TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tuberculose

Resenha: Tuberculose. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/2/2014  •  Resenha  •  277 Palavras (2 Páginas)  •  493 Visualizações

Página 1 de 2

A tuberculose é uma doença infecciosa produzida pelo bacilo de Koch e que se caracteriza pelo aparecimento de um pequeno nódulo chamado tubérculo. Esta doença pode apresentar-se de variadas formas dependendo do órgão afectado.

Embora o mais habitual seja a tuberculose afectar os pulmões, também pode atacar o sistema circulatório, o sistema nervoso central, os ossos e a pele, por exemplo. Dos sintomas mais frequentes, destacam-se a tosse com expectoração (escarro) e/ou com sangue, os enjoos e a perda de peso.

A tuberculose propaga-se através do ar. Quando um doente tosse ou espirra, pode contagiar aqueles que o rodeiam. A forma mais eficaz de prevenção é a vacinação, o rastreio e o tratamento dos doentes para evitar uma epidemia por contágio.

Entre os vários tipos de tuberculose, pode-se mencionar a tuberculose meníngea (que ataca as meninges), a tuberculose cardiovascular (centrada no coração, no pericárdio ou nos vasos sanguíneos), a tuberculose oftálmica (infecção do olho), a tuberculose osteoarticular (a infecção pulmonar passa para o osso ou para as articulações através da corrente sanguínea), a tuberculose geniturinária (que pode ser causa de esterilidade), a tuberculose do SNC (no cérebro ou na médula espinal) e a tuberculose miliar (afecta vários órgãos pela disseminação sanguínea do bacilo).

Para o tratamento da tuberculose, é hábito administrar-se fármacos. Em certos casos, pode-se aplicar um tratamento cirúrgico, que consiste em promover o colapso do pulmão para que o órgão possa permanecer em repouso.

Em homenagem à data do descobrimento do bacilo da tuberculose por parte do Dr. Robert Koch, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou 24 de Março como sendo o Dia Mundial da Tuberculose.

Leia mais: Conceito de tuberculose - O que é, Definição e Significado http://conceito.de/tuberculose#ixzz2t82QI5mM

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com