TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Treinamento E Desenvolvimento

Exames: Treinamento E Desenvolvimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  327 Palavras (2 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 2

Artigo 01

Treinamento como ferramenta estratégica para o crescimento organizacional

Segundo o artigo citado acima de autoria de André Murilo de Souza Cavalcante, entende-se que a produtividade e o bom desempenho estão diretamente relacionados à satisfação do profissional. Buscam-se dentro dos processos administrativos das empresas, ferramentas que facilitem para o sucesso destas conquistas.

Em todo processo de treinamento deve-se ter o conhecimento de quem será treinado e os recursos (entrada), posteriormente o processo deve ser avaliado e planejado (programa de treinamento) e aplicados conforme sua necessidade (saída). Após todo o processo deverá ser realizada sua avaliação (retroação). (Chiavenato, 2000, p.499)

Segundo Chiavenato “O processo de treinamento assemelha-se a um modelo de sistema aberto, cujos componentes são: entrada, processo, saída, retroação”.

Entrada – Treinamento de recursos organizacionais

Processo – Programa de treinamento, processo de aprendizagem individual

Saída – Conhecimento, atitudes, habilidades, eficácia organizacional

Retroação – Avaliação dos resultados.

Planejamento:

O Planejamento é a escolha de técnicas a serem utilizadas no sentido de otimizar a aprendizagem, ou seja, alcançar o maior volume de aprendizagem com menor dispêndio de esforço, tempo e dinheiro.

Avaliação de treinamento:

Ao se investir em treinamento espera-se que haja aumento de produtividade, mudanças de comportamento, melhoria no clima organizacional, redução de custos, rotação de pessoal, entre outros resultados.

Ciclo de treinamento:

• Levantamento das necessidades especificas do treinamento

• Aplicação dos princípios de aprendizagem

• Escolha de métodos adequados à instrução

• Coleta de material e dados para a instrução

• Elaboração do programa de treinamento

• Treinamento dos instrutores

• Execução do treinamento

• Avaliação e controle de resultados

• Relatório do treinamento

Após a realização de treinamentos, o colaborador aprende mais sobre suas atividades e necessidades da empresa, o que facilitará a utilização dos novos conhecimentos na organização.

O treinamento é um dos recursos do desenvolvimento de pessoal que visa o aperfeiçoamento de desempenhos, aumento da produtividade e das relações interpessoais, enfim, é essencial o investimento das empresas em treinamento de pessoal, para a melhor qualificação profissional de seus colaboradores é necessário investir na qualificação, desenvolvimento, treinamento e capacitação dos mesmos, pois investir nas pessoas significa investir na qualidade dos serviços que a empresa oferece.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com