TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Unilever

Artigo: Planejamento Unilever. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/6/2013  •  1.190 Palavras (5 Páginas)  •  1.459 Visualizações

Página 1 de 5

UNILEVER HOJE

Não importa quem você seja, ou em que lugar no mundo você esteja, é provável que os produtos Unilever façam parte de seu dia-a-dia. Todos os dias, em todo o planeta, as pessoas utilizam produtos Unilever.

As marcas inspiram confiança em todos os lugares e, por ouvir as pessoas que as compram, a empresa tornou-se uma das empresas de produtos de consumo mais bem sucedidas do mundo. De fato, 150 milhões de vezes ao dia, alguém, em algum lugar, escolhe um produto da Unilever.

Através de um portfólio de marcas conhecidas ao redor do mundo, além de produtos regionais e variedades locais de marcas globais a Unilever diversifica seus produtos enraizados nas duas principais forças da organização:

• Raízes fortes nos mercados locais e grande conhecimento das culturas regionais.

• Expertise empresarial de classe mundial que se aplica internacionalmente, à serviço de consumidores em todo o mundo.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO UNILEVER DO BRASIL

Missão

A missão da Unilever é levar vitalidade para o dia-a-dia.

Vitalidade

A Vitalidade está no coração de tudo que a empresa faz, nos valores, naquilo que a torna diferente, e na maneira como contribuí com a sociedade.

A missão de Vitalidade representa um compromisso de fazer crescer o negócio lidando com questões de saúde e nutrição. Focada em prioridades que incluem a nutrição infantil e familiar, saúde cardiovascular e controle de peso. A cultura também incorpora a Vitalidade.

A demanda crescente de mais Vitalidade na vida representa uma enorme oportunidade de crescimento para a Unilever. A maneira como trabalha e os produtos que desenvolve são moldados por tendências de consumo, junto com a necessidade de elevar padrões de saúde e higiene tanto nas regiões em desenvolvimento quanto nas já industrializadas.

Visão

A Unilever será reconhecida e admirada no Brasil por sua liderança inovadora e pela responsabilidade e respeito com que conduz seus negócios junto à sociedade e aos funcionários.

Trabalhando sempre com integridade e criando um impacto positivo de muitas maneiras: através de marcas, operações, relações comerciais, de contribuições voluntárias e por meio das várias outras maneiras pelas quais se compromete com a sociedade.

A empresa tem como propósito corporativo promulgar aspirações na condução do negócio, apoiada pelo código de princípios de negócio, que descreve os padrões operacionais seguidos por todos na Unilever, onde quer que estejam no mundo. O código também apoia a abordagem para governança e responsabilidade corporativa.

Desenvolver novas formas de fazer negócios que permitirão dobrar o tamanho da empresa, ao mesmo tempo reduzir o impacto ambiental e aumentar o impacto social positivo.

Em 2009, foi lançada A Bússola - A estratégia da Unilever para o crescimento sustentável. Ela apresenta uma visão clara e convincente do futuro, em que as marcas e serviços buscam alcançar e inspirar as pessoas em todo o mundo.

Ao combinar a experiência multinacional com raízes profundas em diversas culturas locais, ela oferece uma gama de produtos para atender a uma grande variedade de consumidores. Também está fortalecendo as relações nos mercados emergentes, acreditando ser importante para o crescimento futuro.

"Para atingir os objetivos de crescimento significativas, enquanto dissociar o crescimento do impacto ambiental e aumentar o nosso impacto social positivo é uma visão arrojada, mas desafiadora", diz o CEO Paul Polman.

A missão de vitalidade irá direcionar as marcas para que atendam às necessidades de consumo geradas pelas maiores questões da atualidade: populações que envelhecem, urbanização, dietas e estilos de vida mutantes.

O que o consumidor quer:

• Um estilo de vida saudável;

• Mais variedade, qualidade, sabor e diversão;

• O “tempo” como um bem cada vez mais precioso.

O posicionamento único da Unilever permite à empresa entender os inter-relacionamentos entre nutrição, higiene e cuidados pessoais. Isso é possível graças à forte capacidade científica aliada ao conhecimento do consumidor nos mercados locais. Ao juntar tudo isso, pode-se contribuir com a qualidade de vida e bem-estar, levando vitalidade à vida das pessoas.

A visão da Unilever destaca-se pela não determinação de um prazo de execução e também por fugir da monotonia dos objetivos estratégicos da grande maioria das empresas.

Principais concorrentes

O grupo nacional Hipermarcas de João Alves de Queiroz Filho, apesar de pequeno perante a anglo-holandesa é proprietário de diversas marcas no país. Dentre elas estão:

Alimentos: As principais marcas são Etti, Finn e Zero Call;

Higiene Pessoal: Monange, Cenoura e Bronze, Avanço e Leite de Colônia;

Limpeza: Assolan, Assim e Sim;

Medicamentos: Gelol, Doril, Engov, Melhoral e Biotônico Fontoura.

A grande concorrente da Unilever é a Procter e Gamble uma empresa que reúne um enorme conglomerado de empresas, produzindo alimentos, produtos de higiene e limpeza, dentre outros produtos. Em 2005 comprou a Gillette, que além dos aparelhos de barbear também era dona das marcas Oral-B, das pilhas Duracell e eletrodomésticos BRAUN. Emprega atualmente pouco mais de 138.000 funcionários ao redor do mundo. É neste momento a maior multinacional de produtos de grande consumo do mundo.

As marcas da Procter e Gamble são:

Alimentos: Pringles e Pastilhas Vick

Baterias: Duracell;

Cuidados com o Barbear: Gillette e Gillette Series;

Cuidados com o Bebê: Fraldas Pampers, Toalhinhas Umedecidas Pampers;

Cuidados com a Beleza: Pantene, Head e Shoulders; Pert Plus, Seiva

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com