TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UNIDADE ACADÊMICA DE ENGENHARIA AGRÍCOLA DISCIPLINA SOLOS AGRÍCOLAS

Por:   •  11/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.100 Palavras (5 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

CENTRO DE TECNOLOGIA E RECURSOS NATURAIS

UNIDADE ACADÊMICA DE ENGENHARIA AGRÍCOLA

DISCIPLINA SOLOS AGRÍCOLAS

Aluno:  Rafael da Silva Morais                                                   Período Letivo 2019-2

Matrícula: 119110467        Data: 04 / 09 / 2019

QUESTIONÁRIO IV

Pedogênese

1. Qual a relação entre intemperismo e pedogênese, defina-os e comente?

2. Como se dar a formação das argilas dos solos?  Exemplifique com a transformação de um mineral de rocha para um mineral/minerais de solo (argilas).

3. Qual ou quais os Tipos de Formação de Solo em que o processo de Transformação é/são predominante/s?

4. Quais as principais substâncias e compostos que podem sofrer Translocação (transporte) dentro do perfil, e em que Tipo de Formação de Solo este processo é predominante?

5. De quais formas podem ocorrer a Adição de substâncias e materiais aos solos? Em qual(is) Tipo de Formação de Solo este processo é atuante, comente ?

6. Em que condição ambiental os processos de Remoção são predominantes para formação do solo? Em qual Tipo de Formação de Solo este processo é atuante, comente?

Observações: A partir do texto da Apostila e de Leituras Complementares sintetize suas respostas, em no mínimo quatro e no máximo dez páginas, no total. Utilize espaço simples e fonte Times New Roman, tamanho 12! Apresente a bibliografia de no mínimo 3 textos! A elaboração das respostas são individuais e exclusiva de cada aluno. A entrega deste Questionário com respostas cabíveis e consistentes valerão até 3 pontos, na prova correspondente. Bom estudo!

Obs. >>>  ENTREGA NA QUARTA-FEIRA, DIA 04/09/2019

Respostas:

  1. Intemperismo: É o conjunto de processos físicos e químicos que atuam sobre as rochas expostas na interface litosfera-atmosfera, desagregando-as e decompondo-as quimicamente. No intemperismo há seus tipos e agentes que atuam através da desintegração e desagregação na rocha.

Pedogêgense: É a formação do solo, que acontece por meio de processos químicos e físicos. Por meio da ação do intemperismo, que modifica quimicamente e mineralogicamente as rochas, assim é possível que a as modificações estruturais aconteçam, reorganizando os minerais formadores do solo. E a pedogênese ocorre por meio de processos de Transformação, translocação, remoção e adição.

  1. A argila origina-se da desagregação de rochas feldspáticas, por ataque químico (por exemplo, pela água ou pelo ácido carbônico) ou físico (erosão, vulcanismo), que produz a fragmentação em partículas muito pequenas. Normalmente as jazidas são formadas pelo processo de depósito aluvial, ou seja, as partículas menores (e, portanto, mais leves), partículas inferiores a 2 micra (0.002mm), são levadas pela corrente de água e depositadas no lugar onde a força hidrodinâmica já não é suficiente para mantê-las em suspensão. Esses locais são os chamados depósitos argilíticos.

  1. As transformações que acontecem na matéria mineral sólida são de natureza física ou mecânica e de química. Ocorrendo principalmente a diminuição de tamanho devido à quebra dos materiais e logo em diante a decomposição química dos minerais primários e síntese de minerais secundários. As principais transformações sofridas pelos materiais orgânicos são a mineralização e a humificação, que no geral, ocorre a destruição e oxidação da matéria orgânica do solo, e na humificação ocorre a conservação da matéria orgânica no solo. Na Gleização acontece a redução de Fe3+ e Fe2+ em alguns horizontes ou em todo o perfil do solo, por falta de oxigênio que é causada pelo excesso de água que se acumula formando um “alagamento”. E por meio dessa redução é causada uma modificação das cores, que ao final do processo ficam acinzentadas. Outro fator de transformação é a sulforização, que ocorre por meio da oxidação de sulfetos presentes em certos sedimentos de alagadiços litorâneos quando são drenados. Essa oxidação produz ácido sulfúrico que acaba acidificando o solo, promovendo uma dissolução dos minerais e causando danos às plantas. E o ultimo processo é a turbação, que é definida pela mistura dos materiais do solo pela atividade da fauna do solo ou pelos ciclos de umedecimento e secagem.
  1. Translocação da argila: o transporte é feito pelo o movimento descente ou lateral de água, acumulando-se geralmente no horizonte interior, e esse transporte é principalmente o da argila fina, que pode causar cerosidade no horizonte B textural. Translocação da matéria orgânica: É feita por pequenos animais do solo, como por exemplo, as minhocas, que por meio dos poros feitos por elas há um carregamento em suspensão. A translocação de matéria orgânica pode ser horizontes subsuperficiais, ou pode ser para fora do solo. Translocação de óxidos de Fe, Al e Mn: Por meio de iluviação dos óxidos no interior do perfil do solo, também acontece a redução e dissolução. Translocações de sais solúveis: Transportados para o interior do solo, e em seguida o acumulo em horizontes salinos, este processo ocorre preferencialmente em clima árido e semi-árido, em solos situados em depressões argilosas e de baixa permeabilidade e Translocação de carbonatos: Que acaba acumulando CaCo3 em alguma parte do solo ou removido totalmente do solo em regiões quentes e úmidas.
  1. A adição consiste no ganho de materiais orgânicos ou minerais pelo o solo, que por meio das águas da chuva, vento ou da vegetação são levadas ao solo. Essa é a adição vertical, e na adição horizontal a adição é feita por acréscimos vindos de outros solos, lençol freático e até mesmo pelo o próprio solo, por meio da evaporação. As principais formas de adição são: a adição de material mineral sólido, que vêm de processos erosivos que atuam em outro local; materiais aluviais depositados em áreas planas pelos rios; acpumulo de nutrientes nas camadas mais superficiais do solo, devido à ciclagem de nutrientes pelas plantas; e nutrientes e sais dissolvidos por solos baixos, provenientes de solos próximos em posição mais alta.
  1. A remoção ocorre em locais onde ocorre mais chuvas do que a evapotranspiração média, fazendo com que a água atravesse todo perfil do solo, ou escorra superficialmente formando exurradas (erosão). E as principais formas de remoção são: Lixiviação e erosão. A lixiviação é um processo frequente nos solos das regiões tropicais e equatoriais, pois nesses locais as chuvas são mais abundantes e intensas. As enxurradas provocadas pelas precipitações carregam os materiais superficiais do solo para as áreas mais baixas. Justamente por isso, esse processo é mais significativo nas regiões de maior declividade. Desse modo, a água "lava" os solos, carregando para o lençol freático e para os cursos d'água os nutrientes disponíveis nele, favorecendo seu empobrecimento.

Referências

        

https://marianaplorenzo.com/2010/10/15/pedologia-intemperismo-e-pedogenese/

https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/geografia/o-que-e-lixiviacao-solo.htm

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (92.2 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com