TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Títulos de crédito

Projeto de pesquisa: Títulos de crédito. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.897 Palavras (12 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 12

INTRODUÇÃO

Atualmente no Brasil, dentro de um conceito amplo de lucro e investimento, as empresas valorizam os novos estilos nas as aplicações de recursos em títulos, valores mobiliários, títulos de credito, aplicações financeiras e investimentos. Esses métodos de investimento ganharam importância no cenário econômico de uma organização, pois trazem uma diversidade de opções de investimento para que as empresas sustentem a rentabilidade e os objetivos propostos.

Contudo, novas empresas nascem a cada dia ganhando fatias de mercado cada vez maior, e sendo assim nasce o desejo da união á outras empresas resultando na fusão, cisão e incorporação que se resume em uma reorganização societária. Através desta reorganização as empresas tem a oportunidade de identificar problemas e soluções, melhorando os processos de negociação entres as partes envolvidas.

O referido trabalho também mencionou e detalhou o processo de dedução de imposto de renda tanto para pessoa física como para pessoa jurídica. Hoje o imposto de renda é mais usado como uma forma de antecipação, ou seja, o contribuinte recolhe o imposto durante o ano sobre diversos rendimentos: salários, alienações de bens, etc. E no final do ano, declarará o que já recolheu e o que seria de fato devido.

Conforme Perez & Hernandez(2012) os juros sobre o capital próprio(JCP) foram introduzidos na Contabilidade Tributária pela Lei nº 9.249/95 como forma de compensar a extinção da correção monetária do balanço que gerava saldo devedor dedutível par as empresas com capital de giro próprio.

Ainda segundo Perez & Hernandes(2012) os juros sobre capital próprio, pagos ou creditados, deverão ser registrados como despesas financeiras. Como já mencionado, os juros são calculados sobre as contas do patrimônio liquido e estão limitados as variação pro rata dia da taxa de juros de longo prazo, a TJLP.

ETAPA I

• Títulos de Crédito

Títulos de crédito são papéis emitidos por entidades financeiras (letras de câmbio, Certificados de Depósitos Bancários etc.) ou por entidades não financeiras (debêntures) com o objetivo de captação de recursos no mercado financeiro. Esses papéis têm prazo de vencimento e rendem juros pré ou pós-fixados. Os títulos de crédito são classificados contabilmente no ativo.

• Valores Mobiliários

Valores Mobiliários são papéis emitidos por entidades financeiras ou não, representativos de frações de um patrimônio (ações ou quotas) ou de direitos sobre a participação num patrimônio (bônus de subscrição ou partes beneficiárias), sua classificação contábil varia de acordo com sua utilização quando for um direito esta classificada no ativo e quando for uma obrigação logicamente estará classificado no passivo.

• Aplicações Financeiras

Aplicações financeiras são recursos em papéis de natureza monetária representados por direitos ou títulos de crédito, com prazo de vencimento pré ou pós-fixadas. O rendimento dessas aplicações está diretamente relacionado ás taxas contratadas. Exemplos: depósitos a prazo fixo, certificados de depósito bancário, caderneta de poupança e debêntures conversíveis ou não em ações. Sua classificação contábil varia de acordo com o prazo de resgate, contudo as empresas preferem as aplicações de liquidez imediatas, com isso estão classificadas entre as disponibilidades, e as aplicações que estão classificadas no ativo circulante as que têm prazo de resgate até 360 dias dentro do exercício social e por ultimo se tem as aplicações que estão classificadas como investimentos temporários em longo prazo, que são aqueles com prazo de resgate superior a 360 dias da data do balanço.

• Investimentos

Tem-se por definição de investimentos as aplicações de recursos em bens de natureza não monetária representada por valores mobiliários sem prazo de vencimento ou taxa de rendimento predeterminada. O rendimento desses investimentos está diretamente relacionado ás oscilações de cotações de preços de compra e de venda. Exemplos: ações adquiridas ou cotadas em bolsas d valores, investimento em ouro e fundo de ações.

ETAPA II

Nas últimas décadas, principalmente, tornou-se cada vez mais comum reestruturações societárias, envolvendo os casos de incorporações, fusões e cisões de empresas de diversos portes e dos mais variados segmentos: industriais, comerciais, prestadoras de serviços e do setor financeiro. Tais operações tratam de modalidades de reorganização de sociedades, previstas em lei, que permitem às empresas, a qualquer tempo, promover as reformulações que lhes forem apropriadas, podendo estas ser de natureza e objetivos distintos. Sendo que as reorganizações societárias mediante os processos de incorporações, fusões ou cisões podem ser processos relativamente simples de ser detectados, definidos e implantados, porém envolvem operações complexas como a identificação de todos os problemas e interesses envolvidos, a negociação entre as partes envolvidas sobre os diversos temas e seus reflexos para encontrar soluções de equilíbrio e a implementação formal e jurídica das soluções encontradas que reflitam nas negociações efetivadas. Vários aspectos devem ser observados quando de uma reestruturação societária, dentre os quais se podem citar:

• Reflexos tributários, observando-se os reflexos não só do ponto de vista da empresa como também dos acionistas.

• Aspectos organizacionais e operacionais.

• E principalmente aspectos financeiros, que envolvam a necessidade de novos recursos dos atuais acionistas, de novos acionistas ou de financiamentos de terceiros.

• Um aspecto que deve ser observado e que se tornou prática corriqueira as participações societárias entre as empresas, mediante a compra e venda de parte ou total do controle acionário. Cresce também em escala assustadora os casos de formação de joint ventures entre as empresas, para a exploração em comum de determinadas atividades. Justificam esta tendência, a globalização da economia, a diversificação das atividades e os processos de privatização.

• Mas, sobretudo deve-se destacar que os processos de reestruturação societária não ocorrem com frequência na vida das empresas, mas somente entre longos períodos. Dessa forma,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com