TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Técnicas De Extração

Exames: Técnicas De Extração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/2/2014  •  260 Palavras (2 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 2

Extração é uma técnica muito utilizada hoje em dia, pois as pessoas estão preferindo alimentos com a isenção de agrotóxicos. Pesquisas estão sendo realizados para a busca de produtos com caráter natural, os óleos essenciais vegetais são considerados fontes para o desenvolvimento desses novos produtos.

Os óleos essências são provenientes do metabolismo secundário de plantas aromáticas, os componentes dessas plantas pertencem a duas classes quimicamente distintas, terpenóides e fenilpropanoides.

Vários métodos são usados na extração, mas daremos ênfase na Hidrodestilação e na extração por CO2 Supercrítico.

1. Hidrodestilação: Nesse processo a matéria-prima (folhas de uma espécie vegetal) é totalmente imersa em água dentro de um aparelho graduado denominado Clevenger. Usando 100g da matéria-prima, em 1000 mL de água destilada, em uma temperatura máxima de 100 ºC até atingir a fervura, depois reduzido a 75 ºC, por um período de aproximadamente 2h, variando de acordo com a matéria-prima.

2. CO2 Supercrítico: É um processo que consiste basicamente em dias etapas: fracionamento e separação, a mistura entra em contato com o fluído extrator. O material, após a fase de extração, é separado através da expansão do fluido saturado através de uma válvula de redução de pressão, onde a queda da pressão torna o soluto insolúvel possibilitando a separação. Um fluido nas condições supercríticas é aquela que se encontra acima de sua temperatura crítica e pressão crítica, apresentando assim propriedades físico-químicas intermediária, entre os estados liquido e gasoso.

Bibliografia

Tese de pós-graduação em tecnologia de alimentos, Pedro Luis Millen Penedo

EXTRAÇÃO DE ÓLEOS ESSENCIAIS POR MEIO DE HIDRODESTILAÇÃO PARA

CONTROLE DE FITOPATÓGENOS Denise Koch1; Marta Leitzke2; Rodrigo Martins Monzani3

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com