TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DISCIPLINA DE SEGURANÇA

Por:   •  27/10/2018  •  Monografia  •  1.735 Palavras (7 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 7

UNIDADE CENTRAL DE EDUCAÇÃO FAEM FACULDADE LTDA FACULDADE EMPRESARIAL DE CHAPECÓ – UCEFF CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DISCIPLINA DE SEGURANÇA DO TRABALHO ALUNO: Gean Carlos Dal Chiavon

DATA: 23/06/2018

CASO PRÁTICO.  

Instruções:  ▪ Considere todos os assuntos discutidos em sala de aula, os materiais disponibilizados e as normas vigentes.  ▪ A extensão de suas reflexões deve alcançar, no mínimo, 350 palavras. Você pode realizar sua exposição esquematicamente às perguntas, assim como usá-las como guia para fazer um estudo aberto. ▪ Entrega até as 23:59 do dia 23/06/2018.  

A Empresa Metálicas Becol se dedica à fabricação de peças metálicas, desde grandes estruturas à parafusos.  Conta com 50 empregados, que trabalham em jornada diurna.  A Empresa recebeu diversas notificações do Ministério do Trabalho e Emprego - MTE, demandadas por parte de seus empregados, e seus melhores trabalhadores apresentaram sua demissão devido ao temor de ter acidentes e doenças trabalhistas, já que a empresa não administra a prevenção dos riscos laborais derivados de suas atividades.  O M.T.E notificou a empresa que deve cumprir com a legislação no âmbito de prevenção dos riscos laborais.  O Gerente da empresa convidou você para ser assessor na prevenção de riscos laborais. O Gerente comentou contigo que a empresa não investe em ações preventivas, já que considera que a prevenção representa altos custos para a empresa, e por isso preferiu assumir os custos de recuperação e tratamento dos trabalhadores acidentados.  Além disso, o coordenador de produção disse que somente podem ser aceitas ações de prevenção que não interfiram nos níveis de produção.  

Durante uma caminhada, você pôde observar, entre outras, as seguintes situações:  

Na seção de pintura das peças metálicas, é realizado o processo de aplicação de pintura em peças que pesam até 8 kg.  A superfície do solo nesta seção da empresa é irregular e se apresentam derrames e manchas de solventes e óleos utilizados no processo. A seção não conta com janelas nem sistema de ar condicionado. A iluminação é feita com lâmpadas, mas a metade está queimada. Ao chegar à seção de solda, o gerente comentou que esta é uma seção que apresenta muitos acidentes com queimaduras, e que de acordo com a informação que um dos operários anotam em um caderno cada vez que ocorre um acidente, na área de solda foram registrados no ano anterior 100 acidentes, que tiveram como consequência queimaduras nos braços dos operários.  O percurso terminou no armazém. Ali trabalham dois empregados: Juan e Carlos. Juan entrou recentemente na empresa. Enquanto realizavam a caminhada, Carlos e Juan estavam colocando na parte superior das estantes seis contêineres com caixas de parafusos, com ajuda da empilhadeira; entretanto, dois contêineres ficaram mal colocados na empilhadeira, por isso Carlos disse a Juan: “Não se preocupe com isso que eu sou um empilhador altamente qualificado e experiente”. Em seguida, os dois contêineres caíram da empilhadeira de uma altura de 2,5 metros, e nesse preciso instante Raquel entrava no Armazém para entregar uma correspondência.  Os contêineres bateram na cabeça da Raquel e ela caiu no chão. Carlos deixou a empilhadeira e correu ver se Raquel, que estava deitada inconsciente no chão, perdia sangue pela cabeça. Carlos se assustou e começou a gritar o nome de Raquel e tentou levantá-la.  Juan e alguns companheiros que chegaram ao armazém se aproximaram, mas não sabiam o que fazer. Depois de alguns minutos alguém gritou “vamos chamar o médico”, e Juan correu para o telefone, mas não sabia o número do serviço de urgências, então começou a gritar pedindo ajuda.  

Ao finalizar a reunião e a caminhada, o gerente pediu que você o assessore sobre:

  1. Quais são as principais leis, decretos e normas que a empresa deve cumprir no âmbito de prevenção de riscos laborais?

R: NR 01 – Disposições Gerais: As Normas Regulamentadoras (NRs) são de observância obrigatória pelas empresas privadas e públicas e pelos órgãos públicos de administração direta e indireta, que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho - CLT. Estabelece a importância, funções e competência da Delegacia Regional do Trabalho.

NR 04 – Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho:

A NR 4 diz respeito aos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) e tem como finalidade promover a saúde e proteger a integridade do trabalhador em seu local de trabalho. Para oferecer proteção ao trabalhador o SESMT deve ter os seguintes profissionais: médico do trabalho, engenheiro de segurança do trabalho, enfermeiro, técnico de segurança no trabalho, auxiliar de enfermagem, tem por atividade dar segurança aos trabalhadores através do ambiente de trabalho que inclui máquinas e equipamentos, reduzindo os riscos a saúde do trabalhador, verificando o uso dos EPIs, orientando para que os mesmos cumpram a NR, e fazendo assim com que diminuam os acidentes de trabalho e as doenças ocupacionais.

NR 09 – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais:

Estabelece a obrigatoriedade da elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham existir no ambiente de trabalho.

NR 10 – Serviços em Eletricidade:

Esta NR fixa as condições mínimas exigidas para garantir a segurança dos empregados que trabalha em instalações elétricas, em suas etapas, incluindo projeto, execução, operação, manutenção, reforma e ampliação e ainda, a segurança de usuários e terceiros.

NR 11 – Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais:

Estabelece os requisitos de segurança a serem observados nos locais de trabalho, no que se refere ao transporte, à movimentação, à armazenagem e ao manuseio de materiais, tanto de forma mecânica quanto manual, objetivando a prevenção de infortúnios laborais. A fundamentação legal, ordinária e específica, que dá embasamento jurídico à existência desta NR, são os artigos 182 e 183 da CLT.

NR 12 – Máquinas e Equipamentos:

Estabelece as medidas preventivas de segurança e higiene do trabalho a serem adotadas pelas empresas em relação à instalação, operação e manutenção de máquinas e equipamentos, visando à prevenção de acidentes do trabalho. A fundamentação legal, ordinária e específica, que dá embasamento jurídico à existência desta NR, são os artigos 184 e 186 da CLT.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (139.6 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com