TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Técnicasde Negociação

Trabalho Universitário: Técnicasde Negociação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2015  •  2.265 Palavras (10 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 10

RESUMO

Este projeto tem como enfoque consultoria na área de Recursos Humanos, voltada para o recrutamento e seleção de pessoas que irão ocupar vagas nas empresas contratantes, mas não temos como mostrar a importância do papel dos recursos humanos nas organizações sem olharmos pra trás, expondo que as pessoas nem sempre foram a principal preocupação das organizações, pensando nisso mostraremos também a importância do setor de RH dentro da empresa e sua evolução ao longo do tempo. Os recursos humanos têm que proporcionar à organização soluções para que os seus colaboradores possam desempenhar da melhor forma o seu trabalho, atento a todos os anseios pessoais e do ambiente social dentro da organização.

Palavras chaves: recrutamento, seleção, recursos humanos, contratação, talentos.

INTRODUÇÃO

A importância dos Recursos Humanos de uma empresa

São os Recursos Humanos que, atentos aos anseios pessoais e ao ambiente social dentro da organização, procuram inserir programas de qualidade de vida no trabalho, organizando ações de formação e políticas de incentivos financeiros e de bem-estar.

De maneira geral, a gestão de recursos humanos têm as seguintes funções e atividades: planejamento de recursos humanos; recrutamento e seleção; integração dos recursos humanos; análise e descrição de funções; avaliação de desempenho; remunerações e incentivos; higiene e segurança no trabalho; formação profissional e desenvolvimento pessoal; controlo e auditoria de recursos humanos.

De acordo o site administrando.biz, o planejamento de Recursos Humanos consiste em identificar o que deve ser feito para conseguir os colaboradores necessários à concretização dos objetivos da empresa. Para que o esse planejamento saia bem feito é necessário que os gestores dos RH conheçam a natureza dos objetivos da organização, o conhecimento do mercado de trabalho e das disponibilidades internas, assim como terem o domínio de técnicas de planejamento.

No recrutamento, os Recursos Humanos - RH têm de arranjar meios para atrair candidatos capazes de ocupar determinados cargos ou desenvolver determinadas tarefas na organização. O recrutamento pode fazer-se no interior da organização (recrutamento interno) ou no exterior da organização (recrutamento externo).

Na seleção, a fase posterior ao recrutamento, os Recursos Humanos têm de optar pelos colaboradores mais adequados às funções da empresa.

Segue-se a integração do novo empregado. Também cabe aos RH usarem de todos os meios para que o novo membro se "sinta em casa". Normalmente, são eles que fazem as apresentações: tanto das instalações, como dos novos colegas.

A partir daqui, é só introduzi-los nas suas novas funções e preparar a avaliação do desempenho. Todos os anos, os colaboradores são avaliados. Esta avaliação consiste em verificar se o colaborador conseguiu cumprir as funções propostas com sucesso. Esta passa por três fases: observação do comportamento; medição do comportamento e comunicação do resultado de forma a motivar o trabalhador. Se o gestor de Recursos Humanos considerar (até pelo resultado da avaliação de desempenho) que o colaborador precisa de formação adicional, deve organizar os workshops. Este processo de formação passa por 4 fases: diagnóstico da situação (identificação e análise das necessidades); Programação (quem treina; que conteúdos; que metodologias usar); Implementação (aplicação dos programas); Avaliação (verificação das alterações provocadas pela formação).

Para além do mencionado, também cabe aos RH medir o sentimento das pessoas em relação aos regulamentos, às regras, aos procedimentos, às recompensas, ao espírito de grupo e ao apoio dos superiores, etc. Tudo isto traduz-se numa auditoria de recursos humanos que é feita através de questionários, entrevistas e estatísticas de pessoal.

“Os recursos Humanos existem para proporcionar às empresas soluções para que os seus colaboradores desempenhem da melhor forma o seu trabalho.”

Por Solange Sousa Mendes

Portanto, como suprir a carência de colaboradores qualificados no mercado? A Objetiva RH tem como missão selecionar e capacitar deixando-os aptos para atuar no mercado, e tem como objetivo, prestar assessoria, diagnosticar, planejar, implementar e acompanhar as mudanças, respeitando a cultura, os valores e práticas internas das Empresas.

DESENVOLVIMENTO

1 - A evolução da área de Recursos Humanos frente ao ambiente de mudanças organizacionais

Para melhor entendimento vamos citar o trabalho desenvolvido pelo site administradores.com, que é baseado em uma revisão bibliográfica que aborda a evolução ao longo do tempo da área de Recursos Humanos no Brasil e as principais tendências da Gestão de Pessoas, bem como a importância que esse setor representa nas constantes transformações organizacionais.

A Área de Recursos Humanos deixou de ser um mero departamento de pessoal para se tornar peça chave de transformações dentro de uma organização. Há pouco tempo atrás, o departamento de recursos humanos atuava de forma mecanicista onde a visão do empregado prevalecia à obediência e a execução da tarefa, e ao chefe, o controle centralizado. Hoje o cenário é diferente: os empregados são chamados de colaboradores, e os chefes de gestores. Pode-se afirmar que gerir pessoas não é mais um fator de uma visão mecanicista, sistemática, metódica, ou mesmo sinônimo de controle, tarefa e obediência. É sim discutir e entender o disparate entre as técnicas tidas como obsoletas e tradicionais com as modernas, juntamente com a gestão da participação e do conhecimento. A gestão de pessoas visa a valorização dos profissionais e do ser humano, diferentemente do setor de Recursos Humanos que visava a técnica e o mecanicismo do profissional.

Diante do exposto, para um estudo sobre a evolução da área de recursos humanos frente ao ambiente de constantes mudanças, torna-se necessário entender com se desenvolveu esse processo numa perspectiva histórica e atual, no sentido de identificar de que forma as mudanças ocorridas no cenário organizacional contribuíram para o processo de fortalecimento das novas tendências de gestão de recursos humanos e juntamente com o objetivo de esclarecer como se desenvolveu a evolução da área de Recursos Humanos e seu vínculo com o movimento de mudança organizacional.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com