TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UNILEVER

Seminário: UNILEVER. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  Seminário  •  2.152 Palavras (9 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 9

A UNILEVER.

Com marcas e produtos que marcam presença em todos os lares brasileiros, Unilever é uma das principais companhias da indústria de bens de consumo do País.

Presente há 85 anos na vida dos brasileiros, a Unilever é uma companhia anglo-holandesa que produz bens de consumo em 190 países, nas categorias de cuidados pessoais, alimentos, limpeza, refreshment (bebidas de soja e sorvetes) e alimentação fora do lar. Hoje, o mercado nacional é atendido por 700 produtos de 25 marcas – entre elas, nomes consagrados como Omo, Comfort, Fofo, Seda, Lux, Dove, AdeS, Close Up e Rexona.

Alcançamos 100% dos lares brasileiros ao longo de um ano e registramos o consumo de 200 produtos da empresa a cada segundo no País, com liderança em segmentos como os de detergentes em pó, desodorantes e sorvetes. No total, cerca de 13 mil funcionários trabalham na Unilever Brasil.

Além da sede administrativa, em São Paulo (SP), temos nove fábricas em quatro estados – São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco e Goiás – e mais de 20 centros de distribuição nas regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Mais de 90% da nossa produção local é voltada para o mercado interno.

Nos últimos anos, fortalecemos nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável por meio de práticas de gestão, comunicação e negócios alinhadas ao Plano de Sustentabilidade da Unilever – concebido globalmente e disseminado entre as subsidiárias (leia mais aqui). Esse compromisso se reflete em ações que vão desde as atividades diretas até nossa cadeia de valor, envolvendo clientes, fornecedores, consumidores, governos e comunidades.

Nossa visão exprime o desejo de influenciar a transformação do modo de vida das pessoas; para isso, temos como prioridades a redução do impacto ambiental, a promoção da saúde, da higiene, do consumo consciente e do bem estar e o crescimento responsável do negócio, de modo que seja capaz de impactar positivamente a sociedade brasileira.

NOSSA VISÃO

Queremos ser uma companhia capaz de entregar aos seus consumidores produtos que promovam a melhoria dos padrões de vida

Trabalhamos para criar um futuro melhor todos os dias.

Ajudamos as pessoas a se sentirem bem, bonitas e a aproveitar mais a vida com marcas e serviços que são bons para elas e para os outros.

Vamos inspirar as pessoas a adotar pequenas atitudes diárias, que, somadas, podem fazer uma grande diferença para o mundo.

Vamos desenvolver novas formas de fazer negócios que nos permitirão dobrar o tamanho da nossa companhia ao mesmo tempo em que reduzimos nosso impacto ambiental.

VALORES E PADRÕES

Propósito corporativo

Somos guiados por valores e padrões claros. Estes são promulgados em nosso propósito corporativo e são detalhados de maneira prática em nosso código de princípios de negócio.

Nosso propósito corporativo declara nossa dedicação à qualidade de vida de consumidores em todos os lugares. Nossa razão de ser é prover marcas líderes e únicas, com produtos verdadeiramente úteis que aticem a imaginação e façam com que as pessoas se sintam bem e fiquem bonitas.

No processo de fabricar e comercializar estes produtos, tratamos todos nossos públicos de interesse com integridade. Nosso código de princípios de negócio explica, de maneira detalhada, como estes relacionamentos devem ser administrados. Consumidores, funcionários, fornecedores, concorrentes, acionistas, aplicamos os mais altos padrões éticos a todos. Também incluímos as comunidades locais e o meio ambiente entre nossos principais públicos de interesse, merecedores do mesmo grau de cuidado e respeito.

Para assegurar o entendimento do código em todo o negócio, estabelecemos um comitê que ajuda em sua implantação. Também temos uma linha direta para questões relacionadas à ética, para que as pessoas possam relatar possíveis instâncias de violação do código.

Ciclo da administração de Materiais

Necessidade do Cliente

Manter o estoque de matéria prima e insumos sempre abastecidos.

Um controlador de produção deverá realizar um plano de produção, ou seja, deverá planejar a quantidade produzida para que aconteça a reposição de matéria prima com antecedência conforme necessidade da produção.

O auxiliar de produção deverá preencher o formulário de requisição, que terá a conferência e a autorização do controlador de produção, e em seguida será entregue para o departamento de compras.

COMPRAS RESPONSÁVEIS

Evolução no monitoramento permite à Unilever avaliar as práticas de seus parceiros em temas de sustentabilidade

Globalmente, a Unilever exige de sua cadeia de suprimentos a adequação a normas nacionais e internacionais de referência, bem como às suas políticas de relações comerciais. Do mesmo modo, no Brasil, garantimos em todos os contratos que o fornecedor tenha ciência do Código de Fornecedores Unilever.

O texto do documento reforça o respeito aos direitos humanos em todas as nossas operações. Além disso, possui cláusulas específicas sobre trabalho escravo e infantil.

Dentro do USQS, o programa Compras Responsáveis é um importante meio de garantir a conformidade de nossos fornecedores em relação a temas trabalhistas, de saúde e segurança, ambientais e de conformidade nos negócios. No Brasil, aplicamos a ferramenta desde 2011 e conseguimos monitorar a atuação de cerca de 600 empresas parceiras, classificando-as conforme seu risco e criticidade.

Para os fornecedores de itens produtivos considerados de altos e médios riscos pelas Compras Responsáveis, é obrigatório realizar cadastro no sistema Sedex (Supplier Ethical Data Exchange, ou Intercâmbio de Dados de Fornecedores Éticos), desenvolvido pela AIM (Associação das Indústrias de Marcas), que avalia a conformidade dos parceiros em relação a temas como saúde e segurança, relações trabalhistas, integridade e gestão ambiental. Nos casos de alto risco, são realizadas auditorias independentes para verificar as informações cadastradas.

Atualmente, a Unilever não descredencia fornecedores automaticamente por conta de desempenho não satisfatório no Sedex; melhorias são propostas em planos de ação, que são acompanhados por nossa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com