TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UNOPAR

Artigo: UNOPAR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2014  •  2.831 Palavras (12 Páginas)  •  1.180 Visualizações

Página 1 de 12

g

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 Treinamento e desenvolvimento 4

2.2 Planejamento de um programa de treinamento 4

2.3 Tipos de treinamentos 5

2.4 Diferença entre dinâmicas de grupo e jogos 6

2.5 Vantagens de dinamicas de grupo e jogos 6

2.6 Avaliação dos resultados de um treinamento 7

2.7 Responsabilidades que possam ser atribuídas na ocorrência de um acidente de trabalho grave e/ou fatal 7

2.8 Programa de saúde e segurança no trabalho e como deve ser estruturado na empresa 8

2.9 Como é feito o planejamento e avaliação de um programa de saúde e segurança no trabalho 9

2.10 A importância dos programas ppra e pcmso e como esses pogramas devem interagir 9

2.11 Definição de liderança 10

2.12 Definição de autoridade formal 10

2.13 Autocracia 10

2.14 Democracia 11

2.15 Liderança carismática 11

2.16 Liderança transacional 11

2.17 Quais as ações desenvolvidas e praticadas pelas empresas com o intuito de articular as áreas de treinamento e desenvolvimento, saúde e segurança do trabalho e a gestão para atingir objetivos propostos pela organização. 12

3 CONCLUSÃO 13

REFERÊNCIAS 14

1 INTRODUÇÃO

Esse trabalho aborda um estudo bibliográfico sobre o conceito de treinamento, desenvolvimento, dinâmica de grupo, jogos, gestão do conhecimento, programa de segurança, saúde e qualidade no trabalho, PPRA, PCMSO. Também referente ao conceito de liderança, autoridade formal e ao estilo de liderança autocracia, democracia, carismática e transacional.

Sendo baseado em pesquisas bibliográficas, virtuais de autores conhecidos no mundo da Gestão de Recursos Humanos, possibilitando maior entendimento e aprendizagem nos temas relacionados nesta pesquisa.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO

Treinamento consiste no processo de preparar as pessoas para executar as tarefas exigidas por um posto de trabalho, proporcionando melhorias de desempenho nos trabalhos atuais. É utilizada para referenciar os esforços que as empresas fazem para estimular o aprendizado dos funcionários. Segundo CHIAVENATO (2006), “O treinamento é um processo educacional de curto prazo, através do qual as pessoas aprendem conhecimentos relativos ao trabalho, atitudes diante de aspectos da organização e desenvolvem habilidades e competências em função dos objetivos definidos”. Assim, a empresa ensinando seus funcionários promove mudanças em seu comportamento voltadas para os princípios da empresa.

Desenvolvimento é a palavra usada para a melhoria das habilidades dos funcionários, sendo a complementação do treinamento. Tendo como objetivo promover as pessoas naquilo que se sentem dispostas a fazer.

2.2 PLANEJAMENTO DE UM PROGRAMA DE TREINAMENTO

No planejamento de um treinamento deve ser feito referencialmente em quatro etapas. Bastos et al. (1994) o processo de treinamento é muito mais complexo do que se imagina e envolve a realização de quatro etapas, o levantamento das necessidades de treinamento, a elaboração do programa de treinamento, a implementação desse programa, e a avaliação dos resultados obtidos.

a) Levantamento das necessidades de treinamento: devemos analisar o ambiente em que a empresa está inserida, suas estratégias e onde o treinamento deve ser inserido; análise das tarefas que determina que conteúdo de treinamento e análise das pessoas, analisando quais funcionários precisam realmente precisam do treinamento.

b) Programa de treinamento: É uma avaliação feita para saber quem necessita do treinamento, a escolha do condutor das atividades, qual o tempo certo do programa ser colocado em prática e o local que será realizado. Observando também para os quatro aspectos importantes: os objetivos instrucionais: prontidão e motivação dos treinandos, princípios de aprendizagem e as características dos instrutores.

c) Implementação desse programa: a implementação depende de alguns fatores para sua realização, dentre eles: a adaptação do programa às necessidades da organização e dos treinandos; a qualidade do material de treinamento; a qualidade e o preparo dos instrutores e a qualidade dos aprendizados. É nessa etapa que a relação do instrutor com o aprendiz se torna importante, pois estarão em contato constantemente. Segundo Bohlander, Snell e Sherman (2003) esta etapa é a mais crucial na realização do treinamento, pois deve-se escolher o melhor método para atingir os objetivos propostos.

d) Avaliação dos resultados obtidos: determina até que ponto o programa de treinamento produziu modificações desejadas no comportamento dos empregados e verifica se os resultados apresentam relação com a consecução das metas da empresa. Essa avaliação pode ocorrer em quatro etapas, avaliando as reações, o aprendizado, o comportamento e os resultados se trouxeram algum benefício social e financeiro para a empresa.

2.3 TIPOS DE TREINAMENTOS

São eles, os treinamentos operacionais: visa a capacitação profissional para exercício da função; treinamentos motivacionais: desenvolvidos para gerar um nível de motivação e integração entre as equipes com as atividades, com cliente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com