TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Treinamento e desenvolvimento de Organizações VALOR

Tese: Treinamento e desenvolvimento de Organizações VALOR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2013  •  Tese  •  1.431 Palavras (6 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

Neste trabalho será apresentado de forma bastante ampla a importância do treinamento nas organizações visto como ferramenta estratégica, para o desenvolvimento e crescimento profissional dos colaboradores e expansão dos negócios da empresa.

Mostrar as melhorias que o treinamento pode trazer com a qualificação, padronização, e melhoria para produtos e serviços, visando também à melhoria no ambiente de trabalho e relações interpessoais contribuindo para o bom clima organizacional. Destacar a diferença entre treinamento e desenvolvimento.

Perceber o treinamento na visão de uma empresa de comunicação e uma empresa de pequeno porte. Para mostrar a importância do treinamento nas organizações realizamos também uma entrevista com um gestor visando um parâmetro para com a nossa realidade.

1 A IMPORTÂNCIA DO TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES

Destacam-se como importância do treinamento nas organizações, a sua reflexão nos subsistemas da área de Recursos Humanos impactando suas melhorias para o entrosamento dos funcionários, melhoria na qualidade das tarefas realizadas e reconhecimento do cliente ao receber um produto ou serviço que foi realizado com excelência.

Devendo ressaltar a diferença entre treinamento que tem como finalidade aperfeiçoar as técnicas utilizadas na realização de tarefas do colaborador, e em desenvolvimento que tem o objetivo voltado para novos cargos, capacidades e habilidades que ainda serão desenvolvidas pelo funcionário.

Com o treinamento a empresa pode proporcionar ao funcionário um aprendizado extensivo para contribuir com o aperfeiçoamento das tarefas realizadas, afetando dessa forma no resultado da empresa. O treinamento busca incentivar o funcionário a evoluir seus conhecimentos, para motivar suas ações e ter mais entrosamento com sua equipe e seu local de trabalho.

Devido as grandes mudanças no mercado e competitividade acentuada, o treinamento mostra uma importância ainda maior para o meio empresarial, mostrando que quando as pessoas estão mais preparadas, mais motivadas elas podem realizar suas atividades com maior êxito em seus resultados, contribuindo para seu crescimento pessoal e o da organização. Devido a sua importância o treinamento não deve ser tratado como algo apenas simbólico dentro de uma organização, tratado com suma importância ele proporcionará melhoria nas características dos funcionários, eficácia e eficiência nos processos estratégicos refletindo o investimento aplicado no treinamento em forma de aperfeiçoamento.

1.1 REAL PAULISTA COMERCIAL DE ALIMENTOS LTDA (GRUPO MUNHOZ ATACADO)

Localização: Rua Arnaldo D’Avila Florence, 23 - Campo Limpo, mais duas lojas sendo uma na cidade de Itapecerica da Serra e a outra na cidade de Piracicaba.

Ramo de atividade: Comércio de alimentos com predominância de produtos alimentícios.

Porte/Tamanho: Porte Médio

Número de funcionários: Aproximadamente 400 colaboradores em todo grupo.

Visão: Consultar os melhores produtos alimentícios, de limpeza e higiene pessoal no seguimento de Atacado para proprietários de estabelecimentos comerciais e de varejo para os consumidores em geral no estado de São Paulo.

Missão: Atender plenamente a satisfação das necessidades de nossos clientes.

Valores: A prática efetiva de nossos valores é que consolidam e viabilizam nossa Missão.

 Respeito, Relacionamento, Agilidade, Responsabilidade e Transparência.

Público alvo: Proprietários de estabelecimentos comerciais e no segmento de varejo para os consumidores em geral.

1.1.1 DADOS DO GESTOR

Nome: Aldeniro Junior

Função: Gerente de Adm. Pessoal/ R.H.

Formação: Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Ano de formação: 2010

Instituição: UNIBAN- Universidade Bandeirantes

Tempo de trabalho na empresa: 4 anos

Resumo das principais atividades: Fechamento e conferência de folha de pagamento, contratação e demissão de funcionários. Controle de ponto eletrônico e cartão de ponto, folha de pagamento, atendimento aos fornecedores, fluxo de caixa, férias, rescisão, controle de benefícios e etc.

2 A IMPORTÂNCIA DO TREINAMENTO NAS ORGANIZAÇÕES

O treinamento se apresenta nas organizações como uma ferramenta essencial para o desenvolvimento dos colaboradores, acreditando no capital intelectual que existe em cada um e utilizando o conhecimento tácito ao aproveitar aquilo que o colaborador já sabe, e usufruindo do conhecimento explicito ao aprimorar as técnicas que o colaborador já utiliza na sua rotina.

O treinamento se mostra uma ferramenta essencial no crescimento das organizações, pois, nos dias atuais profissionais capacitados fazem a diferença no mercado. E os treinamentos contribuem para que os colaboradores realizem seus objetivos pessoais e profissionais. Gestores e Administradores são totalmente responsáveis por treinamentos de sucesso desenvolvidos nas organizações. Os treinamentos geram maior qualidade, produtividade, criatividade e inovação oferecendo assim o melhor resultado que será apresentado ao cliente.

As consequências da falta de treinamento nas organizações têm causado grandes prejuízos às mesmas, administradores e gestores devem qualificar-se, ao serem treinados os colaboradores podem fazer melhor uso das suas ferramentas de trabalho extraindo delas suas o seu total aproveitamento.

Devido às mudanças que ocorrem diariamente no mercado empresarial, nota-se a importância de se ter um profissional sempre motivado, mas de que adianta um funcionário motivado sem ter os conhecimentos necessários para alavancar o sucesso da empresa? A isso se deve a importância do treinamento nas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com