TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Técnicas De Mediação

Tese: Técnicas De Mediação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  Tese  •  426 Palavras (2 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 2

Atualmente, a mediação de conflitos é considerada uma técnica multidisciplinar, e utilizada pelas mais variadas áreas do conhecimento, utiliza-se de contribuições teóricas e técnicas oriundas do Direito, da Administração de Empresas, da Psicologia, da Comunicação, da Sociologia, entre outras (GARCEZ, 2004).

Não há uma técnica específica a ser utilizada pelo mediador. A escolha de uma técnica depende da fase em que se encontra a negociação. Contudo, Vezzulla (1998) e Garcez (2004) apresentam algumas etapas que devem ser seguidas no processo de mediação:

1ª. Etapa - Apresentação do Mediador: Neste momento o mediador se apresenta de forma breve, clara e objetiva, coloca as regras da negociação e informar sobre seus honorários e a forma de pagamento.

2ª. Etapa – Exposição do problema: Terminada a apresentação, as partes irão expor o problema. Decidido quem falará primeiro, o mediador pedirá que a pessoa seja clara ao expor os fatos e que repasse todas as informações possíveis, enquanto a outra parte escuta sem interrupções.

3ª. Etapa – Ordenamento dos problemas: Após as duas partes terem exposto suas visões sobre o conflito, o mediador verificará se ambas têm mais alguma informação a acrescentar e apresentará o resumo do que foi dito e remarcará os pontos de forma a juntar todas as informações em um só problema.

4ª. Etapa – A descoberta dos interesses ocultos: Neste momento o mediador começa a coletar outras informações que ficaram ocultas no momento em que as partes estavam expondo os problemas que levaram ao conflito. Nesta etapa, também é o momento que surgem as divergências, contradições e obscuridades. O mediador fará apontamentos sobre as mesmas e, até remarcando possíveis contradições, sempre com perguntas ou chamadas a reflexão.

5ª. Etapa – Os acordos parciais: Para se chegar a esta etapa muitas vezes há necessidade de se retornar a etapas anteriores. Nem sempre se consegue um acordo entre ambas as partes logo de início. Este acordo deve ser feito de forma que as satisfaça e não deixe nenhum tipo de dúvida que possam levar a questionamentos futuros.

6ª. Etapa – Acordo final: Quando se chega à etapa final, nada mais tem a ser discutido, ficando apenas a redação do documento. Este documento deve ser redigido na frente das ambas às partes envolvidas no conflito, numa linguagem fácil de ser compreendida e que tenha todas as condições e especificações, tal como foram acordadas.

Ao final cabe ao mediador dar por encerrado o procedimento, agradecendo a colaboração e empenho dos envolvidos, parabenizando pelo acordo realizado, e relembrá-los mais uma vez sobre a importância de uma boa negociação com diálogo para a solução de conflitos futuros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com