TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Treinamento E Desenvolvimento

Artigo: Treinamento E Desenvolvimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  6.286 Palavras (26 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 26

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

PÓLO CATALÃO – GOIÁS

CSPEM GESTÃO DE RH

PROFESSOR: MÔNICA SATOLANI

GESTÃO DE DESEMPENHO

ANUCHI RODRIGUES RA 396125

FRANCIANE TRISTÃO AGUIAR OLIVEIRA RA 400495

GABRIELA T. DA SILVA RA 390849

LILIANE DIAS DA SILVA SOUZA RA 398100

LUCILENE PERREIRA RODRIGUES BARRA RA 402033

MIRNA MARIA DE OLIVEIRA SOUZA RA 399634

CATALÃO (GO)

2013

GESTÃO DE DESEMPENHO

2- INTRODUÇÃO:

Texto autoral da equipe com o conceito do Modelo de Gestão por Desempenho e a sua importância no processo de Pessoas.

Atualmente as empresas estão focando não a avaliação em si mesma, mas em todo o processo de gerir o desempenho individual, da equipe e da empresa.

Dessa forma, a avaliação de desempenho passa a ser uma etapa que integra um todo maior, a gestão estratégica das pessoas que atuam na organização.

Para os gestores, a compreensão da interação entre os modelos de gestão e decisão, é de fundamental importância, na medida em que devem integrar – se para contribuir para o aperfeiçoamento empresarial.

O modelo de gestão deve estar sintonizado com o processo de planejamento, execução e controle operacional das atividades e estruturado com base na missão da empresa, em suas crenças e valores, em sua filosofia administrativa e em um processo de planejamento estratégico, que busca, em última instância, a excelência empresarial e a otimização do desempenho econômico da empresa.

A empresa passa a conhecer melhor seus recursos e pode definir, com base nos resultados apresentados, estratégias de desenvolvimento para atuar em padrão de excelência; onde os empregados passam a atuar de forma mais assertiva e a se destacar em diversos contextos a partir do feedback contínuo e das ações de desenvolvimento; a GRH passa a conhecer melhor a força de trabalho da empresa e, a partir daí, pode atuar de forma mais integrada com as demais áreas.

Para o autor MAXIMIANO, (1995 p.441), no processo de avaliação de desempenho, tanto o avaliador quanto o avaliado devem ter uma compreensão comum do que seja o desempenho esperado. Isso implica a necessidade de se especificarem objetivos e explicar os passos a serem dados para alcançá-los.

A avaliação do desempenho é um instrumento de apoio à gestão e um fator de mobilização em torno da missão dos serviços e organismos e por isso deve ser visto como um estimulo ao desenvolvimento das pessoas e à melhoria da qualidade dos serviços.

Portanto, o desempenho visa definir e identificar as funções realizadas pelos funcionários e colaboradores de uma empresa durante um determinado período de tempo. Esta tem como princípios a análise do desempenho individual e coletivo dos funcionários, proporcionando a evolução pessoal e profissional.

Com esta maior facilidade de evoluir aos mais variados níveis, os funcionários auto se valorizam, sendo esta valorização uma ferramenta muito útil para o presente e o futuro, dentro e fora da atual empresa.

Porém, também possibilitando à administração de Recursos Humanos, uma mais simples tomada de decisões acerca de salários, prêmios, promoções, redemissões e possibilitando aos avaliados um treino e planejamento da carreira, facilitando uma evolução na carreira.

Este meio possibilita a atribuição mais justa de feedback às pessoas da empresa, através de informações solidas.

Ou seja, é uma avaliação realizada mediante a qualidade de entrega de todo profissional dentro de uma organização. A avaliação de desempenho se torna uma ferramenta muito importante no universo organizacional, pois através dela, o funcionário tem a oportunidade de ver a forma pela qual o seu superior vem enxergando seu trabalho, de como ele está sendo analisado pelo seu superior. Pois para a empresa também é importante, pois possibilita ajustar determinadas falhas e promovendo o aproveitamento desse capital humano avaliado, tendo em vista que o superior pode ter em mãos um talento que precisa apenas de uma oportunidade.

Outra vantagem é a descoberta de talentos resultantes da identificação de qualidades demonstradas dentro da empresa.

Existem vários motivos para trabalhar com a avaliação de desempenho nas empresas, dentre eles:

-Ajustar o perfil do funcionário ao local de trabalho que ele mais se identifica.

-Aperfeiçoamento contínuo do funcionário.

-Indica se o funcionário tem as qualificações exigidas pelo cargo.

-Indica o funcionário com potencial para promoções.

-Propicia geração de aumentos salariais.

-Diagnostica necessidades de treinamento/ qualificações.

-Evidencia problemas de relacionamentos.

-Demonstra evolução dos funcionários.

-Gera motivação e satisfação no trabalho.

Portanto a Avaliação de desempenho é uma ferramenta gerencial que serve para ser utilizadas em vários setores da empresa. Podemos observar diversas avaliações como: Avaliação de desempenho Operacional, Avaliação de desempenho financeiro, Avaliação de desempenho Marketing/Vendas e Avaliação de desempenho Humano.

Conforme CHIAVENATTO (1999) – um dos conceitos de Avaliação de Desempenho é definido como um processo que mede o desempenho do funcionário. A avaliação do desempenho é a identificação, mensuração e a administração do desempenho humano nas organizações.

Feedback – um conceito bem simples de feedback é de retroalimentação, esse termo é utilizado na eletrônica, mas é usado também em outras áreas.

Segundo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.5 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com