TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tuberculose

Trabalho Escolar: Tuberculose. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2014  •  998 Palavras (4 Páginas)  •  2.737 Visualizações

Página 1 de 4

TURBERCULOSE

TUBERCULOSE

Este trabalho é referente à matéria de microbiologia com o tema tuberculose a apresentação será feita para a Professora Luciangela Pines de Melo.

- Mogi / 2014 –

Sumário

INTRODUÇÃO

CAPÍTULO I – TUBERCULOSE

1.1. Causas

1.2. Sintomas de Tuberculose

1.4. Tratamento da Tuberculose

1.5. Prevenção

REFERÊNCIAS

INTRODUÇÃO

A tuberculose é uma doença grave e infecta- contagiosa, causada pelo Mycobacterium Tuberculosis, mais conhecido como bacilo de Koch, é transmitida de uma pessoa para outra por via respiratória a partir do contato com gotículas de agua contendo o bacilo durante o ato da fala, da tosse, do riso, e espirro de pessoas infectadas pelo bacilo, mas, porém se houver uma resposta imunológica o desenvolvimento da doença pode ser impedido, a tuberculose pode atingi todos os órgãos do corpo e em especial os pulmões. É uma patologia muito antiga nos hesmiferios ocidental e oriental e atingiu grandes porções no final do século XVIII e XIX, houve um declínio nos números de casos trazendo a esperança da erradicação no inicio do século XXI, mas ficando somente a esperança. A presente pesquisa abordara o grande aumento na incidência de casos de tuberculose que atingem toda a população mundial, abordara também quais faixas etárias e os grupos de risco mais susceptíveis a contaminação sabendo que antigamente a tuberculose era considerada uma doença de idosos e hoje em dia esta incidente em indivíduos jovens entre 25 e 44 anos e crianças.

TUBERCULOSE

A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria conhecida como bacilo de Koch em homenagem a Robertto Koch que identificou o Mycobacterium tuberculosis em 1882. Essa Bactéria afeta principalmente os pulmões, sendo que mais de 85% dos casos ocorre nos pulmões, mas também podem ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges. (membranas que envolvem o cérebro).

1.1. CAUSAS

A turberculose no geral é causada por uma infecção Mycrobacterium turbeculosis ou Bacilo Koch (BK). Outras espécies de microbactérias também podem causar a Tuberculose. São elas: a Mycrobacterium Bovis, africanium e micróti.

A transmissão da tuberculose é direta, de pessoa a pessoa, portanto, a aglomeração de pessoas é o principal fator de transmissão. A infecção ocorre a partir da inalação de gotículas, pessoa com tuberculose expelem ao falar, espirrar ou tossir, penas gotas de saliva que contem o agente infeccioso e podem ser aspiradas por outro individuo contaminando-o.

Quando uma pessoa inala as gotículas contendo os bacilos de Koch, muitas delas ficam no trato respiratório superior (garganta e nariz), onde a infecção é improvável de acontecer. Contudo, quando os bacilos atingem os alvéolos, eles ocasionam uma rápida resposta inflamatória, envolvendo células de defesa. Caso ocorra falha neste mecanismo, os bacilos começam a se multiplicar.

Má alimentação falta de higiene, tabagismo, alcoolismo ou qualquer outro fator que gere baixa resistência orgânica, também favorece o favorece o estabelecimento da Tuberculose.

. Uma vez infectada, a pessoa pode desenvolver tuberculose doença em qualquer fase da vida. Isto acontece quando o sistema imunológico não pode mais manter os bacilos “sob controle” e eles se multiplicam rapidamente. Pode acontecer também, reativação exógena, na qual ocorre uma nova exposição a bacilos mais virulentos e que resistem à forte resposta imunológica desencadeada pelo hospedeiro.

1.2. SINTOMAS DE TUBERCULOSE

Alguns pacientes não exibem nenhum incidiu da tuberculose, outros apresentam aparentemente simples

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com