TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UNOPAR MARKENTING 2 SEMMESTRE

Artigo: UNOPAR MARKENTING 2 SEMMESTRE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  2.687 Palavras (11 Páginas)  •  652 Visualizações

Página 1 de 11

Visão geral

Apresentação da disciplina:

Olá prezados alunos, estaremos juntos ao longo das duas unidades de estudo presentes na disciplina de Logística e Canais de Distribuição, que compõe a matriz curricular de vocês neste semestre do Curso Superior em Marketing.

Bom, muitos de vocês devem perguntar-se acerca da importância da logística no marketing, ainda mais sendo esta uma área que cresce de maneira bastante rápida e que acaba por hoje ser uma área até mesmo concorrente dentro da gestão das empresas. Isso acontece pelo fato de que a logística em primeira instância estava inserida especificamente dentro do composto mercadológico, a saber, na gestão do “P” relacionado à distribuição.

Hoje, tanto a distribuição quanto a logística em certa medida confundem-se. Porém, considerando-as como áreas afins, mas concorrentes entre si, temos que a logística estaria inserida no marketing e a distribuição dentro do marketing seria dependente da logística.

Considerando que nosso mercado é competitivo e vive um momento não apenas no Brasil, mas no mundo em que as empresas mais dinâmicas são aquelas que atendem seus clientes onde estes se encontrarem, temos como estratégico que a logística e os canais de distribuição de marketing sejam analisados, entendidos e bem geridos.

Em nossa disciplina, serão trabalhados tanto conceitos quanto exemplos destes aspectos, para que possam ilustrar não apenas essa importância a você, futuro profissional, mas também que seja aberto na mente de vocês mais uma possibilidade de atuação profissional nesta rica área, tão importante no cenário contemporâneo.

Que vocês aproveitem estas unidades de estudos, naveguem pelos links sugeridos para aprofundarem os conhecimentos e observem que os conteúdos não se esgotam nesse material. Também é importante que vocês se apliquem em cada uma das web aulas, pois é a partir destas que poderão realizar as avaliações virtuais.

Um forte abraço e bons estudos!

Prof. Ivan Ferreira de Campos

Objetivos:

• Possibilitar o entendimento da disciplina para que os alunos possam identificar os conceitos e funções da logística;

• Proporcionar fontes de estudo que possam contribuir para o conhecimento acerca dos canais de distribuição e dos processos envolvidos no marketing;

• Oportunizar atividades onde o aluno desenvolva habilidades específicas trabalhadas de acordo com o conteúdo ministrado, aprofundando suas habilidades em gestão e sistematização da distribuição.

Conteúdo Programático:

UNIDADE 1 – A Logística e sua Operacionalização no Comércio Eletrônico

• Conceitos, aplicação e operacionalização do ciclo logístico.

• Logística aplicada ao comércio eletrônico.

UNIDADE 2 – Eficiência em distribuição e tomada de decisões

• Trade Marketing e Efficient Consumer Relationship (ECR).

• Modais de distribuição.

Metodologia:

Os conteúdos programáticos ofertados nessa disciplina serão desenvolvidos por meio das Teleaulas de forma expositiva e interativa (chat - tira dúvidas em tempo real), Aula Atividade por chat para aprofundamento e reflexão e Web Aulas que estarão disponíveis no Ambiente Colaborar, compostas de conteúdos de aprofundamento, reflexão e atividades de aplicação dos conteúdos e avaliação. Serão também realizadas atividades de acompanhamento tutorial, participação em Fórum, atividades práticas e estudos independentes (autoestudo) além do Material didático da disciplina.

Avaliação Prevista:

O sistema de avaliação da disciplina compreende em assistir a teleaula, participação no fórum, produções textuais interdisciplinares (Portfólio), realização de duas avaliações virtuais e avaliação presencial embasada no material didático, teleaulas, web aula e material complementar.

ESTA FALTANDO PAGINA 2 KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Wa - Mkt - Sem 2 - Unidade 1 - Logística e Canais de Distribuição

Página 3

Complementando:

Hoje, muitas empresas adotam um quinto ciclo, o da logística reversa, que envolve o reaproveitamento de insumos, ou a reutilização de resíduos gerados pelo consumo dos produtos pelos clientes. Por exemplo, pilhas, garrafas PET, ou energia do processo de produção. Acessem o link abaixo e analisem do que se trata a logística reversa.

<http://www.logisticadescomplicada.com/a-nova-onda-logistica-reversa/>.

Analisando sob esta perspectiva, temos, portanto, que há um ciclo infinito da logística, porém devemos ter ciência de que na prática isso não acontece como deveria, ou como é proposto. Abaixo uma imagem que ilustra esta perspetiva.

Já no tocante aos canais de distribuição, temos, segundo Stern et al (1996), que estes caracterizam-se pela função de tornar o produto ou serviço, produzido ou desenvolvido, disponível para o consumo. A decisão acerca dos canais de distribuição é muito importante, pois acaba vinculada a todo o processo estratégico de desenvolvimento e entrega de produtos, como já disse Kotler (2010), antes mesmo deste estar planejado e depois deste estar nas mãos dos clientes.

Outra questão é que dificilmente uma empresa pode mudar seus canais de distribuição, sendo que em geral é possível otimizá-los ou acrescentar variáveis, pois costumam envolver outras empresas, bem como estruturas e investimentos internos muitas vezes pesados, além de acordos comerciais de grade valor.

Estas condições são destacadas quando se escolhe um canal de distribuição direto, realizado pela própria empresa, mas que envolve o desenvolvimento de toda a expertise em distribuição, investimentos em estruturas e mesmo meios de distribuir os produtos. Ou quanto existe um processo de distribuição indireto, que envolve a participação de outras empresas. Para decidir acerca de um canal de distribuição, deve-se ponderar sobre o potencial do mercado e a demanda, a localização da empresa e onde estão os clientes, questões relacionadas ao planejamento de produção, gestão de insumos, estoques de produção ou estoques

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com