TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO SOBRE AS NOVAS TECNOLOGIAS VOLT]ADAS À NUTRIÇÃO DE PLANTAS

Por:   •  15/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  3.163 Palavras (13 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 13

CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI

                                                                               

                                              ADIEL ALVES FILHO

   UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO SOBRE AS NOVAS TECNOLOGIAS   VOLTADAS À NUTRIÇÃO DE PLANTAS

ARAGUAINHA-MT

2022


CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI

  ADIEL ALVES FILHO

  UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO SOBRE AS NOVAS TECNOLOGIAS VOLTADAS Á NUTRIÇÃO DE PLANTAS

Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito parcial à obtenção do título especialista em Agricultura de Precisão.

                                             

ARAGUAINHA-MT

                                                         2022

TÍTULO DO TCC: UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO SOBRE AS NOVAS TECNOLOGIAS VOLTADAS Á NUTRIÇÃO DE PLANTAS

Autor[1], Adiel Alves Filho

Declaro que sou autor(a)¹ deste Trabalho de Conclusão de Curso. Declaro também que o mesmo foi por mim elaborado e integralmente redigido, não tendo sido copiado ou extraído, seja parcial ou integralmente, de forma ilícita de nenhuma fonte além daquelas públicas consultadas e corretamente referenciadas ao longo do trabalho ou daqueles cujos dados resultaram de investigações empíricas por mim realizadas para fins de produção deste trabalho.

Assim, declaro, demonstrando minha plena consciência dos seus efeitos civis, penais e administrativos, e assumindo total responsabilidade caso se configure o crime de plágio ou violação aos direitos autorais. (Consulte a 3ª Cláusula, § 4º, do Contrato de Prestação de Serviços). “Deixar este texto no trabalho”.

RESUMO-  No decorrer da evolução humana, o ser homem sempre buscou formas de aperfeiçoar suas atividades, seja por meio de ferramentas ou atitudes. Sendo assim, a tecnologia moderna é resultado comprovado deste processo. A tecnologia tem nos auxiliado em todos os setores da sociedade, seja em um hospital, no supermercado, em nossa residência ou até mesmo na venda da esquina. No setor de plantio e manejo de plantas não tem sido diferente. Para tanto, o estudo a seguir apresenta algumas ferramentas, atividades e processos que envolvem a tecnologia, e que estão sendo utilizados neste setor. Sendo assim, esta pesquisa apresenta um levantamento bibliográfico com autores que abordam o tema proposto. Expondo experiências e novas metodologias voltas a utilização de ferramentas no cultivo e tratamento de plantas.

PALAVRAS-CHAVE: Cultivo. Nutrição. Plantas. Tecnologias.


  1. INTRODUÇÃO

As Tecnologias estão presente em nosso cotidiano como facilitadoras, através destes recursos é possível realizar diversas atividades diferentes de outrora. Esses avanços são considerados ferramentas essenciais no dia a dia do ser humano moderno, e estão presentes em setores como a saúde, segurança, educação e mesmo no cultivo e plantio de plantas.

A tecnologia se apresenta de diversas formas na agricultura, seja pelo monitoramento de plantações via satélite, previsões do tempo via internet e até mesmo na fertilização de plantas com o apoio de alguns softwares. No entanto, a modernização de técnicas de plantio voltadas a nutrição de plantas também é considerada um avanço tecnológico neste meio. Sendo assim, se faz necessário saber quais as novas técnicas voltadas a nutrição de plantas.

É notório que na Internet, estão dispostos um grande acervo de novas metodologias que podem ser aplicadas nas plantações, tão quanto novas ferramentas que podem corroborar neste paradigma.

Sendo assim, um dos objetivos deste estudo é apresentar autores e pesquisas que contribuem com o tema aqui proposto. Destacando ferramentas e tecnologias que tem melhorado o processo de nutrição de plantas.

Para tanto, a presente pesquisa, também busca expor metodologias e experiências no sentido de enriquecer os conhecimentos dos leitores que de alguma forma se interessem pelo assunto aqui proposto.

Para tanto, este estudo, trata-se de um levantamento bibliográfico realizado principalmente em fontes advindas da Internet e está dividido da seguinte forma: contextualização da pesquisa, onde é apresentado um embasamento teórico sobre a pesquisa bibliográfica; definição sobre a agricultura de precisão; conceitos de nutrição de plantas; apresentação das principais tecnologias voltadas à nutrição de plantas; e por último e não menos importante, as considerações finais.

  1. CONTEXTUALIZANDO A PESQUISA
  1. A pesquisa bibliográfica

Antes de iniciar as abordagens referente ao tema aqui proposto, primeiramente se faz necessária uma breve apresentação do tipo de pesquisa elaborado, que no caso deste estudo foi um levantamento bibliográfico, realizado principalmente na Internet, em especifico no Google Acadêmico, vez ou outra em outras páginas com o intuito de tornar este estudo uma fonte segura de leitura.

Segundo Severino (2002, p. 77), o levantamento bibliográfico:

[...] é uma técnica que tem como objetivo a descrição e a classificação dos livros e documentos similares, segundo critérios, tais como autor, gênero literário, conteúdo temático, data etc. Desta técnica resultam repertórios, boletins, catálogos bibliográficos. E é a eles que se deve recorrer quando se visa elaborar a bibliografia especial referente ao tema do trabalho. (SEVERINO, 2002, p. 77).

Ainda Segundo Severino (2002), os documentos supracitados, são fontes que definem a natureza do tema estudado e delimitam a área de pesquisa. Dessa forma, a pesquisa se mostrará rica em conteúdo e em embasamento teórico.

Como mencionado anteriormente, as principais fontes desta pesquisa foram oriundas das Internet, onde está disponível 24 horas por dia um grande banco de dados de material digital das mais diversas áreas do conhecimento.  

Severino (2002, p. 133), complementa:

A Internet, rede mundial de computadores, tornou-se uma indispensável fonte de pesquisa para os diversos campos de conhecimento. Isso porque representa hoje, um extraordinário acervo de dados que está colocado à disposição de todos os interessados, e que pode ser acessado com extrema facilidade por todos eles, graças à sofisticação dos atuais recursos informacionais e comunicacionais acessíveis no mundo inteiro. (SEVERINO, 2002, p. 133).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.9 Kb)   pdf (658.5 Kb)   docx (556.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com