TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Técnico Em Segurança No Trabalho

Trabalho Escolar: Técnico Em Segurança No Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  683 Palavras (3 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 3

Resposta do item a da Questão 1: (mínimo 3 linhas e máximo 8)

Quando ocorre um acidente de trabalho a empresa deve fazer a emissão da CAT (Comunicação de Acidentes de Trabalho), junto a Previdência Social à ocorrência do acidente, a empresa tem até o primeiro dia útil seguinte ao da ocorrência para fazer o registro. Isto será utilizado na hora de fazer a liberação dos benefícios ao trabalhador junto ao INSS (auxilio acidente) e para compor nas estatísticas.

http://www.mpas.gov.br/conteudoDinamico.php?id=297

Resposta do item b da Questão 1: (mínimo 3 linhas e máximo 8)

O pagamento dos 25 dias de afastamento do empregado será da seguinte forma, os 15 primeiros dias a empresa é responsável pelo pagamento e a partir do 16° dia até o 25° a Previdência Social paga através do auxilio doença, mas isto mediante comprovação da incapacidade em exame realizado pela pericia médica da Previdência Social.

http://www.previdencia.gov.br/conteudoDinamico.php?id=21 http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8213cons.htm

Resposta do item c da Questão 1: (mínimo 3 linhas e máximo 8)

O empregado tem direito a estabilidade provisória por 12 meses após a cessação do auxilio doença, conforme Lei 8.213/91 nos diz nos art 63 e 118; Art. 63. “O segurado empregado em gozo de auxílio-doença será considerado pela empresa como licenciado.” Artigo 118 “O segurado que sofreu acidente do trabalho tem garantido, pelo prazo mínimo de 12 (doze) meses, a manutenção do seu contrato de trabalho na empresa, após a cessação do auxílio-doença acidentário, independentemente de percepção de auxílio-acidente”.

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8213cons.htm http://www.professortrabalhista.adv.br/Estabilidade6.html

Resposta do item a da Questão 2: (mínimo 8 linhas e máximo 15)

Com o argumento de aumento da produtividade dos trabalhadores no corte da cana de açúcar, diminuição do risco de acidentes com animais peçonhentos e cortes, dentre outros. A pratica da queimada dos canaviais ainda é muito utilizada. Mas por decorrência da queimada, os trabalhadores ficam expostos a fumaça e a fuligem, a temperatura nos canaviais é elevado por causa da cor escura que fica as canas, chegando a mais de 45°C a temperatura ambiente, a fuligem da cana penetra pela pele e pela respiração circulando na corrente sanguínea do trabalhador, causando problemas respiratórios. Para evitar estes problemas pode ser feita o corte com maquinas que não necessitam queimar o canavial antes, além disso fazer estudos mais aprofundados sobre os efeitos nocivos aos trabalhadores buscando fazer o corte sem o uso de queimada, reduzindo a quantidade a ser cortada por trabalhador em prol da saúde do mesmo.

http://www.sucre-ethique.org/A-queimada-da-cana-e-seu-impacto.html http://www.grupocultivar.com.br/site/content/artigos/artigos.php?id=983 http://www.cana.cnpm.embrapa.br/setor.html

Resposta do item b da Questão 2: (mínimo 8 linhas e máximo 15)

No caso da monocultura da cana de açúcar observamos como impacto ambiental o fato de muitas espécies de animais, insetos, roedores, dentre outros, que vivem neste ecossistema criado pelo homem com a prática de desmatamento e vastas áreas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com