TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

USO DE ÁGUA DE CHUVA NA INDÚSTRIA

Tese: USO DE ÁGUA DE CHUVA NA INDÚSTRIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2013  •  Tese  •  2.875 Palavras (12 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE

ENGENHARIA AMBIENTAL

GUILHERME NEVES GOMES CORDEIRO

APROVEITAMENTO DE ÁGUA PLUVIAL NA INDÚSTRIA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

IRATI

2013

GUILHERME NEVES GOMES CORDEIRO

APROVEITAMENTO DE ÁGUA PLUVIAL NA INDÚSTRIA

Relatório de estágio apresentado a disciplina de estágio supervisionado do curso de Engenharia Ambiental da Universidade Estadual do Centro Oeste- Campus Irati.

Professora: Rosane Natume

IRATI

2013

SUMÁRIO

Sumário 1

1. INTRODUÇÃO 2

1.1 Objetivo Geral 2

1.1.1 Objetivo específico 2

2. Referencial Teórico 3

2.1 A importância da água 3

2.2 Aproveitamento da água pluvial 3

2.3 – Importância do reaproveitamento para indústria 5

3. METEDOLOGIA 7

4. Resultado e Discussões 8

5. Conclusão 8

6. referencias Bibliográficas 9

1. INTRODUÇÃO

A água é um bem necessário para todas as formas de vida existentes no planeta, com isso, existem várias pesquisas nessa área demonstrando a importância de um uso consciente da água e de formas alternativas para utilização desse recurso, garantindo a disponibilidade em quantidade e qualidade adequada para uso das futuras gerações.

A quantidade de água de boa qualidade disponível para a população é pequena ao compararmos com a quantidade de água total no planeta, porém é importante utilizar esse bem de uma forma consciente e correta, destinado a qualidade de acordo com o uso a qual será destinada

Muitas indústrias são responsáveis pelo grande consumo de água potável disponível para a população ou então são as maiores poluidoras dos corpos hídricos responsáveis pelo abastecimento humano, dentre elas podemos destacar as indústrias de bebidas, frigoríficos e papel e celulose

Pesquisas na área demonstram a importância, eficiência e necessidade de sistemas de reaproveitamento ou reuso de água de forma fácil e com baixo custo a empresa, além dos benefícios ambientais a redução em gastos é fundamental para empresas tomarem consciência do quanto é benéfico criar tecnologias com a finalidade do reaproveitamento de forma correta.

Existem várias formas para a obtenção dessa água pluvial, cada empresa deve observar e analisar a tecnologia que mais se enquadra nas suas necessidades e a região em que está instalada, o que possibilitará na escolha correta de coleta da água advinda das chuvas incidentes na região.

1.1 Objetivo Geral

• Observar o sistema de captação de água pluvial para reaproveitamento na empresa.

1.1.1 Objetivo específico

• Analisar a quantidade de água economizada nos processos industriais.

• Observar a destinação para que a água seja reutilizada.

• Verificar o sistema de tratamento da água pluvial antes de ser utilizada na fábrica.

2. REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 A importância da água

A água que é um bem natural de fundamental importância para a sobrevivência de todas as formas de vida, com isso há uma grande preocupação no ponto em que é abordado se a quantidade de água disponível é suficiente para suprir toda a necessidade da população, tanto nos centros industriais, comerciais e residenciais. Até mesmo em locais que possuam uma grande disponibilidade desse recurso e isso ocasione uma ideia de recurso inesgotável, o mau uso ou gerenciamento inadequado desse recurso pode acabar com a disponibilidade do mesmo no local com o passar do tempo. Com isso sempre há uma busca por novas alternativas que possam a solucionar a possível falta de água que um dia pode vim ocorrer. A qualidade da água é um ponto que deve ser observado para que possibilite uma destinação adequada ao seu uso, águas de melhor qualidade serão utilizadas para o uso da população, enquanto algumas de reuso ou de aproveitamento pluvial podem vir suprir necessidades que não necessitem de uma qualidade tão elevada. (CIPRIANO 2004).

O crescimento da população é outro ponto que deve ser levado em consideração em relação a quantidade e qualidade da água disponível para o suprimento de necessidades, quanto mais pessoas no planeta, maior será a quantidade de água necessária, desconsiderando o aumento de pessoas utilizando a água de forma incorreta. Isso já pode colaborar para a falta desse recurso de grande importância. Uma das soluções apontadas por Amorim e Pereira (2008) é aumentar o aproveitamento da água pluvial, essa atitude em edificações irá auxiliar na redução do consumo de água potável, combate de enchentes funcionando como uma forma de ajudar na drenagem urbana. A água proveniente das chuvas poderá ser utilizada em vários locais, tanto em indústrias como em residências ou até mesmo na construção civil.

2.2 Aproveitamento da água pluvial

Segundo Bertolo (2006) existem alguns pontos que podem ser considerados como desvantagens no processo de aproveitamento da água de chuva, como por exemplo, o custo para implementação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com