TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tubulao

Resenha: Tubulao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  Resenha  •  274 Palavras (2 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

Tubulão é um elemento de fundação profunda, que apresenta seção circular, executado com ou sem revestimento, manual ou mecanicamente, em que, pelo menos na sua etapa final de escavação, há descida de operário. Pode ser feito a céu aberto ou sob ar comprimido (pneumático), e ter ou não base alargada.

Tubulão a céu aberto é um poço executado acima do nível d’água, ou abaixo caso seja possível bombeá-la sem risco de desabamento. A carga é transmitida até o solo resistente através do fuste ou através de uma base alargada. Após a escavação e feita a limpeza ou esgotamento da água, procede-se a concretagem. Não há necessidade de utilização de vibrador, desde que o concreto tenha plasticidade adequada.

Para obras em que o terreno superior seja instável, ou dentro de lagos, rios etc, os tubulões podem ser revestidos com camisas de concreto ou de aço. Neste caso, pode ser adaptado ao tubulão equipamento pneumático de forma a permitir que os trabalhos sejam executados a seco, com pressão de ar comprimido.

Conclusao

Com o desenvolvimento deste trabalho podemos verificar a importância de um correto dimensionamento dos tubulões. Observa-se que os tubulões são elementos estruturais de fundação profunda que diferenciam-se das estacas porque em pelo menos na sua etapa final há descida de operário para completar a geometria da escavação. O uso do tubulão pneumático, o qual mantém a água afastada da câmara de trabalho por meio de ar comprimido pode-se executar um tubulão num terreno onde haja muita água, pois o esgotamento da escavação, por meio de bombas, é difícil, além do que é inexeqüível a construção da base abaixo do nível d’água, devido ao perigo de desmoronamento do solo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com