TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise do perfil dos clientes da atividade turismo rural na propriedade “Morangos Urânia – Turismo Rural”

Por:   •  30/11/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.818 Palavras (8 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

Analise do perfil dos clientes da atividade turismo rural na propriedade

“Morangos Urânia – Turismo Rural”

Jales

2018

Felipe Ferrari

Thiago Silva

 Analise do perfil dos clientes da atividade turismo rural na propriedade

“Morangos Urânia – Turismo Rural”

Jales

2018

Felipe Ferrari

Thiago Silva

Analise do perfil dos clientes da atividade turismo rural na propriedade

“Morangos Urânia – Turismo Rural”

Projeto de pesquisa apresentado a Faculdade de Tecnologia Prof José Camargo – FATEC, como requisito parcial obrigatório para à disciplina de Metodologia da Pesquisa Científico-Tecnológica.

Orientador (a): Selma Marques da Silva Fávaro

Jales

2018

SUMÁRIO

1         INTRODUÇÃO: TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO        4

2         JUSTIFICATIVA        5

3         OBJETIVOS        6

3.1         OBJETIVO GERAL        6

3.2         OBJETIVOS ESPECÍFICOS         6

4         METODOLOGIA DA PESQUISA        7

5         REVISÃO BIBLIOGRÁFICA        8

6         CRONOGRAMA        9

        REFERÊNCIAS        10


1 INTRODUÇÃO: TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO [pic 2]

O comportamento do consumidor de turismo vem mudando e, com isso, surgem novas motivações de viagens e expectativas que precisam ser atendidas. Em um mundo globalizado, onde se diferenciar adquire importância a cada dia, os turistas exigem, cada vez mais, roteiros turísticos que se adaptem às suas necessidades, sua situação pessoal, seus desejos e preferências.

O meio rural passa por grandes transformações, principalmente nas relações de produção e trabalho, decorrentes do processo de intensificação da globalização e modernização da agricultura. Nesse processo, as atividades agropecuárias vêm enfrentando problemas, como a desagregação das formas tradicionais de articulação da produção e uma desvalorização gradativa em relação a outras atividades, levando à busca de novas fontes de renda que gerem a dinamização econômica dos territórios rurais. Ao mesmo tempo, a sociedade vem descobrindo a importância ambiental e o valor estratégico de manutenção da paisagem rural, e passa a tratar rios, fauna e flora como elementos essenciais para o ser humano. Este contexto tem propiciado a revalorização do modo de vida e o surgimento de novas funções econômicas, sociais e ambientais para o espaço rural, permitindo ao agricultor novas maneiras de garantir sua permanência no campo. Aos poucos, o agricultor vem deixando de ser somente um produtor de matéria-prima e descobre a possibilidade de desenvolvimento de atividades não-agrícolas, como é o caso do turismo. Sob essa perspectiva, se assiste ao crescimento da atividade turística no meio rural devido especialmente ao caráter transversal, dinâmico e global do turismo, capaz de impactar as várias dimensões que afetam os processos de desenvolvimento de setores, atividades e territórios.

O ambiente rural passou por inúmeras transformações nos últimos anos, entretanto, ele não desapareceu, pelo contrário, passou a atrair outras atividades que não diretamente se vinculam às tradicionais formas de produção agropecuária como, por exemplo, o turismo rural (WANDERLEY, 2000; CARNEIRO, 2008).

Com a crescente mudança no ambiente rural, os agricultores da cidade de Urânia, após a crise das principais atividades agropecuárias no município, no final da década de 80, decidiram adotar a fruticultura como nova forma de gerar renda na agricultura familiar.

 A atividade se consolidou na região no decorrer de 1990 e a partir disso até os dias atuais os produtores vem diversificando e inovando suas produções para obter mais espaço nesse novo ramo.

Uma das formas de fruticultura adota pelos agricultores foi a produção de morango, que inicialmente foi plantado somente para a comercialização nos mercados da região, e posteriormente devido a grande quantidade plantada e também a grande perde da fruta em sua época de colheita, passou a ser liberada para as pessoas mais próximas da área rural para a colheita.

Assim os produtores observando o grande potencial de geração de lucro da atividade, passaram a investir na modalidade “agroturismo” e possuem hoje a propriedade conhecida como Morangos Urânia – Turismo Rural, que atrai uma grande quantidade de visitantes de diversas regiões e estados.

O presente artigo trata-se de uma analise fundamentada na realidade momentânea do “agroturismo” na região, levando consideração se realmente existe vantagens para as famílias que adotam esse tipo de turismo, e ainda de que forma os clientes do “agroturismo” são atraídos até a propriedade de Morangos? E o que faz esses, quererem conhecer a propriedade?


2 JUSTIFICATIVA

Esse trabalho será desenvolvido para esclarecer o agroturismo na propriedade Morangos Urânia – Turismo Rural, e de que forma os seus clientes são atraídos até a propriedade de Morangos, e ainda, o que faz esses, quererem conhecer a propriedade.

Segundo CAMPANHOLA (2000, p.11) “Atividades internas à propriedade, que geram ocupações complementares às atividades agrícolas, as quais continuam a fazer parte do cotidiano da propriedade, em menor ou maior intensidade, devem ser entendidas como parte de um processo de agregação de serviços aos produtos agrícolas e bens não-materiais existentes nas propriedades rurais (paisagem, ar puro, etc.), a partir do ‘tempo livre’ das famílias agrícolas, com eventuais contratações de mão-de-obra externa.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (169.5 Kb)   docx (58.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com