TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Um Bom Gestor

Exames: Um Bom Gestor. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  403 Palavras (2 Páginas)  •  459 Visualizações

Página 1 de 2

Um bom gestor precisa manter a equipe sempre motivada, traçar metas e saber resolver as mais diferentes situações. No entanto, mais do que solucionador de crises e conflitos, um bom líder precisa ter algumas habilidades. As principais habilidades necessárias para um gestor de sucesso é o conhecimento, habilidades e atitudes. Um gestor de sucesso precisa saber liderar sua equipe, comunicando claramente os objetivos da empresa, é preciso ser rápido nas tomadas de decisões, saber delegar atividades aos seus subordinados, dar feedback e estabelecer comprometimento com os participantes. Um bom gestor tem que saber negociar, ter uma visão estratégica e fazer reflexões com a equipe sobre que caminho deve percorrer para melhorar as atividades.

As empresas são um tipo de organização social com finalidade lucrativa. Na moderna sociedade em que vivemos, todo o processo produtivo é realizado dentro de organizações. Assim, a nossa sociedade moderna e industrializada se caracteriza por seu uma sociedade composta de organizações. Dentro de uma abordagem mais ampla, as organizações “são unidades sociais (ou agrupamentos humanos), intencionalmente construídas e reconstruídas, a fim de atingir objetivos específicos”. Isso significa que as organizações são propositada e planejadamente construídas e elaboradas para atingir determinados objetivos e que também são reconstruídas e reelaboradas, isto é, reestruturadas e redefinidas à medida que os objetivos são atingidos ou que se descobrem meios melhores para atingi-los com menores custo, esforço e tempo. Uma organização nunca constitui uma unidade pronta e acabada, mas um organismo social vivo e sujeito continuamente a mudar e desenvolver.

O gestor é alguém pertencente a uma determinada organização e a quem compete a execução das tarefas confiadas à gestão. Segundo o conceito clássico desenvolvido por Henry Fayol, o gestor pode ser definido pelas suas funções no interior da organização: é a pessoa a quem compete a interpretação dos objetivos propostos pela organização e atuar, através do planejamento, da organização, da liderança ou direção, e do controle ou verificação, a fim de atingir os referidos objetivos. Concluímos que o gestor é alguém que desenvolve planos estratégicos e operacionais que julga mais eficaz para atingir os objetivos organizacionais, concebe as estruturas e estabelecem as regras, politicas e procedimentos mais adequados aos planos desenvolvidos e, por fim, implementa e coordena a execução dos planos através de um determinado tipo de comando ou liderança e de controle ou verificação. Em termos hierárquicos, os gestores podem ser divididos em gestores de topo, gestores intermédios e gestores de linha ou supervisores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com