TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Turismo Rural Em Maria Da Fé

Exames: Turismo Rural Em Maria Da Fé. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/6/2013  •  9.394 Palavras (38 Páginas)  •  486 Visualizações

Página 1 de 38

SUMÁRIO

I – INTRODUÇÃO................................................................................................02

II – REVISÃO BIBLIOGRÁFICA..........................................................................03

III – CARACTERIZAÇÃO DA REGIÃO SUL.......................................................06

1 – Condições Bioclimáticas...................................................................06

2 – Condicionantes históricas da ocupação humana...........................10

3 – Caracterização da atividade agropecuária.......................................11

IV – CARACTERIZAÇÃO DE MARIA DA FÉ.......................................................13

1 – Maria da Fé...........................................................................................13

2 – Manifestações culturais ligadas à ruralidade...................................14

3 – Histórico e caracterização do Turismo Rural em Maria da Fé.........18

4 – Avaliação de fluxo turístico.................................................................24

V – ESTUDO DE CASO: FAZENDA NOVA ESPERANÇA...................................26

VI – CONSIDERAÇÕES FINAIS............................................................................31

VII – BIBLIOGRAFIA..............................................................................................34

I – INTRODUÇÃO

A disciplina de Turismo Rural tem como objetivo analisar os sistemas agrários, a produção e o potencial turístico no meio rural, assim como a sustentabilidade econômica, ecológica, social e cultural do turismo rural.

Várias discussões foram realizadas em torno dos conceitos de turismo rural, turismo no espaço rural, ruralidade e outros aspectos ligados ao espaço rural, além das atividades que se desenvolvem nele.

O seguinte trabalho, sobre a pesquisa de campo realizada no município de Maria da Fé, busca fazer uma análise e apreender o espaço visitado, utilizando os conceitos estudados em sala, como também pontua de que forma o estudo de campo pôde colaborar para o entendimento desses conceitos e possibilitar uma melhor percepção do espaço rural.

II – REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Assim como outras tipologias e modalidades ligadas ao turismo, o Turismo no espaço rural, cujas atividades estão relacionadas ao espaço rural e à ruralidade, também confronta muitas definições e terminologias. Essa diversidade conceitual acarreta muitas generalizações equivocadas sobre tais atividades. A própria expressão “ruralidade” não apresenta uma definição única. Isto acontece devido a um processo intenso e crescente de integração entre o espaço rural e urbano. Segundo Veiga (2001:p.1): “Não existe desenvolvimento urbano independente do desenvolvimento rural, tanto quanto não pode existir um desenvolvimento agrícola que dispense o desenvolvimento comercial industrial”.

O espaço rural não se define mais pela produção agrícola ou por uma paisagem bucólica. Entende-se o espaço rural como um espaço de transformação, de oportunidades, de potencialidade, e essencialmente um espaço onde se valoriza a relação com a terra. De acordo com Mendras, 1988, “Essas experiências, transformam o campo – como categoria genérica – em um lugar de vida, mais que um espaço de produção agrícola”.

A atividade agrícola se encontra atualmente associada e em alguns casos substituída por novas atividades econômicas. Este fenômeno caracteriza uma nova forma de organização da produção baseada na combinação de atividades agrícolas e não agrícolas que visam o desenvolvimento econômico e o aproveitamento do potencial ambiental e das habilidades individuais e coletivas da comunidade rural – a pluriatividade. Neste contexto estão inseridas as atividades do Turismo no Espaço Rural. São atividades que apresentam um elemento essencial de ligação – o meio onde elas se desenvolvem – o meio rural.

Isto significa que independente dos atores envolvidos em cada atividade turística e suas motivações pessoais ou coletivas, todas se orientam, de alguma forma, a partir da valorização da produção rural. Algumas estão diretamente envolvidas com o cotidiano agropecuário, outras utilizam o meio rural apenas como espaço físico para a implantação de grandes empreendimentos hoteleiros e de entretenimento que não interagem com a realidade local. Às atividades que se identificam com a valorização da cultura e dos recursos naturais do meio rural através da vivencia compartilhada turista-produtor rural denomina-se Turismo Rural.

Segundo a Embratur:

“O Turismo Rural é uma atividade desenvolvida no campo, comprometida com a atividade produtiva, agregando valor a produtos e serviços e resgatando o patrimônio natural e cultural da comunidade”. Manual do Turismo Rural. Brasília, 1994.

O Turismo Rural se apresenta também como alternativa de gestão estratégica do território em virtude de sua essência sustentável e do incentivo às políticas ambientais e de planejamento de acordo com a análise das potencialidades e ameaças sociais e ambientais do território:

“O turismo, alicerçado nas potencialidades naturais do maior país tropical do mundo, pode cooperar de maneira substantiva como instrumento de desenvolvimento regional sustentável” Política Nacional de Turismo – Diretrizes e Programas: 1996-1999.

Segundo Cavaco, 1996, pp.94-121:

“Propostas de valorização dos produtos agrícolas com planos de desenvolvimento do artesanato e de atividades ligadas ao turismo e à cultura, tais como feiras e festas centradas em temas regionais e locais: produtos, trabalhos, tradições, jogos e cantares, comeres, sabores e cheiros (...). Em síntese, para lá do crescimento econômico (...) importa o desenvolvimento, que é simultaneamente econômico e social, e também territorial, e envolve processos de mudança estrutural, produção social significativa, redistribuição mais equilibrada da riqueza, melhoria dos rendimentos, das condições de vida e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (63.6 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com