TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O USO DE JOGOS COMO METODOLOGIA ALTERNATIVA PARA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO QUÍMICO NO ENSINO FUNDAMENTAL

Monografias: O USO DE JOGOS COMO METODOLOGIA ALTERNATIVA PARA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO QUÍMICO NO ENSINO FUNDAMENTAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2014  •  423 Palavras (2 Páginas)  •  589 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

A utilização de jogos didáticos é uma das metodologias alternativas que vem sendo recomendadas para promoção de uma aprendizagem significativa no ensino de química. Ao se criar ou adaptar um jogo ao conteúdo, ocorrerá o desenvolvimento de habilidades que envolvem o indivíduo nos aspectos cognitivos, emocionais e relacionais. Diante disso, o jogo constitui-se uma ferramenta importante para o processo ensino-aprendizagem, principalmente pelo aspecto atrativo e motivacional que apresenta.

OBJETIVO

Utilizar jogos didáticos para introdução da química no ensino fundamental e promover a educação ambiental.

METODOLOGIA

Realizou-se o trabalho com alunos do ensino fundamental de uma escola pública da zona rural município de Brasília de Minas- MG, por meio do Projeto Novos Talentos. Desenvolveram-se em forma de oficina os seguintes jogos: Sequência lógica, Trilha da tabela periódica e Palpite químico. A Sequência lógica consistia em figuras que representavam diversas situações ligadas ao aquecimento global, poluição e desperdício. A Trilha da tabela periódica era composta por tabuleiro, peões e baralho com nome e símbolo de cada elemento químico e suas aplicações. O Palpite químico era constituído por dado, tabuleiro e 25 cartas com 10 dicas, divididas em três categorias: substância, elemento e fenômeno.

RESULTADOS

Notou-se o envolvimento e interesse dos alunos durante a realização da oficina, uma vez que todos participaram de forma efetiva das atividades propostas. Observou-se que os jogos contribuíram para a familiarização dos elementos químicos e suas aplicações, relacionando a importância para o corpo humano e a utilização no cotidiano. Promoveu-se uma educação ambiental de forma lúdica associando alguns fenômenos e conceitos químicos a problemas ambientais e atitudes que podem contribuir para a conservação do meio ambiente. Além disso, estimulou-se o raciocínio dos alunos induzindo a organização de idéias de forma recreativa e motivadora, contribuindo para formação de conceitos e colaborando para estruturação do conhecimento.

CONCLUSÃO

Pode-se concluir que os jogos aplicados mostraram-se válidos como uma metodologia útil para apresentar alguns conteúdos químicos, favorecendo o raciocínio e estimulando a criatividade, e promoveu-se o desenvolvimento da educação ambiental, levando a uma reflexão acerca das atitudes e importância da preservação do meio ambiente.

CONCLUSÃO

Pode-se concluir que os jogos aplicados mostraram-se válidos como uma metodologia útil para apresentar alguns conteúdos químicos, favorecendo o raciocínio e estimulando a criatividade, e promoveu-se o desenvolvimento da educação ambiental, levando a uma reflexão acerca das atitudes e importância da preservação do meio ambiente.

REFERÊNCIA

LIMA, E.C.; MARIANO, D.G.; PAVAN, F.M.; LIMA, A.A.; ARÇARI, D.P. Uso de jogos lúdicos como auxílio para o ensino de química. Educação em Foco, V. 3, 2011. Disponível em: <http://www.unifia.edu.br/projetorevista/edicoesanteriores/Marco11/artigos/educacao/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com