TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Treinamento E Desenvolvimento

Casos: Treinamento E Desenvolvimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/9/2014  •  1.618 Palavras (7 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 7

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

TÍTULO DO TRABALHO

Disciplina: Gestão de Desempenho

Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Tutora a distância: Milene Sakzenian

Adriele Catrine Alves - R.A: 6790370217 – Tecnologia em Recursos Humanos

Janete R. L. Pimentel - R.A: 6782377749 - Tecnologia em Recursos Humanos

Natalia Rafaela P. Souza - R.A: 1299495746 – Tecnologia em Recursos Humanos

Rafaela de Santana S - R.A: 6571274253 - Tecnologia em Recursos Humanos

Simone D.R Fernandes - R.A: 6530284929 - Tecnologia em Recursos Humanos

Campinas/SP

2014

Introdução:

O objetivo desse trabalho acadêmico é elaborar um plano de ação e demonstrar as diferentes formas e recrutamento e seleção e a avaliação de desempenho na atualidade, demonstra também as dificuldades que as empresas têm que enfrentar para conquistar o seu espaço num mercado globalizado e cada vez mais competitivo. A maior preocupação da Moderna Gestão de Pessoas é o capital humano, pois ele é o principal fator para o sucesso e crescimento organizacional.

Gestão de Desempenho com base em Competências

A Gestão de Desempenho ou Gestão por Competências não é somente uma forma de administração, ela engloba também a filosofia de desenvolvimento de talentos dentro da empresa. Através da Gestão de desempenho podemos orientar as pessoas no intuito de aprimorar seus talentos e assim construir uma organização que alcancem suas metas e seus objetivos traçados, ou seja construir uma organização eficaz.

Para Maria Rita Gramigna a empresa eficaz é a empresa que apresenta alguns indicadores de desempenho, como:

• Processos de trabalho e de gestão eficazes e integrados.

• Valor agregado em seus produtos ou serviços percebidos pelos clientes.

• Administração financeira que permita investimentos em inovação.

• Oferta permanente de diferencial a seus clientes.

• Comprometimento e envolvimento dos colaboradores no seu desenvolvimento.

• Reconhecimento de sua excelência no ambiente interno e externo.

Segundo Maria Rita Gramigna Gestão por Competências é um conjunto de ferramentas que reunidas, formam uma metodologia de apoio à Gestão de Pessoas.

A globalização exige que a atenção esteja totalmente voltada para os resultados, e nesse processo, as pessoas são de grande importância, uma vez que a riqueza das empresas depende do conhecimento e das habilidades de suas equipes.

A gestão de desempenho trouxe algumas inovações para as organizações, pois o que antes era de responsabilidade do setor de Recursos Humanos, passou a ser responsabilidade coletiva e institucional.

Desde o século XV o termo competências esteve atrelado à competição e à rivalidade.

Atualmente existem várias definições, mas existem alguns pontos convergentes.

Para Levy Leboyer (1997) é considerado como competências os “repertórios de comportamentos que algumas pessoas ou organizações dominam melhor que outras, o que as torna eficazes e competitivas em determinadas situações”.

Montmollin (1984) diz que competência “é o conjunto de saberes, práticas, comportamentos, procedimentos e tipos de raciocínio que se pode acessar em um novo aprendizado”.

Para Gilbert e Parlier (1991), “é o conjunto de conhecimentos, capacidade de ação e comportamentos estruturados, colocados em disponibilidade de um objetivo ou meta, na busca de resultados”.

Valerie Marback (1998) define competências como um conjunto de elementos que estão em interação dinâmica e fazem o diferencial de uma empresa ou pessoa. São os saberes (conhecimento), o saber-fazer (habilidades), os comportamentos (atitudes) e as faculdades cognitivas (qualidades pessoais).

O que existe de comum entre as diversas definições é o reconhecimento das contribuições das pessoas diferenciando os resultados empresariais.

Estudos feitos por Daniel Goleman na década de 90, acerca da Inteligência Emocional comprovou que os profissionais bem mais sucedidos são aqueles que possuem um QE (Quociente Emocional) mais apurado em relação ao QI (Quociente de Inteligência) que mede apenas as habilidades técnicas do indivíduo, enquanto que o primeiro mede capacidades comportamentais como a sociabilização e a motivação.

A partir disso foram feitos relevantes estudos e modelos foram desenvolvidos no mundo. No Brasil, grandes especialistas anunciaram esta nova filosofia e a implantaram em nossas empresas. A base era definir um conjunto de competências comportamentais que sustentariam a Cultura Organizacional, então, a partir disto orientar os processos de Recursos Humanos como a avaliação de desempenho e o recrutamento e seleção, para a utilização destas competências como critérios e elementos de referência.

Surgiu então a necessidade de gerir, não somente as competências comportamentais, mas também as competências técnicas, pois é fundamental, na Gestão por Competências atribuir o pesos e profundidades para cada uma das competências adequados ao perfil da empresa, sua cultura organizacional e sua atividade.

Afinal a Gestão por Competências deve se adequar a cada empresa respeitando sua missão, visão e valores, ou seja respeitando sua identidade organizacional.

Apresentação da Empresa:

Nome do negócio: Empresa AJNRS Telecom.

Nome escolhido, pois possui as iniciais de todas as fundadoras da empresa, e “Telecom” por ser uma empresa de tecnologia.

Identificação e qualificação dos proprietários:

Adriele Catrine Alves - Graduada em Gestão de Pessoas

Janete

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com