TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Técnicas De Pesquisa Em Economia E Elaboração De Monografias.

Artigos Científicos: Técnicas De Pesquisa Em Economia E Elaboração De Monografias.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/10/2014  •  1.101 Palavras (5 Páginas)  •  386 Visualizações

Página 1 de 5

Fichamento: Capítulo1-Técnicas de pesquisa em economia e elaboração de monografias.

Neste capítulo, trata-se sobre o ‘Objeto da Economia’, veremos vários assuntos, começando pela busca da verdade. A questão da verdade, como uma das mais buscadas pelos seres humanos, tornou-se uma das mais interessantes e difíceis que se pode propor, ao longo dos tempos. A busca tem sido em muitas fontes como, intuição que é onde está uma das mais antigas fontes da verdade, pois os pensadores aprenderam muito através da observação, todavia o intuito representa-se importante, se entende um conhecimento rápido e claro, sem a ajuda do raciocínio, desempenhando um papel sobre hipóteses que são testadas posteriormente por outros procedimentos. Em seguida vem a autoridade, muitos grandes homens escreveram livros, que são considerados como fonte de verdade, tornando-se inquestionáveis, como exemplo a Bíblia e o Alcorão, tidos como sagrados e que constituem fonte de autoridade para os religiosos. A tradição também é um quesito para uma das fontes da verdade, pois muito do que é aceito como verdadeiro vem de certa tradição, uma transmissão de cultura ou sabedoria através dos tempos, geralmente quando a seguimos, fazemos isso por comodismo e não por considerarmos ideal. Porque boa parte do que é considerada sabedoria passada, nada mais é do que uma repetição dos antepassados. Vemos também que o bom-senso é citado por várias pessoas como uma fonte para a verdade, quando se chega a um bom-senso de certo assunto, torna-se desnecessário buscar qualquer outra prova, esse conceito pouco esclarece, às vezes é tido como nada mais do que a acumulação de interpretações errôneas, deixando como ‘bom-senso equivocado’. E por último da busca da verdade, vem a ciência que como de todas as outras citadas anteriormente é a fonte que mais tem credibilidade nos últimos anos, pois constitui o modo mais comum de buscar respostas sobre o mundo natural, mas com relação ao mundo social a ciência ainda concorre com outras fontes de verdade, pois nem todos os resultados obtidos tem sido tão satisfatórios quanto no domínio natural.

Natureza da Ciência, nos dias de hoje nem todo conhecimento pode ser considerado científico, como no caso o conhecimento religioso que se apoia em doutrinas reconhecidas como sagradas, o filosófico conhecido de um esforço da razão para discernir entre o certo e o errado. Dar uma definição certa para a ciência não é de uma tarefa fácil, para conceituar essa palavra, as dificuldades vem da própria natureza.

Para o conhecimento científico temos diversas características. Primeiro, clareza e precisão, para obter isso a ciência cria uma linguagem própria, descrevendo seus conceitos e resultados de uma maneira única, apresentando seus fenômenos em linguagem matemática.

Segundo, generalidade, os cientistas procuram identificar o caráter universal daquilo que se entende no particular, a ciência não se aliena da realidade concreta, é por meio da generalização que procura atingir a essência das coisas, constituída pelas leis que reagem.

Terceiro, método, para proporcionar o planejamento de suas observações, experimentos, análises e interpretações de seus resultados, tais para encontrar a verdade, a ciência usufrui de um conjunto de métodos que proporcionam essas respostas. Um processo de métodos que continuamente são aprimoradas. Quarto, sistematização, cada ciência apresenta diferentes ideias, teorias ou sistemas que estão relacionadas logicamente entre si. E com base no auxílio e principio de técnicas, a ciência é capaz de proporcionar conclusões coerentes. Quinto, objetividade, nem sempre se torna possível garantir a objetividade em algum procedimento científico. Sexto, verificabilidade, para que um conhecimento seja aceito ele precisa passar por uma aprovação através de uma prova da experiência ou uma demonstração. A partir do momento em que são aceitas, surgem as teorias e as leis científicas. Sétimo, falibilidade, o conhecimento científico não pode ser visto como definitivo absoluto, pois a própria ciência conduz a novos problemas, sugerindo também novas hipóteses, portanto podem ser

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com