TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Treinamento E Desenvolvimento

Trabalho Escolar: Treinamento E Desenvolvimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/8/2014  •  11.492 Palavras (46 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 46

Universidade Anhanguera

Centro de Educação a Distância

Atividade Prática Supervisionada

Disciplina: Técnicas de Recrutamento e Seleção

Professor Ead: Rosemeire Farias

Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Tutor presencial: Sidney Santana

Bruno Henrique Luna – RA 7981714790

Cezar Batista Tenório – RA 7926655044

Elizabeth Maria de Lima – RA 408897

Gertrudes Monteiro C Silva – RA 411762

Helena Almeida – RA 7930694504

Jorge Luiz Paiva Pontes Filho – RA 7926651105

Roberto Laurentino da Silva – RA 7926652566

Recife, 30 de maio de 2014

INTRODUÇÃO

TÉCNICA DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

Proposta de Contratação para Vaga de Analista de Recursos Humanos conforme a necessidade da empresa “Brasil Confecções” segue abaixo a nossa proposta juntamente com uma breve explicação da função em questão:

Atualmente a melhoria contínua dos processos empresariais exerce forte pressão sobre as organizações, a alta competição entre as empresas faz com que se torne cada vez mais significante a presença de bons colaboradores, pois qualquer objetivo organizacional só poderá ser atingido com e por intermédio das pessoas. A busca por profissionais qualificados é um desafio constante em meio às organizações, dependendo dos cargos oferecidos, não se encontram pessoas aptas para preenchê-los. Pode-se enfatizar que estabelecer previamente o perfil dos colaboradores da empresa é estrategicamente vital para a estabilidade e o sucesso de uma organização, em especial para a pequena e média empresa. A melhor condução do processo de recrutamento e seleção irá refletir de forma significativa dentro da organização. Os processos de Recrutamento e Seleção estão relacionados com osuprimento de pessoas para as organizações. São os processos responsáveis pelos insumos humanos e envolvem todas as atividades relacionadas com pesquisas de mercado e integração às tarefas organizacionais. A necessidade dos processos de Recrutamento e Seleção surge em função da rotatividade de pessoal ou de um aumento no quadro funcional. Se o recrutamento é uma atividade de divulgação, de chamada, portanto, uma atividade positiva e convidativa, a seleção é uma atividade de escolha, de opção e decisão, de filtragem da entrada, de classificação, portanto, restritiva. Recrutamento é um conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização. É basicamente um sistema de informação, através do qual a organização divulga e oferece ao mercado oportunidades de emprego que pretende preencher. Para ser eficaz, o recrutamento deve atrair um contingente de candidatos suficiente para abastecer adequadamente o processo de seleção. Para que ocorra um recrutamento eficaz de candidatos, é necessário um planejamento que determine quais as técnicas de recrutamento mais adequadas para a vaga disponível. Este planejamento se baseia em pesquisas externas (oferta de mão de obra qualificada, faixa salarial adequada com o cargo etc.) e pesquisas internas (perfil ideal para o candidato, disponibilidade de recursos para o recrutamento, etc.). De posse dos resultados desta pesquisa, é possível escolher a técnica mais adequada de recrutamento. Seleção enquanto a tarefa do recrutamento é a de atrair com seletividade, através de várias técnicas de comunicação os candidatos que possuam os requisitos mínimos do cargo a ser preenchido, a seleção deve escolher, entre os candidatos recrutados, aqueles que tenham maiores probabilidades de ajustar-se ao cargo vago e desempenhá-lo bem. Para que a seleção seja eficiente, é necessário escolher o método mais adequado, e podem ser, por exemplo, através de aplicação de entrevista direcionada, testes específicos, watergg, pesquisa de perfil comportamental, PMK etc.

O método é escolhido de acordo com o perfil e o número de candidatos, assim como através das especificações das vagas disponíveis. Independentemente das características observadas, a seleção se inicia como um processo de comparação, onde os requisitos do cargo, fornecidos através da descrição e análise de cargos, são comparados com as características do candidato. O método de comparação permite separar aqueles que não apresentam características necessárias para ocupar o cargo. No entanto, muitas vezes o número de pessoas aptas é superior ao número de vagas oferecidas. Para resolver este impasse é utilizado o processo de decisão. Este consiste em escolher a pessoa mais indicada entre aquelas que se dispõem a preencher a vaga. A escolha, normalmente, é feita por seleção quando se tem vários candidatos para uma vaga ou por classificação quando se tem vários candidatos para várias vagas. As técnicas utilizadas para a seleção podem ser a entrevista, provas de conhecimentos ou capacidade, testes psicrométricos, testes de personalidade ou técnicas de simulação. A finalidade maior do processo seletivo é a de melhorar o potencial humano da empresa, através da escolha sistemática dos melhores talentos, estimulando o aumento da estabilidade e o rendimento das pessoas buscando com estas ações produtividade. O processo seletivo precisa ser eficiente e eficaz, ou seja:

• A eficiência consiste em fazer corretamente as coisas: saber entrevistar, aplicar testes válidos e precisos e dotar a seleção de rapidez e agilidade; e

• A eficácia consiste em alcançar resultados e atingir objetivos: saber trazer os melhores talentos para a empresa e, sobretudo, tornar a empresa cada dia melhor com as novas aquisições de pessoal. Para que haja melhoria contínua do processo de provisão, é necessário que ele não seja estritamente condicionado por normas, diretrizes, esquemas e rotinas de trabalho que possam provocar sua rigidez e inflexibilidade. Como todo sistema, o processo de provisão é vivo, adaptável e deve ser ágil e flexível. Além disso, para que seja participativo, ele deve ser descentralizado, isto é, os gerentes de linha e suas respectivas equipes devem ser envolvidos com o processo de recrutar e selecionar pessoas. A administração participativa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 45 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com