TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO FINAL “LEVANTAMENTO DE DADOS E PESQUISA DE CAMPO PARA IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL” CURSOS SUPERIORES DE “TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS”

Por:   •  24/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.923 Palavras (8 Páginas)  •  748 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

Universidade Anhanguera-Uniderp

Centro de Educação a Distância

RELATÓRIO FINAL “LEVANTAMENTO DE DADOS E PESQUISA DE CAMPO PARA IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL”

CURSOS SUPERIORES DE “TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS”

2º Semestre

PROJETO INTERDISCIPLINAR

APLICADO AO “CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS”

(PROINTER II)

TUTORA A DISTÂNCIA: ADRIANA MAZAROTTO SILVA MELO

TUTORA A DISTÂNCIA: FERNANDA DE CASTRO CONCEIÇÃO

Polo de Apoio Presencial Promissão/SP

18/11/2016

[pic 2]

Universidade Anhanguera-Uniderp

Centro de Educação a Distância

RELATÓRIO PARCIAL “LEVANTAMENTO DE DADOS E PESQUISA DE CAMPO PARA IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL”

CURSOS SUPERIORES DE “TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS”

2º Semestre

GABRIELA RODRIGUES BRITO – 3502639905

         LETICIA CRISTINA LIMA VITORINO - 3399635317

                                  NATALIA FARIA HERNANDES - 3701653513

TUTORA PRESENCIAL: ADRIANA MAZAROTTO SILVA MELO

TUTORA A DISTÂNCIA: FERNANDA DE CASTRO CONCEIÇÃO

PROJETO INTERDISCIPLINAR

APLICADO AO “CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS”

(PROINTER II)

Polo de Apoio Presencial Promissão/SP

18/11/2016

INTRODUÇÃO

A preocupação atual circula em torno do Sistema de Gestão Ambiental (SGA) e a implementação da ISO14000, para se manter dentro da legislação e ainda, mostrar preocupação ambiental, algumas empresas adotam requisitos ainda mais restritivos que os impostos na legislação.  

O estudo para implementação do sistema atualmente tem gerado muitos efeitos e em muitas instituições por ser considerado de grande importância, não apenas no Brasil mas em grande parte do mundo, sendo assim torna-se indispensável para as empresas além da redução dos impactos ambientais gera um bom retorno financeiro e com a importância que o sistema gera no mercado as companhias que o adotam se destacam.

Essas ações surgiram por pressão da sociedade e imposições da legislação, como temo hoje muitos exemplos de leis que determinam a maneira como se deve agir em relação ao ambiente e seus impactos.  


APRESENTAÇÃO DO ALVO DO PROJETO

A JBS S\A Frigorífico é uma empresa que atua no ramo de alimentos produzindo carnes in natura e industrializados com base em carnes bovinas. A JBS é líder mundial em processamento de carne bovina, ovina e de aves, além de ter uma forte participação na produção de carne suína, tornando-a maior produtora de proteínas do mundo.

A companhia opera no processamento de carnes bovina, suína, ovina e de frango e no processamento de couros.

Além disso, comercializam produtos de higiene e limpeza, colágeno, embalagens metálicas, biodiesel, entre outros.


CONTEXTUALIZAÇÃO DA PESQUISA

Gestão Ambiental é um sistema de administração empresarial que realça a sustentabilidade. Por sua vez, gestão ambiental objetiva o uso de práticas administrativas, que tendem a reduzir os impactos ambientais. A implementação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) tem como finalidade identificar e oportunidades de melhorias que reduzam os impactos ambientais, tendo em vista, uma forma de ajudar os empresários a conscientizar os seus colaboradores que tal implantação acarretaria benefícios à empresa além de mostrar-lhes oportunidades de melhorias tanto ambientais como financeiras.

Após os estudos da pesquisa de campo realizada na empresa foi possível identificar alguns pontos fracos da empresa, a princípio são sugeridas deliberações que abrandem os impactos ambientais, gerando uma maneira para a melhor adequação sustentável.

Ao inicio da pesquisa foram identificados diversos pontos fracos da empresa, como por exemplo: gerações de resíduos sólidos, geração de efluentes líquidos e emissões gasosas. A partir destes pontos é possível traçar novos objetivos e ainda uma solução adequada ao desenvolvimento sustentável.

 

        


FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A preocupação com o tema ambiental nos dias atuais esta em um nível muito elevado, tornando-se um tema de extrema importância e muito discutido, principalmente pelas empresas e seus administradores, pois além de ser um tema que agrega valores é necessário para o momento em que a sociedade se encontra.

Diante dessa nova realidade ambiental, é acessível reconhecer o conceito de gestão ambiental e seus objetivos o que a torna um processo continuo e que estará sempre sofrendo adaptações, através desses procedimentos as organizações entram em constante variação dos conceitos ambientais, adquirindo metas e objetivos a serem traçados em um determinado período de tempo, buscando sempre melhorias tanto externas como internas.

Além de inserir uma política ambiental para a empresa gerando benefícios ao meio externo, acarreta também benefícios financeiros a empresa, pois com as iniciativas do projeto os desperdícios de recursos naturais diminuem, a empresa se mantém dentro da legislação o que a livra e diversas consequências, incluindo multas.

A política ambiental, que é um conjunto de princípios doutrinários que confrontam as aspirações sociais e/ou governamentais no que se refere a regulamentação ou modificação no uso, controle, proteção e conservação do ambiente.

 O planejamento ambiental, que é o estudo prospectivo que visa a adequação do uso, controle e proteção do ambiente às ou informalmente em uma política ambiental, através da coordenação, compatibilização, articulação e implantação de projetos de intervenções estruturais e não estruturais.

O gerenciamento ambiental, que é o conjunto de ações destinado a regular o uso, controle, proteção e conservação do meio ambiente, e a avaliar a conformidade da situação corrente com os princípios doutrinários estabelecidos pela política ambiental. (SEIFFERT, Mari Elizabete Bernardini. Sistemas de gestão ambiental: implantação objetivo e econômico)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (230.7 Kb)   docx (27.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com