TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

USO DE JOGOS EM EDUCAÇÃO:

Dissertações: USO DE JOGOS EM EDUCAÇÃO:. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/8/2014  •  663 Palavras (3 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 3

USO DE JOGOS EM EDUCAÇÃO:

Desenvolvimento de habilidades cognitivas

Wagner Meiado

Resumo

A criança precisa sentir prazer em aprender, daí a importância do lúdico perpassando o trabalho com todos os tipos de conteúdos. Além das situações didáticas e cotidianas, as situações-problema e os jogos constituem-se em propostas privilegiadas de ensino/aprendizagem para o desenvolvimento de habilidades. Assim este estudo teve por objetivo sintetizar informações sobre a importância do lúdico no processo de ensino-aprendizagem por meio de jogos. Para tanto, realizou-se pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa dos dados. Os resultados indicam que o trabalho com jogos possibilita mobilizar, de forma integrada, cognição, emoções e ações. Conclui-se que é importante que as diferentes habilidades, entre elas a cognitiva, sejam desenvolvidas segundo diversas abordagens e metodologias.

Palavras-chave: Jogos. Habilidades. Educação integral.

1 INTRODUÇÃO

A utilização de jogos em educação não é algo novo, porém, mais usado em séries iniciais. Entretanto, o jogo pode favorecer a aprendizagem, auxiliando crianças, jovens e adultos a desenvolver habilidades: sociais, emocionais, éticas e cognitivas. Os jogos, para Vigotski (2003), possuem importante papel na formação integral do ser humano.

A criança sempre brinca, é um ser que brinca, porém seu jogo sempre possui um sentido importante. [...] A criança reproduz e assimila ativamente o que observa nos adultos, aprende as mesmas atitudes e desenvolve as habilidades mais primordiais para sua atividade futura (VIGOTSKI, 2003, p. 105).

De forma prazerosa e lúdica, o jogo proporciona aos alunos exercitarem o senso crítico, aprenderem com os colegas ao tentarem solucionar os desafios, provoca pluralidade de respostas, auxiliando na criação de um pensamento divergente, eliminando a ideia da solução única para os problemas. Assim, o objetivo deste estudo foi realizar pesquisa bibliográfica, buscando sistematizar informações que propiciem mais segurança aos docentes no uso de jogos. Os dados compilados receberam abordagem qualitativa.

2 O JOGO COMO FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO

Desenvolver habilidades envolve todos os aspectos do indivíduo e visa a torná-lo capaz de atingir um determinado fim, que pode ser uma aptidão técnica, social ou artística. No jogo, a vivência de situações envolvendo sucessos e fracassos, com respeito às regras ao compromisso e à ética, favorece o aprendizado em se lidar com o ganhar e perder conhecendo melhor a si.

Para Piaget (apud KISHIMOTO, 2000), a brincadeira, enquanto processo assimilativo, participa do conteúdo da inteligência, igual à aprendizagem e também é compreendida como conduta livre, espontânea, que a criança expressa por sua vontade e pelo prazer que lhe dá.

Segundo o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil o ato de brincar, e podemos entender

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com