TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tuberculose

Projeto de pesquisa: Tuberculose. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.330 Palavras (14 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 14

INTRODUÇÃO

Apesar dos indicadores animadores em relação à tendência de queda da mortalidade por tuberculose no Brasil, a TB continua sendo mundialmente um importante problema de saúde, exigindo o desenvolvimento de estratégias para o seu controle, considerando aspectos humanitários,

econômicos e de saúde publica.

O Ministério da Saúde, define a tuberculose como prioridade entre as políticas governamentais de saúde, estabelecendo diretrizes para as ações e fixando metas para o alcance de seus objetivos.

Como compromisso político com fortalecimento de recursos humanos e garantia de recursos financeiros, elaboração de planos de ação (com definição de atividades, metas, prazos e responsabilidades) e mobilização social.

Diagnostico de casos por meio de exames bacteriológicos de qualidade.

Tratamento padronizado com a supervisão da tomada da medicação e apoio ao paciente.

Fornecimento e gestão eficaz de medicamentos.

Sistema de monitoramento e avaliação ágil que possibilite o monitoramento dos casos, desde a notificação ate o encerramento do caso, entre outros.

Assim formando protocolos para o controle e tratamento da doença.

HISTÓRIA

A tuberculose, chamada antigamente de “peste cinzenta”,e conhecida também em português como tísica pulmonar ou “doença do peito” é uma das doenças infecciosas documentadas desde mais longa data e que continua a afligir a Humanidade nos dias atuais. É causada pelo Mycobacterium tuberculosis, também conhecido como bacilo de koch. Estima-se que a bactéria causadora tenha evoluído há 50.000 anos a partir de outras bactérias do gênero Mycrobacterium.

A tuberculose é considerada uma doença socialmente determinada, pois sua ocorrência está diretamente associada à forma como se organizam os processos de produção e de reprodução social, assim como à implementação de políticas de controle da doença. Os processos de produção e reprodução estão diretamente relacionados ao modo de viver e o Trabalho do indivíduo.

A tuberculose pulmonar é a forma mais frequente e generalizada da doença. Porém, o bacilo da tuberculose pode afetar também outras áreas do nosso organismo, como, por exemplo, laringe, os ossos e as articulações, a pele (lúpus vulgar), os gânglios linfáticos, (escrófulo), os intestinos, os rins, e o sistema nervoso. A tuberculose militar consiste num alastramento da infeção a diA tuberculose, chamada antigamente de “peste cinzenta”,e conhecida também em português como tísica pulmonar ou “doença do peito” é uma das doenças infecciosas documentadas desde mais longa data e que continua a afligir a Humanidade nos dias atuais. É causada pelo Mycobacterium tuberculosis, também conhecido como bacilo de koch. Estima-se que a bactéria causadora tenha evoluído há 50.000 anos a partir de outras bactérias do gênero Mycrobacterium.

!!br0ken!!versas partes do organismo, por vias sanguíneas. Este tipo de tuberculose pode atingir as meninges (medula que revestem a medula espinhal e o encéfalo), causando infecções graves denominadas de “meningite tuberculosa”.

Em diversos países houve a ideia de que por volta de 2010 a doença estaria praticamente controlada e inexistente. No entanto, o advento da AIDS e do HIV mudaram drasticamente esta perspectiva. No ano de 1993, em decorrência do número de casos da doença, a Organização Mundial De Saúde (OMS) decretou estado de emergência global e propôs o Tratamento Direcionado Supervisionado (DOTS) como estratégia para o controle da doença.

DEFINIÇÕES PARA PROCEDER AO CONTROLE

DE CONTATOS EM CASOS DE TB

E a atividade de saúde publica (conceito programático) orientada a identificar precocemente pessoas com tosse por tempo igual ou superior a três semanas (Sintomático Respiratório), consideradas com suspeita de tuberculose pulmonar, visando a descoberta dos casos bacilíferos.

A busca ativa do SR deve ser realizada permanentemente por todos os serviços de saúde (níveis primário, secundário e terciário) e tem sido uma estratégia recomendada internacionalmente.

Denomina-se “caso de tuberculose” todo indivíduo com diagnóstico confirmado por baciloscopia ou cultura e aquele em que o médico, com base nos dados clínico epidemiológicos e no resultado de exames complementares, firma o diagnóstico de tuberculose. “Caso novo” é o doente com tuberculose que nunca se submeteu à quimioterapia antituberculosa, fez uso de tuberculostáticos por menos de 30 dias, ou se submeteu ao tratamento para tuberculose há cinco anos ou mais.

Caso índice: todo paciente com TB pulmonar ativa, prioritariamente com baciloscopia positiva.

Contato: é definido como toda pessoa que convive no mesmo ambiente com o caso índice no momento do diagnóstico da TB. Esse convívio pode se dar em casa, em ambientes de trabalho, instituições de longa permanência, escola ou pré-escola. A avaliação do grau de exposição do contato deve ser individualizada considerando-se a forma da doença, o ambiente e o tempo de exposição.

Observação: tendo em vista que crianças com TB em geral desenvolvem a doença apos transmissão por um contato adulto bacilífero, preconiza-se a investigação de todos os seus contatos, independentemente da forma clínica da criança, a fim de identificar não somente os casos de ILTB, mas principalmente o caso índice, interrompendo assim a cadeia de transmissão.

Contatos em menores de 5 anos, pessoas vivendo com HIV/aids e portadores de condições de alto risco devem ser considerados prioritários no processo de avaliação de contatos e tratamento de ILTB (BRASIL, 2010).

DIAGNOSTICO TB PULMONAR

A TB Pulmonar pode se apresentar sob a forma primaria, pós-primaria (secundaria) ou miliar.

Os sintomas clássicos da TB pulmonar são: tosse persistente, produtiva ou não (com muco e eventualmente sangue), febre vespertina, sudorese noturna e emagrecimento.

• TB pulmonar primaria, é mais comum em crianças e clinicamente apresenta-se, na maior parte das vezes, de forma insidiosa. O paciente apresenta-se irritadiço, com febre baixa, sudorese noturna, inapetência e o exame

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com