TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Treinamento E Desenvolvimento

Trabalho Universitário: Treinamento E Desenvolvimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2013  •  1.484 Palavras (6 Páginas)  •  376 Visualizações

Página 1 de 6

...............................................................................................................................

ENSINO PRESENCIAL COM SUPORTE EAD

ADMINISTRAÇÃO – MANUTENÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE TALENTOS

ANA PAULA DA SILVA – RA:302372011

VERONICA ALVES RA - 912709

TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO

...............................................................................................................................

Guarulhos

2013

ANA PAULA DA SILVA – RA:302372011

VERONICA ALVES RA - 912709

TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO

Trabalho apresentado ao Curso (Administração) da Faculdade ENIAC para a disciplina Treinamento e Desenvolvimento.

Prof° Silvia

GUARULHOS

2013

Atividade Proposta

1ª Empresa –

PROMON

A vitória da inovação: O lema da Promon é reinventar-se, seja nos negócios, na gestão de pessoas ou na distribuição de lucros.

“A inteligência é essencial para quem quer trabalhar na Promon”. Quem afirma é ninguém menos que Luiz Ernesto Gemignani, o presidente da empresa, que tem sede em São Paulo e atua nos segmentos de engenharia e tecnologia. Faz sentido, só mesmo um time muito inteligente para reinventar tanto quanto a Promon se reinventa. E fazer com que um modelo acionário que para muita gente não passa de utopia funcione de verdade e desde a década de 70 garanta a sobrevivência e a rentabilidade da empresa. Na Promon é assim: no primeiro dia de trabalho, o funcionário já tem direito a comprar ações da companhia. Quando vai embora, tem de vendê-las à própria empresa.

Desta forma, os donos da Promon são as pessoas que efetivamente trabalham lá. E cabe a elas decidir os rumos do negócio. Os funcionários acionistas estão diretamente envolvidos na avaliação dos resultados financeiros, na elaboração do planejamento estratégico e na escolha dos dirigentes da empresa, incluindo o presidente. O lucro geralmente é dividido em três partes: uma é distribuída entre todos os funcionários, como PLR; outra é repartida entre os que são acionistas; e a última é investida na empresa. Dependendo do momento que ela vive, essa conta pode variar. Se não há necessidade de tantos investimentos na organização, o lucro que vai pra os funcionários pode aumentar (e vice-versa). O salário costuma ficar na faixa do mercado. Mas, se alguém não está satisfeito, pode fazer uma contraproposta. A gestão participativa abre espaço para situações que em outras organizações ainda são tabu, como negociar abertamente a remuneração com os chefes. Para facilitar a discussão, no portal de recursos humanos são divulgados os valores de cada faixa salarial e pesquisas de remuneração feitas por consultores externos. “Quando você conta para profissionais de outras empresas como a comunicação flui aqui, muitos se espantam”, diz um funcionário. “Dia desses, o pai de um estagiário não acreditou quando ele disse que ia participar de um almoço com o diretor da área em que trabalha”, conta outro. Segundo eles, a transparência é uma forte característica da Promon. Ética e respeito também.

O pacote de benefícios não é dos mais agressivos, mas, se o funcionário precisa, conta com a organização. Um exemplo: se adoece e precisa se afastar do trabalho continua recebendo o salário integral durante toda licença médica (e não apenas nos 15 dias iniciais). Para que a engrenagem funcione da forma como foi planejada, é imprescindível garantir a qualidade e inovação dos serviços da Promon. E por isto a companhia não se descuida quando o assunto é desenvolvimento profissional. Cerca de 85% dos funcionários têm curso superior. E estão sempre se reciclando por meio de iniciativas subsidiadas pela empresa. Atuar na Promon já é um grande treinamento. “Os projetos mudam, os clientes mudam, as equipes mudam. Aqui não há um dia igual ao outro”, afirma um colaborador. “Continuo com perspectiva de crescimento e ainda tenho vontade de acordar e vir trabalhar, mesmo estando a 23 anos na empresa”.

Maior vantagem: Como 75% dos funcionários têm ações da empresa, eles realmente sentem-se donos do negócio e trabalham por um objetivo comum.

Maior desvantagem: Descrições de cargos confundem os funcionários na hora de avaliar as pesquisas salariais e propor reajustes na remuneração.

Fonte: Revista Exame / Você S/A – Editora Abril

www.veja.com.br

2ª Empresa Whirlpool Latin America

Whirlpool Latin America

A Whirlpool é uma multinacional que fabrica as linhas Brastemp, Consul e Kitchen Aid, que tem a sede e outras unidades em São Paulo, fabricas no Rio de Janeiro, Joinville e Manaus . Tem uma média de 15000 funcionários, onde 400 deles são executivos, e a faixa de idade dos funcionários é de 31 anos. A empresa em questão, tem um forte investimento no desenvolvimento de liderança. Existe um programa chamado “Escola de lideres” que incentiva todos os gestores a participarem do treinamento que tem a duração aproximadamente de 1 ano, dividida em 8 modulos e 4 pilares (gestão de pessoas, inovação, consumidor e excelência), cada um apadrinhado por um vice presidente.

Há um outro programa contando com a participação de alguns dos gestores que se destacam,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com