TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UNIDADE ACADÊMICA DE ENGENHARIA CIVIL SANEAMENTO AMBIENTAL

Por:   •  10/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.972 Palavras (12 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1] 

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

CENTRO DE TECNOLOGIAS E RECURSOS NATURAIS

UNIDADE ACADÊMICA DE ENGENHARIA CIVIL SANEAMENTO AMBIENTAL

 

 

 

 

 

ESTUDO DE CASO: 

 Bairro Monte Santo, Campina Grande, PB.

 

 

 

 

Adriele Bispo; Alanny Nicácio;

Jucimara Cardoso; Mariana Dourado.

 

 

 

 

 

 

Setembro de 2018

Campina Grande, PB

[pic 2] 

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE TECNOLOGIAS E RECURSOS NATURAIS UNIDADE ACADÊMICA DE ENGENHARIA CIVIL SANEAMENTO AMBIENTAL

 

 

ESTUDO DE CASO: 

 Bairro Monte Santo, Campina Grande, PB.

 

 

Discentes: Adriele Bispo, MAT.: 112210162; Alanny Nicácio, MAT.: 114111424; Jucimara Cardoso, MAT.: 114211110; Mariana Dourado, MAT.: 114210261.

Trabalho apresentado à disciplina de Saneamento Ambiental 2018.2 sob orientação da docente Prof. Patrícia Hermínio Feitosa como parte da obtenção da aprovação na mesma.          

 

 

 

 

 

 

 

Setembro de 2018

Campina Grande, PB

LISTA DE SIGLAS E SÍMBOLOS

 

SNIS - Sistema Nacional de Informação sobre Saneamento  

PNAD - Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios  

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística  

DATASUS – Departamento de Informática do SUS

UFCG – Universidade Federal de Campina Grande

CAGEPA – Companhia de Águas e Esgotos da Paraíba

ETA - Estações de Tratamento de Água  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

LISTA DE FIGURAS

 

[pic 3] 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

SUMÁRIO

 

[pic 4] 

 

 

 

 

 

1. INTRODUÇÃO

 

Segundo dados coletados em 2013 pelo Sistema Nacional de Informação sobre Saneamento (SNIS), cerca de 82,5% dos brasileiros são atendidos com abastecimento de água tratada, 48,6% da população têm acesso à coleta de esgoto, porém apenas 39% dos esgotos do país são tratados. No estado da Paraíba, conforme a Pesquisa Nacional por

Amostra de Domicílios (PNAD), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a falta de saneamento básico atinge 46 mil famílias.  

Entretanto, é interessante que seja feito um estudo de caso a respeito da situação atual das regiões de trabalho, para que em campo, seja levantado informações de projeto consideravelmente importantes para elaboração de um plano de saneamento adequado. Desta forma, este trabalho visa o estudo de caso de uma região específica, de tal forma que os mesmos venha a caracterizar e categorizar o estado de utilização e implantação dos componentes fundamentais do saneamento básico, conforme regulamentado pela Lei nº 11.445/2007, que estabelece as diretrizes para o saneamento básico em todo o país (artigo 1º) e abarca os serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos, drenagem e manejo de águas pluviais urbanas.

 

        1.1         Caracterização da Região  

 

A região de estudo deste trabalho será o bairro do Monte Santo, localizado na cidade de Campina Grande, Paraíba. O bairro abriga pontos comerciais e residenciais, porém nele se encontra também um dos cemitérios mais antigos da região, o Cemitério Nossa Senhora do Carmo, como também oficinas, galpões e fábricas, como a FOFEX e AçoBrasil, e próximo a ele, o Presídio do Monte Santo, conforme a Figura 1. O bairro Monte Santo é classificado como região de predominância residencial de classe-baixa, com taxa de ocupação de 72% e com 7.600 habitantes distribuídos entre

2.500 domícilios articulares permanentes. (Censo 2010).

[pic 5] 

Figura 1 - Bairro do Monte Santo. Fonte: Google Maps.

 

O bairro possui relevo acidentado, o que deu origem ao seu nome. É um dos bairros mais antigos da cidade, localizado próximo ao centro da cidade, o que o torna deficiente quanto às implantações de práticas que colaborem com a mobilidade urbana, saneamento ambiental e conforto de tráfego. Além das ruas possuírem inclinações acentuadas, algumas possuem larguras consideravelmente, segundo mobilidade urbana, estreitas, o que torna o tráfego de automóveis e pedestres desconfortável. Como também, nem todas as ruas possuem sequer algum tipo de regularização e impermeabilização, conforme a Figura 2.

[pic 6]

Figura 2 - Rua Líbia Cardoso Silva, Monte Santo. Fonte: Google Street View.

          

        1.2         Justificativa da Pesquisa

 

O bairro do Monte Santo é um bairro periférico, e ao se passar por ele ou em suas proximidades, verifica-se de imediato que o plano de saneamento não atende a todos os pontos adequadamente. Um exemplo a ser citado é o fato do esgoto oriundo do bairro que cai no canal de drenagem de águas pluviais da Universidade Federal de Campina Grande, UFCG (localizada no entorno do bairro Monte Santo). Uma vez que isso sucede inadequadamente, pois o sistema de esgotamento sanitário no Brasil é do modelo separador absoluto, onde não há encontro dos fluidos transportados pela rede de drenagem urbana com a rede de esgoto das regiões. Outro exemplo, é o da Figura 2, uma vez que se verifica de imediato a falta drenagem urbana e manejo das águas pluviais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)   pdf (578.7 Kb)   docx (515.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com