TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Treinamento E Desenvolvimento

Pesquisas Acadêmicas: Treinamento E Desenvolvimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2013  •  710 Palavras (3 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 3

O Impacto do Poder

Poder – “A produção de efeitos desejados”

“A capacidade de empregar a força”

“Controle desejado e bem-sucedido de outras pessoas”

“É o potencial de influência”

Liderança e Poder – A liderança se define como o processo de influenciar as atividades de um indivíduo ou grupo para a consecução de um objetivo numa dada situação. O poder é o recurso que permite um líder influenciar os outros ou conseguir a sua submissão.

Autoridade – É um tipo particular de poder, que tem sua origem na posição ocupada pelo líder. Portanto, a autoridade é o poder legitimado em virtude da função formal de um indivíduo numa organização social.

“O poder do líder é o que resta depois de subtraído todo o poder dos subordinados, isto é, o poder coletivo, legal, da independência econômica e da competência”. Conseqüentemente, o gerente de hoje tem apenas uma quantidade limitada de poder. Se os gerentes só dispõem de uma parte do poder total existente, precisam aprender a usá-lo de maneira realista e sensata. Além disso, se antes costumavam confiar no seu poder de posição, agora deverão procurar outras bases ou fontes de poder.

Bases de Poder – Foram desenvolvidos muitos outros sistemas de classificações das bases do poder, mas o esquema proposto foi identificado como possíveis meios para influenciar com sucesso o comportamento de outros indivíduos, são definidos conforme segue:

Poder de Coerção – Baseia-se no temor. Um líder com alto poder coercitivo induz ao cumprimento de suas ordens, porque a desobediência poderá acarretar punições.

Poder de Legitimidade – Baseia-se na posição ocupada pelo líder. Normalmente, quanto mais elevada for a posição, tanto maior será o poder de legitimidade.

Poder de Competência – Baseia-se na experiência, habilidade e conhecimento que o líder possui e que através de respeito influencia os outros.

Poder de Recompensa – Baseia-se no poder do líder de recompensar os outros, que acreditam que o cumprimento das suas ordens lhes trará incentivos em termos de salário, de promoção ou de reconhecimento.

Poder de Referência – Baseia-se nas características pessoais do líder. Um líder com alto poder de referência geralmente é estimado e admirado pelos outros por causa da sua personalidade.

Poder de Informação – Baseia-se na pose ou acesso, por parte do líder, a informação, consideradas importantes pelos outros.

Poder de Conexão – Baseia-se nas “conexões” do líder com pessoas importantes ou influentes dentro ou fora da organização. Um líder com alto poder de conexão induz outras pessoas a cumprir os seus desejos, porque querem obter favores ou evitar as ameaças da conexão influente.

Existe um tipo ideal de Poder? Estudos indicam que a razão mais forte para o cumprimento das ordens era o poder de legitimidade, seguido pelo de competência, vindo a seguir o poder de recompensa, o de referência e por último o de coerção.

Considera-se que os poderes de competência e de referência constituem características pessoais, dependendo do comportamento específico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com