TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Treinamento E Desenvolvimento

Monografias: Treinamento E Desenvolvimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2014  •  3.555 Palavras (15 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 15

RESUMO

Este trabalho visa analisar o resultado do treinamento e desenvolvimento de pessoas nas empresas pesquisadas na cidade de Taboão da Serra. Na atualidade a aprendizagem no trabalho vem sendo cada vez mais relevante fato que leva ao investimento em treinamento, pois passa a ser fator determinante para a permanência das empresas no mercado. Neste sentido, o treinamento é visto como um instrumento capaz de implementar o conhecimento das pessoas em um ambiente organizacional e como fonte de maior produtividade do trabalho e da agilidade das respostas às mudanças. A pesquisa foi realizada através de pesquisa de campo com aplicação de questionário a 3 empresários e/ou administradores escolhidos aleatoriamente, no mês de setembro de 2014. Os resultados obtidos indicam que as empresas pesquisadas, em sua grande maioria, reconhecem o impacto do treinamento sobre o desempenho do funcionário e os reflexos positivos que trazem para os resultados organizacionais, apesar de não transformarem em prioridade a realização de treinamentos para os colaboradores por mais vezes durante o ano.

PALAVRAS-CHAVE: Treinamento e Recursos Humanos.

INTRODUÇÃO

Atualmente a dinâmica das relações de trabalho e as exigências do próprio mercado têm impulsionado os atores da administração a pensarem mais seriamente sobre treinamento como suporte necessário aos recursos humanos na melhoria contínua de seu desempenho.

Nesses termos, tem-se que o desempenho, em relação ao treinamento, é resultado de aprendizado e da possibilidade de transferência do que foi aprendido pelo funcionário treinado ao seu cargo e função. Portanto, é necessário treinar e mais que treinar, o treinamento requer aprendizado e adequação específica ao cargo exercido, para que seja bem sucedido no quesito desempenho.

No ambiente administrativo as organizações precisam mensurar atividades que lhe proporcionem dados sobre sua evolução, como as pessoas correspondentes ao principal recurso estratégico de qualquer segmento. O treinamento desses recursos é capaz de gerar impactos diretos nas organizações.

Assim, infere-se que as empresas são essencialmente formadas pelas pessoas que as constituem e a administração dos recursos humanos adquire importância significativa em seus resultados, tendo em vista que estes recursos passam a ser prioritários em relação a qualquer outro recurso empresarial. As empresas que se destacam no mercado veem seus colaboradores como geradores de resultados em seu interior, tendo a consciência de que o correto investimento nos recursos humanos, certamente gera resultados positivos para a empresa. O investimento constante em treinamento e desenvolvimento de pessoal passa a ser um ponto crucial para as empresas na atualidade.

Dessa forma, os objetivos da realização de treinamentos nas empresas relacionam-se com as mudanças econômicas, sociais e tecnológicas que ocorrem dinamicamente no mercado onde estão inseridas, fazendo com que o desenvolvimento constante das pessoas passem a ser uma prioridade.

As profundas mudanças socioculturais, políticas, tecnológicas e econômicas que caracterizam o cenário atual das organizações, exigem qualificação da mão-de-obra para dominar tecnologias sofisticadas e atuar em ambiente competitivo. Mais do que nunca, as organizações estão procurando aumentar a competitividade dos produtos e serviços. Com tal objetivo, têm investido maciçamente em programas de treinamento dos empregados, como forma de aumentar as competências individuais dos seus colaboradores.

Nota-se que não adianta apenas motivar o empregado deve-se também qualificá-lo para o seu melhor desenvolvimento dentro da organização. Formam-se assim duas ferramentas para o seu crescimento: a motivação e a qualificação. È de suma importância realizar uma análise da influência do treinamento no comportamento do indivíduo para a realização do seu trabalho na empresa.

DEFINIÇÃO

Têm-se vários estabelecimentos comerciais e comerciantes que se sentiram atraídos para investir na cidade, fortalecendo assim o comércio local. .

Nos últimos anos, as empresas que compõem o mercado local, com o advento dos meios de comunicação, concorrentes de outras regiões, identificaram a necessidade de qualificar sua mão-de-obra para poder concorrer com o mercado exigente, informado e esclarecido.

Perceberam que o mercado está em constante mudança como: econômicas, tecnológicas, sociais, culturais, trazendo incertezas para o comércio. Neste contexto, a saída era buscar recursos, principalmente mão-de-obra qualificada, funcionários treinados e capacitados para juntos conquistar uma fatia frente aos concorrentes.

Percebendo a realidade de tal mercado, um questionamento norteou o percurso desta pesquisa: como acontece a política organizacional de treinamento e capacitação humana nas empresas pesquisadas e quais seus resultados sobre a utilização de talentos e a aplicação do aprendizado nas referidas organizações?

OBJETIVOS

Analisar o resultado do treinamento e desenvolvimento de pessoas nas empresas pesquisadas na cidade de Taboão da Serra.

Avaliar os procedimentos adotados pelas empresas pesquisadas na realização de treinamento com os funcionários;

Identificar os benefícios para as empresas, provenientes do treinamento e desenvolvimento de funcionários;

Avaliar o grau de importância atribuído pelos gestores das empresas pesquisadas aos programas de treinamento.

O mundo dos negócios está cada vez mais exigente. Precisa-se de pessoas ágeis não só no sentido de fazer as coisas rápidas, mas para decidir rápido e fazer com eficiência. Para tanto, é preciso investir em treinamento, capacitando pessoas para serem atuantes num mercado cada vez mais globalizado, competitivo. Pensando nestas características, este trabalho se justifica pessoal pelo interesse de vivenciar práticas e investimentos em processos de treinamento nas empresas. Visto o grande avanço que o mercado local desenvolveu em relação as tendências inovadoras.

Diagnosticada esta realidade, a organização deve investir no aprimoramento do seu quadro de funcionários, através de treinamento. Ele é um dos recursos de Desenvolvimento de Pessoal que visa o aperfeiçoamento de desempenhos, aumento de produtividade e das relações interpessoais. Com ele o potencial humano pode ser

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com