TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Treinamento E Desenvolvimento

Ensaios: Treinamento E Desenvolvimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2013  •  2.988 Palavras (12 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 12

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3

1. ETAPA 1 3

1.1 RESUMO: A importância do treinamento nas organizações 3

2. ETAPA 2 3

2.1 IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA 3

2.2 ENTREVISTA COM GESTOR DA EMPRESA 3

3. ETAPA 3 3

3.1 PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS, GESTÃO DE CONHECIMENTO E GESTÃO DE COMPETÊNCIAS 3

3.2 LEVANTAMENTO DA NECESSIDADE DE TREINAMENTO 3

3.3 PLANEJAMENTO, EXECUÇÃO E AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS DE TREINAMENTOS 3

4. ETAPA 4 3

4.1 SISTEMA DE AVALIAÇÃO DE TREINAMENTO 3

4.2 ENTREVISTA REALIZADA COM O GESTOR DA EMPRESA 3

4.3 ENTREVISTA REALIZADA COM OS COLABORADORES 3

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 3

INTRODUÇÃO

A complexidade das relações humanas é abordada sobre diversos aspectos dia após dia pela gestão de recursos humanos. Compreender as necessidades humanas atuais é necessário para entender os desafios atuais e futuros. Educar e treinar são assunto em qualquer contexto nas pautas de investimentos das organizações, sobretudo em investimentos e desenvolvimentos das pessoas.

A educação corporativa e o treinamento contínuo visam desenvolver atitudes, hábitos e competências, além de uma visão sistêmica do negócio que possa dotar as pessoas de ferramentas mentais visando o aperfeiçoamento de seu trabalho. Esse aperfeiçoamento extrapola os limites das empresas e tem impactos diretos sobre a sociedade que circunda a organização. Por isso falar em treinamento e desenvolvimento é abordar o desenvolvimento sustentável.

Uma organização é composta de pessoas, e estas últimas compõem uma comunidade que compõe uma sociedade e forma uma nação. Assim sendo, a educação corporativa é o caminho para o avanço do conhecimento e também é uma das formas das organizações contribuírem para o desenvolvimento das pessoas, das comunidades, das sociedades e conseqüentemente das nações.

1. ETAPA 1

1.1 RESUMO: A importância do treinamento nas organizações

Treinamento é um processo de aprendizado com objetivos de curto prazo, organizado de forma sistemática para funcionários não gerenciais, visando lecionar conhecimentos e habilidades técnicas pontuais e definidas. Em outras palavras, treinamento é especializado e compreende um conjunto de habilidades desde motoras até o aprendizado de técnicas e aptidões administrativas. O treinamento tem a finalidade de auxiliar a empresa a buscar suas metas e objetivos, proporcionando oportunidades a empregados de todos os níveis hierárquicos à obter conhecimento. Treinamento não é despesa, mas sim investimento, de retorno estratégico e sustentável.

Desenvolvimento é um processo educacional de longo prazo, que visa funcionários gerenciais para o aprendizado de conhecimentos conceituais e teóricos para propósitos não pontuais e genéricos. O desenvolvimento visa explorar o potencial de aprendizagem continuada do colaborador dentro da organização. Visa sobretudo a modificação de comportamento e atitudes, buscando métodos e procedimentos de maximização de desempenho, além de elevação dos níveis motivacionais. Um plano de desenvolvimento contribui para a melhoria dos resultados da organização à longo prazo, além de criar um ambiente positivo de trabalho. Nesse sentido a demanda por desenvolvimento do tipo coach e mentory é cada vez maior nas organizações.

A iniciativa das empresas não inibe a iniciativa individual das pessoas na busca do autodesenvolvimento, pois as pessoas estão preocupadas com o futuro e este reside em parte na educação.

A educação é estimulada por vários órgãos de fomento à educação com o objetivo de democratizá-la. Nesse sentido, a aproximação das empresas com as instituições de ensino tende a gerar resultados surpreendentes, principalmente na busca de profissionais talentosos. A inovação é a fonte da sobrevivência no mundo moderno e o caminho para encontrar tais profissionais.

2. ETAPA 2

2.1 IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA

Empresa:Aline Cristina Rosa – EPP

Enquadramento: Empresa de Pequeno Porte

Ramo de Negócio: Confecção de roupas, prestação de serviços, comércio varejista.

Produtos/Serviços: Prestação de serviço na confecção de roupas esportivas.

Endereço: Avenida São Paulo, 77 C – Jardim Balista – Matão-SP

Proprietário/Gestor: Aline Cristina Rosa

2.2 ENTREVISTA COM GESTOR DA EMPRESA

Entrevista com o Gestor da Empresa

Data: 23/08/2013 Local: Sede da Empresa

Gestor(a): Aline Cristina Rosa, Advogada, formada em direito em 2009 pelo Instituto Municipal Matonense de Ensino Superior – IMMES. Trabalhou à vários anos na Fischer S/A Com. Ind. e Agricultura como Assistente Administrativo.

Histórico da Empresa

A empresa acima iniciou suas atividades no final de 2005, oriunda de uma empresa anterior que fechou as portas devido a falta de capital de giro. O pai da gestora era encarregado dessa empresa que quando fechou as portas, como pagamento dos direitos trabalhistas deixou com o mesmo algumas máquinas. Devido aos conhecimentos técnicos do negócio aliado ao incentivo de alguns antigos clientes e também ao incentivo dos funcionários que eram seus subordinados na antiga empresa, anova empresa foi constituída, contando com apenas 12 funcionários e algumas máquinas já “cansadas”, ou seja, bem depreciadas.

A empresa começou a engatinhar com dificuldades, em um pequeno galpão,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com