TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TÉCNICAS DE ISOLAMENTO E CULTIVO

Pesquisas Acadêmicas: TÉCNICAS DE ISOLAMENTO E CULTIVO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  792 Palavras (4 Páginas)  •  555 Visualizações

Página 1 de 4

1 INTRODUÇÃO

O isolamento consiste na obtenção de culturas puras que envolvem somente o organismo de interesse. Na fase do isolamento, ocorre a seleção de uma colônia através da observação da produção de determinado produto ou da morfologia da colônia (STANBURY, WHITAKER E HALL, 1995).

Para fazer o isolamento de um microrganismo, deve-se empregar o meio de cultura mais adequado para o seu desenvolvimento. O meio de cultura é um material nutriente preparado em laboratório cuja utilização é importante para o crescimento, transporte e estocagem de microrganismos. No preparo do meio muitas vezes emprega-se o ambiente natural como modelo de composição, pois os requerimentos nutricionais dos microrganismos refletem o tipo de ambiente onde ele é encontrado (PRESCOTT, HARLEY E KLEIN, 2002).

Os meios de cultura pode ser sólidos ou líquidos. No meio sólido para fazer o isolamento de colônia, utiliza-se técnicas chamadas de semeaduras quantitativas, qualitativas ou de esgotamento. Este método baseia-se através da utilização de uma alça de platina, de um fio de platina, coleta-se uma pequena parcela do meio de inóculo e o espalha sobre a placa de Petri com ágar fazendo movimentos zigue-zague, formando uma caminho na forma de estrias. Já no meio líquido é também um meio de enriquecimento que propicia um grande aumento de determinada população microbiana. Após o crescimento avantajado então ocorre o isolamento de determinadas células (DROVAL, LIMA E HABU, 2001).

2 DESENVOLVIMENTO

O experimento foi iniciado com a identificação do tubo de ensaio e das placas de Petri com o nome das técnicas utilizadas. Após, foi feita a esterilização da alça no bico de Bunsen, deixando esfriar a alça e coletado uma pequena amostra de uma colônia bacteriana de um meio de cultura sólido que foi semeado no tubo contendo meio líquido. O tubo foi tampado e guardado para posterior incubação. Em seguida, esterilizou-se a alça novamente, foi feita uma linha reta com a própria alça na placa de Petri contendo ágar. Ela fora esterilizada de novo para coleta de mais uma colônia bacteriana que foi inoculada fazendo estrias em movimentos zigue-zague de uma extremidade a outra da placa. Após a placa foi tampada e guardada invertida para incubação posterior. Então, após esterilização da alça, fora coletado mais uma colônia bacteriana, e semeada na placa em zigue-zague, de uma extremidade a outra, cuidando para não sobrepor as estrias. A placa foi tampada e guardada invertida para posterior incubação.

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Durante o experimento é necessário sempre flambar a alça antes e após a inoculação, pois com esta técnica é uma manobra asséptica que impede a entrada de microrganismos que estão presentes no ar, ou depositados sobre várias superfícies junto com a poeira, venham contaminar materiais estéreis do laboratório, tais como meios de cultura, soluções e equipamentos ou, ainda, culturas puras de microrganismo. Por outro lado, impedem também que os microrganismos com os quais estamos trabalhando nos contaminem ou o ambiente.

Manter as placas de Petri invertidas e segurar as tampas dos frascos durante a manipulação visam evitar a contaminação com meio externo (superfícies,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com