TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

URUBALDINO, O URUBÚ DANÇANTE

Por:   •  27/9/2015  •  Artigo  •  657 Palavras (3 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 3

URUBALDINO - O URUBU DANÇANTE

Foi em Juazeiro do Norte, terra do Padre Cícero. Chegamos eu e Oliveirinha para mais um pernoite numa missão que conduzia técnicos do DNOCS para estudarem a viabilidade da implantação de uma barragem para minimizar os efeitos da seca naquela região.

Uma vez instalados no Hotel Municipal, fomos almoçar numa barraca no mercado. Essa prática dava-se em função de uns conceitos emitidos pelo comandante Stanislau, de que a comida naqueles estabelecimentos era do mesmo dia visto que eles por serem simples e modestos não tinham geladeira para guardar comida de um dia para outro. Nos restaurantes de luxo você podia correr o risco de ingerir comida requentada. E acreditem, até certo o velhinho tinha razão. A comida ali era fresquinha e não fazia mal `a saúde.

Mas, deixemos os conceitos de lado e vamos a um fato interessante que ocorreu conosco.

Ao nos dirigirmos para o almoço, verificamos uma pequena multidão em torno de um pequeno circo, onde era anunciado um urubu dançarino: urubaldino, o urubu dançante. Nos aproximamos e locutor nos vendo com a farda de aviadores nos convidou a assistir ao espetáculo de graça, certamente com o intuito de chamar a atenção dos curiosos e dar mais credibilidade ao seu show dançante.

Tudo pronto, numa redoma aparece Urubaldino olhando desconfiado para a platéia e o locutor anuncia:

- Apresentamos Urubaldino, o urubu dançante que vai dançar uma valsa. E lá foi o urubu a levantar uma perna e sentar a outra ao som do Danúbio Azul.

- Urubaldino agora vai dançar um samba-canção. E lá vai o urubu aumentando seu ritmo de levantar e baixar as pernas.

- Urubaldino agora vai dançar um xote. E ao ritmo do Xote das Meninas, de Gonzagão, ele aumenta mais ainda o ritmo do baixa e sobe os pés.

- Urubaldino agora vai dançar um frevo. E ao ritmo de Vassourinha ele freneticamente, aos tropeços, aumenta mais e mais as pisadas e levantadas dos pés, chegando a tocar as asas nas laterais do pequeno picadeiro.

E a platéia, inclusive nós, morríamos de rir com o espetáculo urubulesco.

Não durava mais do que dez minutos.

Uma vez terminado o show, felizes da vida, agradecemos ao empresário a cortesia e fomos para o merecido repasto popular.

Foi um grande pernoite, fomos embora no dia seguinte ainda lembrando daquele espetáculo no qual nos divertimos a valer com as proezas de Urubaldino, o urubu dançante.

E como aquela barragem era muito importante para o povo do Juazeiro os estudos prosseguiam e viajamos várias vezes para aquela cidade.

Numa das vezes fomos ao mercado e curiosamente procuramos pela tenda onde acontecia o espetáculo do urubu dançante,ao que tivemos a surpresa de tomar conhecimento de que Urubaldino e seu empresário simpático estavam recolhidos à delegacia local.

- Mas que foi que aconteceu ?

- Comandante, aquilo era uma miséria ! O senhor sabe como era que faziam para o pobre do urubu dançar ?

-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (43.8 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com