TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tuberculose

Relatório de pesquisa: Tuberculose. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2014  •  Relatório de pesquisa  •  419 Palavras (2 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 2

TUBERCULO

1. Em botânica, tubérculo se refere ao caule arredondado que algumas plantas verdes desenvolvem abaixo da superfície do solo como órgãos de reserva de energia. O exemplo mais conhecido é a batata-inglesa.Wikipédia

2.

Primeiramente, vamos entender no que consiste um tubérculo. Ele é a parte grossa de um caule que cresce debaixo da terra e se comporta como um "órgão" de reserva de energia. Ou seja, eles são boas fontes de carboidratos, que sempre deve fazer parte da alimentação diária por ser a principal fonte de energia para o organismo.

Relativamente mais importante que os carboidratos, essa família de alimentos fornece quantidades significativas de Vitaminas C e B, segundo a nutricionista Mariana Fróes, do Centro Multidisciplinar da Dor. Como já visto em posts anteriores, a Vitamina C tem papel importantíssimo na prevenção de doenças por fortalecer o sistema imunológico e combater radicais livres, enquanto as Vitaminas do complexo B tem importante função no sistema nervoso central. Além dessas, outras vitaminas e minerais estão presentes de forma peculiar em cada tubérculo, como veremos adiante:

Cenoura: Contém grande quantidade de vitaminas A, B e C. Ela ajuda no desempenho dos receptores da retina, auxiliando a visão, além de participar da manutenção de unhas, cabelos e mucosas em geral. É pouco calórica, fornecendo apenas 30 Kcal a cada 100g do alimento.

Beterraba: Fonte de ferro, potássio e ácido fólico (Vitamina B9). O ácido fólico é essencial para o desenvolvimento do feto. Além disso, a beterraba é aliada no combate à anemia e às doenças cardiovasculres. Também possui poucas calorias, sendo cerca de 32 Kcal a cada 100g do alimento.

Nabo: Fornece altas quantidades de Vitamina C, cálcio e potássio. Suas folhas devem ser usadas por conter quantidades altíssimas de betacaroteno, um antioxidante muito poderoso que pode ser convertido em vitamina A pelo organismo. Pouco calórico, contém cerca de 18 Kcal a cada 100g do alimento.

Batata: Rica em vitamina C e em todas as do complexo B, principalmente a B6, atua na formação das células do organismo, além de possuir pequena quantidade de quercetina, uma substância que é anticarcinogência. Mais calórica que as anterioses, oferece 80 Kcal a cada 100g do alimento.

Inhame: Excelente fonte de Carboidratos, Vitaminas do complexo B, cálcio e fósforo. É um alimento de fácil digestão e devido aos minerais presentes, pode ser importante na fortificação de dentes e ossos. Bastante calórico, oferece 97 Kcal em 100g do alimento.

Mandioca: Rica em fibras, também é fonte de licopeno e betacaroteno. É de digestão mais lenta, ajuda no trânsito intestinal. Altamente calórica, possui 125Kcal em 100g do alimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com