TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Turismo

Ensaio: Turismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/8/2013  •  Ensaio  •  1.005 Palavras (5 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 5

1. Nos três primeiros capítulos de nossa disciplina você pode verificar os conceitos de lazer e a evolução e necessidades das pessoas em relação ao tempo livre e ao trabalho. Sendo assim, assista ao vídeo relacionado ao atalho abaixo, falando do Anima Mundi (que ocorreu em julho de 2009 no Rio de Janeiro) e responda as questões propostas:

Fonte: http://g1.globo.com/videos/rio-de-janeiro/v/anima-mundi-vai-reunir-filmes-de-44-paises/1565477/#busca=Come%C3%A7a%20o%20Festival%20Anima%20Mundi

a) Em um texto de 8 a 12 linhas, cite duas características do evento que podem nos remeter a uma atividade de lazer? Justifique sua resposta. (1,0 ponto)

R: A primeira característica que podemos citar é que o evento possui um forte conteúdo artístico, onde as pessoas vão assistir o evento com um interesse cultural de desenvolver emoções e sentimentos através das imagens. O evento traz animações que retratam histórias de diferentes regiões, onde o público poderá aprender diversas culturas e os mais variados costumes destas regiões. Outra característica que o evento possui é seu conteúdo social, pois possibilita uma interação entre as pessoas que vão até o evento. São motivados pelo grande vulto causado, onde a inúmera quantidade de pessoas, gera interesse em entrar em contato com diversas pessoas e assim divergir ideias sobre o próprio evento.

b) O evento possui caráter lúdico? Explique sua resposta em um texto de 10 a 15 linhas, citando passagens do vídeo que corroborem a sua explicação. (1,0 ponto)

R: Sim, pois o evento traz prazer ao público. Assistir as animações torna-se um evento agradável e divertido, pois trazem ao espectador, temas recheados de emoção e cultura. . Aída Queiroz, diretora do festival, fala no vídeo da emoção contida nos temas significativos das animações e como este sentimento é marcante para o espectador. Aída reforça ainda que o público não vai esquecer esses filmes nunca mais. É um evento lúdico, pois consegue materializar experiências culturais nas pessoas, através da arte apresentada nas animações. As animações trazem alegria através da cultura, despertando no público uma renovação dentro de si. Provoca uma energia positiva e amplia a dimensão do pensamento onde o espectador vai transmitir as emoções sentidas para outras pessoas, despertando nelas a vontade de ir assistir as animações. Assim ocorre um vício em cultura e aumenta o desejo de assistir as animações.

c) Partindo do vídeo, explique em um texto de 8 a 12 linhas, como a tecnologia pode ser utilizada em favor do lazer. Justifique a sua resposta de forma fundamentada. (1,0 ponto)

R: Hoje em dia, a tecnologia esta em alta no que se refere a entretenimento e lazer. No Anima Mundi está presente nas animações gráficas que são feitas no computador através da digitalização. Aída Queiroz, diretora do festival, explana no vídeo que tem de se usar a tecnologia em nosso favor, pois é fundamental para poder desenvolver tecnologias para aumentar a margem de criação das animações. As pessoas estão sendo atraídas cada vez mais pela tecnologia na hora de se divertir, como é caso do cinema 3D(três dimensões). As salas de cinema começaram a contabilizar altas em virtude desta tecnologia. Entre janeiro e agosto de 2010, o público que frequentou as seções saltou 13,3% em comparação ao período igual de 2009, algo proporcional se considerada a renda, que abrangeu crescimento de 24% na mesma base comparativa. (fonte dos dados: http://www.tvem3d.com.br/2010/09/22/cinema-3d-aumenta-o-interesse-das-pessoas-em-assistir-filmes/).

2. Ao organizar um evento destinado ao lazer, como este que você pode analisar, cite dois cuidados (citados na entrevista) que devemos ter para tornar o atrativo acessível a todas as pessoas. Justifique a sua resposta em um parágrafo de 8 a 12 linhas. (3,0 pontos)

R: Para que este evento seja acessível a todas as pessoas, primeiramente devemos ter em mente, que se queremos que todos venham conferir o evento, temos que providenciar que este evento seja gratuito para que todas as classes sociais tenham condições de assistir o evento. Se alguma taxa for cobrada para assistir, o público com menos condições financeiras não comparecerá ao evento. Outro cuidado que devemos ter é com a divulgação do evento. Deve-se desenvolver um programa de divulgação que atinja todos os níveis da sociedade e crie na cabeça do público a ideia de eles podem aproveitar um evento cultural gratuitamente. Com a bandeira de evento grande, bem elaborado, grátis e de repercussão mundial pode se criar uma boa divulgação, assim o público vai perceber que é uma ótima atividade de lazer para realizar com a família.

3. A partir dos estudos realizados durante esta disciplina, desenvolva uma proposta de atividade de lazer que poderia estar associada a este evento, buscando relacionar a atividade com o objetivo de divulgar o turismo na cidade. (4,0 pontos)

R: Uma atividade de lazer que poderíamos desenvolver seria um roteiro turístico, onde se concedesse um desconto para quem prestigiasse o festival Anima Mundi. Este pacote turístico estaria diretamente ligado ao evento, realizando passeios para os pontos turísticos da cidade em horário diferente dos horários das sessões de filmes. Por exemplo: terminada a sessão de animações, poderia ser realizado um tour pela cidade - no caso desta edição, o Anima Mundi foi realizado no Rio de Janeiro – passando pelos principais pontos turísticos como o Pão de Açúcar, Corcovado (Cristo Redentor) e as belas praias de Copacabana, Ipanema entre outras. Este pacote dever ser uma opção para todos que irão prestigiar o evento, pois assim se aproveitaria o público do festival para aumentar o turismo na cidade e fazer com que este público leve uma propaganda positiva da cidade. O marketing poderia ser feito através do slogan “Conheça a cidade maravilhosa através do Anima Mundi”. Seria bom para ambos os lados, pois o evento ganha prestígio e aumenta seu público com turistas, e o turismo da cidade aumenta com o público do festival que leva uma ótima imagem do Rio para suas cidades de origem. A população se beneficia através do dinheiro vindo do turista, sendo que este gasta com comida, lembranças, roupas, etc., aumentando o comércio da cidade.

O festival ganha com o aumento de espectadores, tornando o evento uma grande vitrine mundial para as animações nele exibidas. Um ação conjunta, o famoso ditado “ uma mão lava a outra”.

...

Baixar como  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »