TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

USO DO PROCESSAMENTO NO DESENHO TÉCNICO

Seminário: USO DO PROCESSAMENTO NO DESENHO TÉCNICO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  Seminário  •  485 Palavras (2 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 2

USO DO CORTE NO DESENHO TÉCNICO

Se faz necessário o uso do corte no desenho técnico quando se tem um detalhe da peça, geralmente interno, no qual não ficou bem detalhado nas vistas apresentadas, com a finalidade de se melhorar o entendimento do desenho.

CORTE POR PLANOS PARALELOS OU CONCORRENTES

Para representar o desenho técnico existem variadas formas, que por regra precisam obedecer os objetivos á qual se destina o desenho, desde o esboço até o projeto final.

As formas mais utilizadas para a representação do desenho técnico são as representações em vista e em perspectiva, que dependendo do objeto á ser representado, recomenda-se utilizar uma á outra, pois existem características particulares que podem diferenciar no projeto.

REPRESENTAÇÃO EM PERSPECTIVAS

É a forma de representar um objeto em visão espacial ou tridimensional (3D) para uma superfície plana, onde o desenho do objeto consegue ser visualizado de uma forma muito próxima do que seria em forma real. Esse tipo de representação é muito usado em linhas de montagem de peças.

REPRESENTAÇÃO EM VISTAS MÚLTIPLAS

Ela é baseada em projeção ortogonal e possui varias informações, como, anotações, notas de fabricação, escalas etc. Obedece algumas normas de representação, para que o objeto seja entendido e visualizado facilmente. É a forma mais utilizada na área de Engenharia.

NORMAS

Como já informado nos capítulos anteriores, para a execução de um desenho técnico é necessário obedecer a determinadas normas, onde cada país existe um órgão que regulamenta ás mesmas. No Brasil o órgão que regulamenta é a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas),que usou como referência para estabelecer as suas normas, as normas ISO (International Organization for Standardization), órgão que serve como referencia também para outros países.

ESCRITA NORMALIZADA

Quaisquer informações sejam elas, numéricas ou outros caracteres, que forem inseridas em um desenho, precisam ser apresentadas em uma escrita normalizada, tanto no desenho esboço até o projeto final. O principal objetivo da escrita normalizada é que o desenho não perca a qualidade, ou seja, que ele seja uniforme.

REPRESENTAÇÃO DE ARESTAS DE CONTORNO VISÍVEL E INVISÍVEL

Para a representação de arestas de contornos visíveis e invisíveis são usadas algumas linhas normalizadas pela ISO 128:1982, sendo elas, linha contínua e grossa (tipo A) para arestas de contornos visíveis e a linha tracejada ou interrompida fina (tipo F) para arestas de contorno invisíveis.

DESENHO EM PAPEL

A utilização do desenho em papel se torna interessante por ser mais acessível, o custo reduzido, prático para ser transportado e etc. É muito importante também para que se tenha um histórico do projeto, pois no desenho em papel estão inseridas todas as alterações do projeto. Por esses, entre outros motivos, o desenho em papel não foi abolido totalmente dos projetos.

ESCALAS DE AMPLIAÇÃO

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com