TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Treinamento E Desenvolvimento

Monografias: Treinamento E Desenvolvimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  2.583 Palavras (11 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 11

Introdução

As organizações tem passado por várias mudanças, e com o passar dos anos elas tem procurado adequar-se ás pessoas. Com estas mudanças ocorrentes surgiu nas organizações um novo departamento e uma nova filosofia de administrar uma organização. A área de Recursos Humanos, tendo como filosofia a valorização das pessoas que são o maior bem patrimonial existente na organização.

Contudo a área de Recursos Humanos vem para fazer4 com que as organizações reconheçam o verdadeiro papel das pessoas que contribuem para o sucesso. Não bastando apenas ter capital para investir em produtos, e nem ter marca registrada reconhecida diante do mercado, é preciso antes de tudo valorizar os seus cliente internos e externos, comprometer-se eticamente com o desempenho.

Deste modo a Gestão de Pessoas é a parte essencial em uma organização que busca a excelência, a qualidade. È importante que a organização desenvolva e valorize os talentos existentes como forma de motivá-los para um bom desempenho, assim como ele se sinta útil no processo administrativo, que venha a conscientizá-lo como colaborador e como ser humano da sua importância em determina empresa.

Gestão de Desempenho por competências

Torna-se cada vez mais necessário reconhecer os méritos dos colaboradores que se destacam no dia-a-dia de trabalho, promovendo o autoconhecimento e o auto desenvolvimento dos empregados, refletindo na motivação e pro atividade das pessoas que se tornam fieis a empresa, buscando juntos os resultados organizacionais e aumentando a competitividade no mercado.

Diante disso, surge o conceito de Competência, um tipo de avaliação de desempenho que tende a ampliar o processo de desenvolvimento individual e de equipe, favorecendo o desempenho profissional, localizando falhas, fornecendo ferramentas para corrigi-las e valorizando potenciais já existentes e alavancando carreiras, além de vincular a atuação dos funcionários com os objetivos e metas estratégicas da empresa.

A definição de Competência está baseada no CHA, que são os conhecimentos, as habilidades e as atitudes que uma pessoa possui. O conhecimento tem relação com a formação acadêmica, o conhecimento teórico. A habilidade está ligada ao prático, a vivência e ao domínio do conhecimento. Já a atitude representa as emoções, os valores e sentimentos das pessoas, isto é, o comportamento humano.

A gestão de Desempenho por competências figura como alternativa aos modelos gerenciais tradicionalmente utilizados pelas organizações

Entendemos como fatores de sucesso da organização aqueles fatores que contribuem de maneira significativa para a construção da vantagem competitiva da organização. Compreendemos também que o desenvolvimento alinhado com os objetivos estratégicos pode levar a organização a alcançar uma posição competitiva mais rapidamente e mais robusta. Desta forma é fundamental que o ponto de referência seja o planejamento estratégico da organização e seus objetivos.

Com base em seus objetivos estratégicos são derivadas as competências essenciais que a organização deve desenvolver como direcionar da construção de sua competitividade e conseqüentemente suas demais competências organizacionais.

Quando uma empresa adota o programa de gestão por competências significa que a gestão de RH está com uma visão mais ampliada e sistêmica. Os benefícios que essa empresa vai ter são vários: maior produtividade, ambiente participativo e motivado, comprometimento dos colaboradores, gerências e equipes fortalecidas, foco em resultados, aumento de competitividade e diferencial de mercado. A gestão de competência é a resposta para um mundo globalizado e em mudanças constantes, a capacidade de adaptação dos colaboradores em se enquadrar as novas situações é uma das chaves de sucesso das organizações e dos indivíduos.

Assim, temos a gestão de competência que faz parte de um sistema organizacional que toma como referencia a estratégia da organização e direciona suas ações de recrutamento e seleção, treinamento, gestão de carreira e formalização de alianças estratégicas, com a finalidade de atingir os objetivos.

A metodologia pressupõe como insumo básico do modelo de Gestão de desempenho com base em competências o mapeamento, a definição de responsabilidades e perfil das funções da organização, como também, o mapa de objetivos estratégicos estratégico da organização

Mapeamento da gestão por competência: Essa etapa exige a participação da direção da empresa e é decisiva para o desenvolvimento do projeto. Além disso, inclui discussões sobre negócio, missão, visão, diretrizes e políticas da organização, bem como define o perfil de competência da empresa e das pessoas.

Em nosso mapeamento desenvolvemos o levantamento de dois tipos de competências:

Técnica – são as que compõem o perfil profissional para ocupar cargos.

Suporte – são as que agregam valor às competências técnicas e que fazem a diferença no perfil profissional da pessoa. Exemplo de competências de suporte:

Auto desenvolvimento; Flexibilidade; Capacidade empreendedora; Capacidade negocial; Comunicação, etc.

O conceito de competências adotado neste modelo são repertórios de comportamentos que algumas pessoas e/ ou organizações dominam e disponibilizam. É o que as faz destacar de outras em contextos específicos.

Empresa: O Boticário

Localização: Rua Avenida Getulio Vargas 158, Jaraguá do sul SC

Segmento em que atua: Nossa empresa atua no ramo de cosméticos, nossos principais produtos são fragrâncias, cremes e produtos para maquiagem.

Porte: Microempresa

Número de funcionários: 5

Publico alvo: atende a todas as classes socioeconômicas e respeita o potencial de consumo de cada uma, com sua linha diversificada de produtos.

• Missão

Respeitar a diversidade, oferecendo serviços que estimulem o bem estar das pessoas e elevem sua auto-estima através de serviços e produtos que valorizem sua beleza. Promovendo a sustentabilidade e rentabilidade do negocio através da fidelidade de nossos clientes, comprometimento de nossos colaboradores w parceria com nossos fornecedores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com