TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Treinamento E Desenvolvimento

Monografias: Treinamento E Desenvolvimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2014  •  2.130 Palavras (9 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 9

1.5 Justificativa do Estudo

O mundo dos negócios está cada vez mais exigente e competitivo. São necessárias pessoas ágeis, rápidas, qualificadas, capacitadas e treinadas para enfrentarem os obstáculos e atingirem os objetivos e metas estabelecidos pela empresa. Por isso, é necessário o investimento em capacitação e desenvolvimento de pessoas.

1.6 Escopo

O escopo deste trabalho compreendem:

• Desenvolvimento e Capacitação de Pessoas

• Treinamentos

1.7 Referencial Teórico

Analisando a evolução do ambiente empresarial, cada vez mais o sucesso das organizações depende do fator humano. Antigamente os funcionários eram vistos como ferramentas de produção (Como pode ser observado no filme “Tempos Modernos”). Hoje são importantes fontes para a obtenção de vantagens competitivas. Para competir no ambiente globalizado, as organizações têm de valorizar as habilidades, conhecimentos, capacidade e as experiências de seus funcionários. Com isso é essencial para a sobrevivência de uma empresa atrair, desenvolver, capacitar e reter trabalhadores competentes, motivados que consigam alcançar os objetivos estabelecidos.

Um dos mais difíceis recursos para gerir dentro de uma empresa são os recursos de natureza humana.

As pessoas são um dos elementos mais essenciais para a existência das organizações. Toda organização é um grupo estruturado de pessoas que juntas alcançam objetivos em comum.

Uma das funções mais críticas de um administrador é saber gerir pessoas que compõem uma empresa. Para isso, é necessário planejar, recrutar, treinar, promover e remunerar os funcionários.

Os Recursos Humanos de uma organização são todo o conjunto de talentos, habilidades, conhecimentos e o potencial de desenvolvimento que cada um dos funcionários possui. A qualidade dos funcionários é o que determinará o sucesso ou não de uma empresa. A administração de Recursos Humanos (ARH) refere-se a análise e aplicação de sistema formais para garantir a eficiência e eficácia do talento humano, ou seja, a ARH refere-se às práticas e politicas necessárias para organizar os aspectos relacionados com as pessoas que trabalham em determinada organização, incluindo atividades de recrutamento, colocação, treinamento , desenvolvimento, avaliação e remuneração.

Os três principais objetivos da ARH são:

• Identificar e atrair recursos humanos qualificados.

• Adaptar os trabalhadores à organização e desenvolver todo o seu potencial.

• Manter os trabalhadores motivados e satisfeitos com a organização.

O processo de ARH consiste em um conjunto de nove atividades básicas que têm como objetivo atrair pessoas competentes, desenvolver seu potencial e a manter comprometidas com a organização.

A contratação do candidato selecionado não significa que elas estejam preparadas imediatamente em condições para executar sua função com eficácia. Cabe a organização proporcionar condições para que as habilidades sejam desenvolvidas de forma a permitir as organizações a alcançarem os seus objetivos.

Atualmente as organizações vêm enfrentando inúmeros e crescentes desafios, sendo elas a necessidade de satisfazer totalmente seus clientes, manter os mercados conquistados, apresentar diferencial que as diferencia dos concorrentes. Para isso é necessário que sejam flexíveis em suas ações, rápidas e altamente competentes no que fazem. Isso é feito através de trabalhos mais eficazes para atingir metas e desafios.

Para manter o diferencial competitivo a organização precisará descobrir como obter a adesão das pessoas e fazer com que se disponham a aprender e a mudar conforme as exigências do contexto.Nenhuma equipe de trabalho nasce pronto, é necessário que aprendam e se desenvolvam continuamente.

O desenvolvimento de equipes diz respeito aos gestores que têm o importante papel de estimular o desenvolvimento das pessoas com quem trabalha, em particular suas equipes.

A formação e o desenvolvimento de pessoas no trabalho acontecem por meio de estratégias e emprego de ferramentas que ajudam a contribuir e melhorar os resultados que as organizações esperam ter. As estratégias e ferramentas poderão ser empregadas no cotidiano do trabalho, pelo gestor ou líder. Poderão ser utilizadas programas de mentoring ou de desenvolvimento de equipes, em sessões fora da rotina do trabalho. A formação e desenvolvimento de equipes ocorrerão de forma que possa ser feita com o desenvolvimento de suas atividades no trabalho. Para isso ocorrer, podemos usar os recursos como o empowerment e o coaching.

Conforme Amaru (1989:43) , o desenvolvimento de equipes compreende técnicas, ações e até mesmo processos não deliberados, mais conhecidos como os que agem sem sentido de fazer com que um grupo adquira os atributos que ele próprio, ou um agente externo, julga importantes para manter ou elevar seu padrão de desempenho. Segundo o autor, o primeiro passo é a definição do perfil de competências a ser adquirido pela equipe, para depois escolher as estratégias e as ferramentas que poderão ser utilizadas. Para Moscovici (1985:51)sugere o uso de uma consultoria externa como recurso de apoio pelo menos para as fases iniciais e para saber quais ferramentas e métodos que serão usados para o desenvolvimento das pessoas.

As principais estratégias e ferramentas que poderão dar suporte ao desenvolvimento de equipes feito no cotidiano das organizações, por gestores ou líderes em suas rotinas de trabalho, estão: o empowerment ou delegação e atribuição planejada de atividades e desafios, o coaching e o portfólio de desempenho, entendidas as duas primeiras como estratégias e a terceira como ferramenta de feedback e acompanhamento sistematizado.

Empowerment significa dar para as pessoas a autoridade para fazer mudanças no trabalho que realizam e na forma de estruturar o desempenho que devem ter. Pode significar também, obter comprometimento dos funcionários quanto as tomadas de decisões estratégicas tendo como objetivo principal melhorar o desempenho da organização.

Em uma empresa onde o empowerment é uma prática muito utilizada, o poder das equipes de trabalho guarda relação com o valor das contribuições dos seus membros para a solução dos problemas e para o desempenho da organização. O empowement aumenta o comprometimento dos funcionários com as tomadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com