TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Turismo Cultural

Monografias: Turismo Cultural. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2014  •  1.993 Palavras (8 Páginas)  •  443 Visualizações

Página 1 de 8

História Turismo Cultural

O turismo cultural tem sido, nos últimos tempos, considerado a área de maior crescimento no âmbito de turismo global.

Segundo o Ministério do turismo e Unicamp “(...) ao sair de seu ambiente, o turista entra em contato com novos sabores da culinária local, com as musicas mais pedidas das estações de radio local, com a forma dos habitantes locais de lidarem com os visitantes”. Sendo assim, a definição de turismo cultural está relacionada à motivação do turista especificamente de vivenciar o patrimônio histórico e cultural e determinados eventos culturais preservando a integridade desses bens. Uma simples interação entre o turista e a comunidade local que ao se relacionarem, transmitem conhecimentos, idéias, crenças, arte, musica e tradições valorizando e promovendo os bens materiais e imateriais da cultura, tendo como experiência cultural e conhecimento, aqui entendido como a busca em aprender e entender o objeto da visitação e as experiências participativas, contemplativas e de entretenimento, que ocorrem em função do objeto de visitação.

Antigamente, em meados do século XVIII os primeiros registros de deslocamentos tendo a cultura como motivação principal, eram conhecidos como Grand Tours que consistia em uma longa temporada em diferentes cidades européias. Na Europa, onde nasceram às viagens de interesse cultural sob a égide do renascimento italiano, as primeiras motivações se deram ao grande interesse da Aristocracia em conhecer os sítios arqueológicos e históricos, essas viagens aconteciam porque era uma forma de ocupação do tempo livre, e especialmente uma troca de cultura. Hoje, logicamente, as preferências e gosto dos turistas mudaram, as motivações continuam sendo culturais, porém com a diferença de que antigamente entendia como um turismo de cultura as visitas aos grandes conjuntos arquitetônicos, museus e lugares que abrigavam os tesouros materiais de culturas passadas. Com o tempo, o conceito de cultura foi sofrendo modificações, ampliou-se os limites do que os estudiosos e as instituições responsáveis pelas iniciativas de preservação entendidas como patrimônio cultural, exaltando a identidade e a memória das comunidades, nas suas formas de pensar, agir, fazer e em suas produções culturais, podendo despertar na comunidade sob o olhar de quem os visita, o orgulho e interesse pela sua própria cultura e por bens e manifestações por ora esquecidos, incentivando o resgate e a dinamização de técnicas artesanais e culinárias, de danças, folguedos e etc. Além disso, entende-se hoje a facilidade e serviços oferecidos em função do turismo cultural, como o transporte, agenciamento, hospedagem, alimentação, recepção, eventos, recreação e entretenimento, entre outras atividades complementares que viabilizam e despertam o interesse do turista.

Tipos de Turismo Cultural

Quando se fala em Turismo Cultural, pode-se pensar em diversas áreas de interesse específicas que geram demandas de viagem dentro dessa dimensão. As áreas com mais potencial são:

• Turismo Cívico: ocorre em função de deslocamentos motivados pelo conhecimento de monumentos, acompanhar ou rememorar fatos, observar ou participar em eventos cívicos, que representem a situação presente ou da memória política e histórica de determinados locais. Cabe ressaltar que os deslocamentos turísticos característicos desse tipo de turismo ocorrem tanto no país do turista quanto em pátrias estrangeiras. As temáticas envolvidas podem relacionar-se à política municipal, estadual, nacional ou internacional.

• Turismo Religioso: configura-se pelas atividades turísticas decorrentes da busca espiritual e da prática religiosa em espaços e eventos relacionados às religiões institucionalizadas, independentemente da origem étnica ou do credo. A busca espiritual e a prática religiosa, nesse caso, caracterizam-se pelo deslocamento a locais e a participação em eventos para fins de peregrinações e romarias; roteiros de cunho religioso; retiros espirituais; festas, comemorações e apresentações artísticas de caráter religioso; encontros e celebrações relacionados à evangelização de fiéis; visitação a espaços e edificações religiosas (igrejas, templos, santuários, terreiros); realização de itinerários e percurso de cunho religioso e outros. As viagens motivadas pelo interesse cultural ou pela apreciação estética do fenômeno ou do espaço religioso são consideradas simplesmente como Turismo Cultural.

• Turismo Místico e Esotérico: caracterizam-se pelas atividades turísticas decorrentes da busca da espiritualidade e do autoconhecimento em práticas, crenças e rituais considerados alternativos. Há atualmente a tendência de busca de novas religiosidades ou nova espiritualidade, desvinculadas das religiões tradicionais, o que se dá pela manifestação de crenças, rituais e práticas alternativas, associadas ao misticismo e ao esoterismo. Nesse contexto, o turismo refere-se ao deslocamento de pessoas para estabelece contato e vivenciar tais práticas, conhecimentos e estilos de vida que configuram um aspecto cultural diferenciado do destino turístico. Entre as atividades típicas desse tipo de turismo pode-se citar as caminhadas de cunho espiritual e místico, as práticas de meditação e de energização, entre outras.

• Turismo Étnico: Constitui-se de atividades turísticas envolvendo a vivência de experiências autênticas e o contato direto com os modos de vida e a identidade de grupos étnicos. O turista busca, neste caso, estabelecer um contato próximo com a comunidade anfitriã, participar de suas atividades tradicionais, observar e aprender sobre suas expressões culturais, estilos de vida e costumes singulares. Muitas vezes, tais atividades podem articular-se como uma busca pelas próprias origens do visitante, em um retorno às tradições de seus antepassados.

• Turismo Cinematográfico: O Turismo Cinematográfico caracteriza-se pelos deslocamentos motivados para a visitação a locais ou atrações que tiveram aparição no cinema ou na TV, dentro do contexto da produção audiovisual em que está inserido. Os turistas que viajam para as paisagens que servem de pano de fundo de filmes são chamados de set-jetters. O cinema, portanto, funciona como reforço de símbolos que podem influenciar a escolha de destinos de turistas.

• Turismo Arqueológico: O estudo e a prática do turismo arqueológico podem ser considerados atividades recentes no Brasil, bem como a discussões sobre os conceitos básicos do segmento. Levando-se em consideração que o segmento pode trazer benefícios para a atividade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com