TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tópicos Especiais em Criatividade e Inovação

Por:   •  20/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  579 Palavras (3 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 3

Disciplina: Tópicos Especiais em Criatividade e Inovação

Aluno: Marcelo Freitas

Trabalho da Disciplina AVA 3 baseado no vídeo “Cuerdas”.

O vídeo escolhido foi o ‘Cuerdas’, onde vemos que uma menina, Maria, com toda a sensibilidade e a criatividade de uma criança, ingressa no mundo do amigo, um garoto com paralisia cerebral, e com uma simples corda, une as duas realidades, preenchendo assim de amor e alegria as lacunas das possíveis dificuldades que podem existir no ambiente escolar sobre o assunto deficiência.

Percebemos que a escola tem esse papel, o de socializar o aluno desde os primeiros anos e, com isso, promover o desenvolvimento intelectual e emocional da criança. Maria a personagem do vídeo, vive a maior história de amizade com esse menino especial, a quem decide que ensinará se movimentar, falar e brincar e leva esse sonho para o resto de sua vida, já que o vínculo, o afeto, a paciência para ensinar e, acima de tudo, a aceitação incondicional é o seu maior atributo.

Vemos através do vídeo que a inclusão acontece quando todos querem, quando todos amam e estão dispostos a fazer o outro feliz! 

Esse vídeo torna-se uma oportunidade para conversar sobre deficiências com aquelas crianças consideradas ‘normais’, já que essa pauta não é colocada com tanta frequência diante dos pais e mães, e isso tem consequências graves, muitas vezes invisíveis; mas que aos poucos ganham mais atenção. O professor acaba excluindo o aluno do processo quando não oferece a oportunidade de participação, ou seja: o fato de colocar o aluno em sala não é o suficiente para que ele se sinta incluído no contexto escolar. Acreditamos que as políticas governamentais devem ter como foco a preparação profissional contínua e de qualidade, mas também um trabalho social, com mudança de valores, e assim mudar a forma de encarar a deficiência.

Sabemos que a inclusão é um direito de todos, mas será que todos estão conscientes das possibilidades que levam a inclusão. Saber o que é e trabalhar a inclusão é viver a experiência da diferença e vencer os preconceitos, valorizando assim o que é e o que cada um pode ser. A inclusão deve proporcionar possibilidades sem o ranço do preconceito, da discriminação, das rotulações, das segregações e dos estigmas. A inclusão deve levar o sujeito a vida sem doenças. (FÁTIMA ALVES, 2012)

A criação do trabalho deu início escolhendo o vídeo que mais chamou a atenção e após a escolha resolvemos ver outros vídeos e fazer algumas leituras que falam a respeito da inclusão nas escolas dos portadores de necessidades especiais. Trocamos informações por What’sApp e e-mail.

Detectamos que o problema é: a rejeição, em todos os aspectos. Desde a família que por algum motivo o encaminhou para um orfanato, fazendo com que ele migrasse para outras instituições até chegar onde conheceu a personagem da estória, Maria, como a instituição que o acolheu, que demonstrou não saber lidar com a inclusão de crianças portadoras de necessidades especiais.

Soluções para o problema: usamos como ferramenta a inversão de pressupostos.

Pressupostos

Inversão de pressupostos

Novas ideias

Preconceito

Tolerância, paciência

Criação de um espaço tanto para os pais, professores e alunos para conversar, debater sobre o assunto.

Inclusão

Exclusão, segregação

Oferecer oportunidade de participação em sala de aula com brincadeiras na qual possa participar.

Abandono

Solidariedade, carinho

Tentar conversar, acolher com uma palavra ou gesto de carinho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (81 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com