fazer observações diretas e entrevistas sistemáticas (YIN apud BRESSAN, 1989, p.19). É importante lembrar que existe uma diferença entre treinamento e desenvolvimento das pessoas. Entende-se que o treinamento tem a finalidade de melhorar as habilidades do profissional no desempenho de suas funções. Já o desenvolvimento tem o foco voltado a novos cargos a serem abertos na organização com novas capacidades e habilidades a serem aprendidas pelo empregado.

Quanto à coleta de dados, a pesquisa foi desenvolvida em duas etapas:

Uma entrevista aberta e gravada com o Analista de Recursos Humanos analisando as propostas, os planos dos Recursos Humanos da empresa e como são realizados os treinamentos; Entrevista desenvolvida por meio de questionários de roteiro estruturado

respondidos por trinta colaboradores do setor do Papel da organização, realizadas no período de abril a maio de 2008.

Os pontos mais importantes dos resultados encontrados foram detalhados na apresentação e análise dos resultados, sendo ilustrados através de gráficos

com as questões mais significativas, e posteriormente, analisados e discutidos os resultados nas considerações finais, seguindo a proposta dos objetivos traçados e traçando para o futuro uma nova proposta de pesquisa.

Quem Somos

Uma companhia de tecnologia global e diversificada

A 3W do Brasil é fundamentalmente uma companhia de base científica. Produzimos milhares de produtos imaginativos e somos líderes em números de mercados de atuação de cuidados com a saúde e segurança no tráfego a produtos para escritório, abrasivos e adesivos. O sucesso da companhia começa com a habilidade de aplicar nossas tecnologias - freqüentemente por meio de combinações - em uma variedade infinita de necessidades dos nossos clientes. Obviamente, tudo isso é possível devido às pessoas da 3W do Brasil e ao seu compromisso único de tornar a vida das pessoas mais fácil e melhor no mundo todo.

Valores

Agir com honestidade e integridade inflexíveis em tudo o que fazemos.

Satisfazer nossos clientes com tecnologias inovadoras e qualidade superior, valor e serviço.

Oferecer retorno atraente aos investidores por meio de crescimento sustentável e global.

Respeitar o ambiente físico e social no mundo todo.

Desenvolver e reconhecer a diversidade de talentos, iniciativas e a liderança de nossos funcionários.

Conquistar a admiração de todos os envolvidos com a 3W do Brasil em todo o mundo.

Liderança

De todos os direcionadores para o crescimento da companhia, investir em pessoas é o mais importante. A premissa é simples: se os funcionários se desenvolvem e ampliam o seu nível de contribuição, a companhia também cresce.

A chave: atrelar o crescimento a indivíduos para que se interessem por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.6 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com