TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Três testemunhas a favor de: Smith, Taylor e Ford

Seminário: Três testemunhas a favor de: Smith, Taylor e Ford. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  Seminário  •  822 Palavras (4 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 4

Três Testemunhas a Favor: Smith, Taylor e Ford

Smith coloca que a principal causa do progresso da capacidade produtiva foi a divisão do trabalho. Três fatores determinaram esse progresso, o aumento da destreza do operário, economia de tempo e a invenção de máquinas.

Smith dizia que o trabalho de aperfeiçoar as máquinas não era daqueles que as usavam diariamente, mas sim de um engenheiro que tinham engenhosidade e espírito especulativo, isso demonstra que a capacidade dos homens em realizar diferentes tarefas, o que ele chama de talentos naturais, é pequena, mas que infelizmente, com a divisão do trabalho, torna o homem inato de fazer outras tarefas a não ser aquela que lhe é atribuída. Isso, para Smith, consiste numa grave ameaça social.

Já Frederick W Taylor, o grande responsável por estudar minunciosamente as esferas da indústrias e teve a responsabilidade de transferir o trabalho que antes era medido em aproximação para um trabalho preciso.

Taylor foi o primeiro pensador que colocou nas fábricas a qualidade de coração da sociedade moderna, onde o destino da burguesia estava traçado e que empresários e operários conseguissem conviver num sistema científico e separado em partes que satisfizessem todos.

Sua posição sobre o problema do trabalho era que todo trabalho físico ou intelectual, quando feito em partes e aumentando a produtividade, podem ser automatizados, deixando de ser um problema. Então, o organizador das fábricas tinha o dever de subtrair ao máximo a fadiga dos trabalhadores por meio de técnicas e quando possível usar máquinas para fazer esse trabalho.

Ele era convencido de que uma organização cientificamente projetada podia resolver exigências de empregadores como de empregados, tornando os homens mais eficientes portanto mais felizes.

Em 1899, foi enunciado seus princípios para uma boa gestão, que deveriam ser seguidos por todos independentemente de sua função: 1) Resultado e objetivo esperados devem ser claramente definidos 2) Todos devem ser capazes de atingir esse resultado 3) Ao completar esse objetivo todos devem ter plena satisfação e remuneração adequada 4) Se os objetivos não forem completos, todos deverão assumir suas responsabilidades e punições.

Já em 1903, ele publica seu principal texto, Shop Management, com três objetivos destacados: 1) Altos salários e baixo custo de mão de obra são a base para melhores organizações; 2) Enunciar os princípios gerais que tornam possível manter essas condições; 3) Definir os estágios para tornar as operações melhores.

Para aqueles empresários que quiserem aplicar o Scientific Management devem antes de tudo padronizar os utensílios e métodos, tornar cada tarefa o mais fácil possível, medindo com precisão tempos requeridos para faze-las. Deve-se saber que existem trabalhadores médios e de primeira ordem, por isso eles devem ser encarregados da tarefa correta. Fazendo isso, Taylor afirma que esse tipo de organização valoriza o trabalhador, requer do chefe “imaginação construtiva” permitindo a libertação da fadiga e repetitividade.

Outro pensador e dessa vez um feitor que tinha seus pensamentos a favor da industrialização foi Henry Ford, que pensou em aplicar seriamente a teoria na prática. E em uma indústria que mais marcou o século XIX, é tão importante nos dias de hoje

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com