TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Treinamento E Desenvolvimento

Monografias: Treinamento E Desenvolvimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  4.279 Palavras (18 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 18

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem o intuito de descrever o conceito de recrutamento e seleção, mercado de trabalho e mercado e recursos humanos. Mostra a importância do setor de recrutamento para as organizações, com seus conceitos básicos e suas modalidades. Algumas dinâmicas de grupo são apresentadas, e também a importância da descrição de um cargo, com suas competências universais ligadas competências, habilidades e atitudes. Recrutamento e Seleção são fatores de extrema importância para as empresas, podendo influenciar nos resultados dentro das organizações tanto positiva, quanto negativa, dependendo dos talentos que estão sendo recrutados e selecionados, também de dependendo do tempo e do valor gasto em cada seleção.

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

Recrutamento é um conjunto de procedimentos utilizados para convocar e empregar um determinado número de pessoas. Empregar para a execução de tarefas específicas em organizações sociais ou empresariais, com qualificações capazes de exercer o cargo com potencial e habilidades. É a divulgação de uma vaga, efetuando assim uma triagem dos candidatos com base nos pré-requisitos do cargo. Esse conjunto de técnicas e procedimentos visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização, como uma atividade atrativa que faz o candidato se interessar na vaga. O selecionador pode utilizar anúncios em jornais, cartazes e na internet, além de contratação de consultorias e agências de recrutamento.

A seleção é efetuada após a triagem, sendo a oportunidade de conhecer com mais detalhes o candidato, escolhendo aquele que possui o perfil mais adequado para a vaga, aplicando uma entrevista com o candidato. Trata-se de um conjunto de práticas e métodos para atrair candidatos qualificados a ocupar posições dentro das corporações. É fundamentalmente um sistema de informação, por onde a empresa anuncia ao mercado de recursos humanos a vaga que pretende preencher.

O recrutamento é o responsável pela procura do candidato, enquanto que, a seleção é a escolha daquele que, no qual ocupará o cargo. A seleção consiste na escolha, dentre os candidatos recrutados ou de uma lista de candidatos, a pessoa que melhor alcança os critérios de seleção para a vaga de trabalho ofertada pela empresa, é selecionada. O Recrutamento pode ser Externo ou Interno:

Interno: a vaga aberta é preenchida por meio de promoção ou transferência de seus empregados.

Externo: a vaga é preenchida com candidatos do mercado de trabalho.

MERCADO DE TRABALHO

Mercado de trabalho são as vagas disponíveis, e a procura dessas vagas pelos trabalhadores, ofertas de emprego oferecidas pelas organizações, composto por diversas oportunidades.

Quando o mercado de trabalho está em situação de procura, isso significa que existem muitos candidatos e pouco emprego, com isso existem baixos investimentos em recrutamento, devido a grande oferta de candidatos. Os critérios de seleção ficam mais rígidos, pois aproveitam a abundância dos trabalhadores, com poucos investimentos em treinamentos, aproveitando os já treinados. Utilizam-se salários mais baixos, já que existe uma grande competição entre os concorrentes nas vagas. Ênfase no recrutamento externo como meio de melhorar o potencial humano, substituindo funcionários por candidatos de melhor qualificação.

Quando o mercado está em situação de oferta, quer dizer que existe muito emprego e poucos candidatos, utiliza-se investimentos de recrutamento para atrair novos candidatos, possuindo critérios de seleção mais flexíveis e menos rígidos. Ofertam salários que estimulam os interessados nas vagas, fazendo com que eles tenham interesses na participação da seleção, e também investem em treinamentos, para compensar a inadequação dos que concorrem à seleção. Contudo são investidos benefícios sociais para atrair os candidatos e reter os empregados. Ênfase no recrutamento interno, como meio de ficar com os funcionários atuais e dinamizar os planos de carreiras.

MERCADO DE RECURSOS HUMANOS

O Mercado de recursos humanos refere-se ao conjunto de pessoas, nos quais se candidatam em determinados cargos, com habilidades nos conhecimentos necessários para a vaga. Devido ao fator humano, ser nos dias de hoje, uma crescente participação nas atividades comerciais e de serviços, está aumentando a importância da gestão de recursos humanos nas organizações.

O grande diferencial competitivo entre as organizações está em atrair e manter talentos. Desse modo, o perfil do gestor em recursos humanos, vem atendendo a uma demanda crescente no mercado de trabalho. As empresas estão reconhecendo cada vez mais a importância de ter um profissional, que conheça políticas de gestão de pessoas de maneira a garantir as metas organizacionais.

A IMPORTÂNCIA DA CONTRATAÇÃO DE PROFISSIONAL DO SETOR RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

A contratação de um profissional para a implantação do setor de recrutamento e seleção é importante, pois será este setor que facilitará o processo dentro da empresa, no qual, ele, será responsável por receber dos supervisores, gestores e até mesmo diretores da organização as vagas disponíveis. Sobretudo, será o setor responsável por realizar a captação de candidatos, para as vagas solicitadas, através de anúncios em jornais, sites especializados e até mesmo pela divulgação dentro da própria organização. O setor é responsável por recrutar aqueles candidatos mais adequados para a empresa, visando escolher o que se encaixe na visão, missão e valores da organização. O processo de seleção é essencial para o sucesso de uma empresa, pois é através dele que as organizações podem identificar talentos com potencial para fazer a diferença neste mercado tão competitivo.

Hoje em dia, as organizações estão se adequando cada dia mais, para conseguir dessa forma suprir as exigências que o mercado está solicitando. As empresas que não se organizam com as mudanças serão deixadas para traz. Portanto, buscam produtos de melhor qualidade e com alto valor agregado com inovação, qualidade no atendimento ao cliente, cumprimento dos prazos, melhores preços. Em virtude do que as organizações buscam, o capital humano tem um papel fundamental dentro das empresas. Contudo, as empresas estão cada vez mais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.2 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com