TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Um alimento importante para a imaginação

Tese: Um alimento importante para a imaginação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2014  •  Tese  •  3.600 Palavras (15 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 15

Dedicamos este trabalho aos contadores de histórias, que desempenha um papel fundamental na vida dos educandos, desenvolvendo a criatividade e despertando o lado imaginário das crianças.

O trabalho aborda a importância de contar historias na educação infantil, o surgimento da historia e o desenvolvimento que elas proporcionam na vida dos educandos.

De acordo com alguns teóricos, abordamos a questão de como as historias podem ser trabalhadas em sala de aula e até mesmo no ambiente familiar. Aborda também a falta de tempo tanto da família, quanto dos profissionais docentes em compartilhar estas experiências com os próprios filhos, devido aos afazeres cotidianos e vários outros aspectos tecnológicos queagravam diretamente esta perda.

O capitulo I fala da contação de historias e sua trajetória na sociedade, aborda o surgimento e sua trajetória, mostra a importância que a historia faz no processo

Através deste trabalho concluímos que a ação de contar e ouvir histórias possibilita o resgate da memória cultural e afetiva, pois contar histórias é a mais antiga das artes e a mesma abre espaço para alegria e o prazer de ler, compreender, interpretar a si próprio e à realidade do mundo. Nesta arte o principal é gostar de contar história, ter domínio sobre seu conteúdo, ter autonomia para improvisar se necessário e agindo com amor o narrador conseguirá despertar emoções, atuando no imaginário infantil, e issose faz necessário porque sem imaginação o mundo se tornaria vazio e triste.

A Contação de História deve ser introduzida na vida das crianças desde muito cedo, tanto no âmbito familiar quanto no escolar, pois ela propicia um aprendizado global, atuando na área afetiva, psíquica e social, pois é nesta fase que a criança desenvolve maneiras de observar o mundo.

Na sala de aula ela auxiliará de forma significativa no processo de aprendizagem, interagindo com o professor e com os colegas, as crianças têm a oportunidade de explorar seus conhecimentos prévios e sua criatividade, o que colabora também para formação do raciocínio abstrato e lógico, pois elas estarão observando e analisando.

Segundo Lev Vygotsky (1896-1934) Henri Wallon (1879-1962), o conhecimento da vivência e da troca de experiências se dá através do conteúdo absorvido na vida do indivíduo e do meio em que se vive, onde cada um irá aprender e evoluir com o outro, de acordo com suas diferentes formas de pensar, agir, sentir e ser ativo na sociedade.

Portanto é preciso que os professores se reconheçam como sujeitos mediadores de cultura dentro do processo educativo e que levem em conta a importância do aprendizado das artes no desenvolvimento e formação das crianças como indivíduos produtores e reprodutores de cultura. Só assim poderão procurar e reconhecer todos os meios que têm em mãos para criar, à sua maneira, situações de aprendizagem que dêem condições às crianças de construírem conhecimento sobre seu mundo real.

educacional, apresenta novas mudanças com a nova LDB e seus ganhos na educação básica, tornando todos estes aspectos primordiais na educação infantil.

O capitulo III relata a importância de contar historias na educação infantil de diversas maneiras: Lúdica, envolvente, visual e dramática, proporcionando o educador a criar novos métodos para atingir um resultado satisfatório em sala de aula. Apresenta também a contação de historias através de fantoches no qual a imaginação das crianças diversifica, tornando-os confiantes, criativos, críticos e autônomos, despertando cada vez mais o lado intelectual da criança.

Através deste trabalho esperamos contribuir para a discussão do tema de uma forma que a escola possa ser vista como um ambiente de aprendizagem, mas com prazer, e que todos possam se expressar dando ao profissional deeducação infantil um ponto de partida, ou seja, um novo conhecimento.

Apresentamos e defendemos várias maneiras na contação de historias, como a narração que é o elemento primordial na contação de historias, a dramatização, historias caracterizadas, entre outras. Segundo os teóricos este deste aprendizado o educador proporciona ao educando um momento constante e prazeroso, fazendo com que estes alunos desenvolvam o lado cognitivo e imaginário, penetrando no mundo de fantasias que os alunos possuem.

História: Importante alimento para a imaginação

O compromisso do narrador deve ser com a história, enquanto fonte de satisfação das crianças.

ESCOLHA DA HISTÓRIA

O sucesso da narrativa está na elaboração de um roteiro. O roteiro transforma o improviso em técnica.

As histórias devem ser selecionadas de acordo com a faixa-etária, condições socioeconômicas, os objetivos específicos da ocasião e o gosto pessoal do narrador. Se não for escolhida conforme a faixa-etária correta, é como um alimento ingerido por uma criança de idade inadequada.

Faixa etária e interesses:

• Até 3 anos: fase pré-mágica

• 3 a 6 anos: fase mágica

Depois que a história for escolhida, o narrador precisa estudá-la previamente para familiarizar-se com ela e seus personagens e depois adaptá-la com a devida técnica.

ELEMENTOS ESSENCIAIS DE UM ENREDO

• Introdução;

• Clímax;

• Desfecho.

CONCLUSÕES DA HISTÓRIA

As conclusões pertencem aos ouvintes, o contador não deve dar lições de moral através delas, somente algumas intervenções que leve a criança a refletir sobre temas específicos.

PARA CADA SITUAÇÃO, UM RECURSO.

Os recursos permitem apresentações recreativas e originais, são vantajosos e saber escolhê-los é fundamental. A apresentação das histórias pode ser através de:

• Uma simples narrativa - Nenhum acessório, somente expressão corporal;

• Livros – Algumas histórias se tornam mais ricas com ilustrações;

• Gravuras – Imagens ampliadas com ideias centrais (introdução, clímax e desfecho);

• Flanelógrafo – Recurso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.4 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com