TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trying to free

Por:   •  29/11/2015  •  Monografia  •  495 Palavras (2 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 2

1.2...FORTRAN

A Linguagem de programação FORTRAN (FORmulaTRANslating System) surgiu entre 1954 e 1957, produzido para o IBM 704 criada por John W. Backus e sua equipe na tentativa de padronizar a programação dos computadores, deu origem a todas as linguagens de programação, é uma linguagem imperativa e é voltada para a área científica e matemática.

1.3...Versões e suas características:

O Fortran 0 foi modificado durante o período de adaptação se tornando o Fortran I cujas características incluem formatação de entrada e saída, nomes de variáveis com até seis caracteres, sub-rotinas definidas pelos usuários, a sentença de repetição if e a sentença de repetição do. Também não havia sentenças para tipagem de dados na linguagem Fortran I.

O Fortran II foi distribuído em 1958 corrigindo diversos problemas do sistema de compilação do Fortran I e adicionando diversos recursos, cujo mais importante foi a compilação independente de sub-rotinas, devido sua ausência no Fortran I somado à pobre confiabilidade do 704 houve uma restrição prática no tamanho máximo dos programas de cerca de 300 a 400 linhas (Wexelblat,1981, p.68). Uma Linguagem que derivou do Fortran II foi o BASIC.

O Fortran III foi produzido, mas nunca disponibilizado.

O Fortran IV evoluiu entre 1960 e 1962 e foi padronizado como Fortran 66 (ANSI,1966), as adições mais importantes foram as declarações de tipo explícitas para variáveis, construção if lógica e a capacidade de passar subprogramas como parâmetros para outros programas, além de ser adaptada para escrita de programas numericamente mais intensivos.

O Fortran 77 veio em sucessão ao IV e se tornou o novo padrão em 1978 (ANSI 1987a). Além de manter os recursos do anterior adicionou manipulação de caracteres de cadeias, sentenças de controle de laços lógicos e um if com uma cláusula especial else. Uma característica interessante do Fortran 77 são as regras de alinhamento das linhas do programa, uma herança da época dos cartões perfurados.

Houve uma versão 8x que não adicionava nada de significativo.

O Fortran 90 (ANSI, 1992) era drasticamente diferente do Fortran 77, as mais significativas adições eram os vetores dinâmicos, os registros, os ponteiros, uma sentença de seleção múltipla e os módulos. Além disso, possuía mecanismos para manipulação de arranjos, que não são oferecidos por nenhuma outra linguagem.

O Fortran 95 (INCITS/ISO/IEC, 1997) continuou a evolução da linguagem com pequenas alterações, uma nova construção de iteração, Forall, foi adicionada para facilitar a tarefa de paralelizar os programas Fortran e houve alterações para aproximar o padrão à linguagem High Performance Fortran.

Houve uma versão Fortran 2003 na qual foi adicionado suporte à programação orientada a objetos, tipos de derivados parametrizados, ponteiros para procedimentos e interoperabilidade com a linguagem C.

O Fortran 2008 é o padrão mais recente sofreu pequenos melhoramentos, assim como algumas novas funcionalidades incluindo Submodulos, um modulo de execução paralela, um atributo que especifica restrições de definição da estrutura lógica entre outros.

1.4...Linguagem geradas pela linguagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (44.9 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com