TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Impacto Do Trabalho Em Saúde Mental

Casos: O Impacto Do Trabalho Em Saúde Mental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  581 Palavras (3 Páginas)  •  610 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo do texto: O impacto do trabalho em saúde mental: transtornos psiquiátricos menores, qualidade de vida e satisfação profissional

Patrícia Furuta de Marco,

Vanessa de Albuquerque Cítero,

Edilaine Moraes,

Luiz Antonio Nogueira-Martins

Objetivo do Estudo:

Avaliar o impacto da carga de trabalho sobre a satisfação profissional, a qualidade de vida e a prevalência de transtornos psiquiátricos menores em profissionais de saúde mental.

Método Empregado:

Foi realizado em 2006, um estudo com 203 profissionais sobre saúde mental no Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo (Escola Paulista de Medicina). As categorias de profissionais de saúde mental com atuação direta com os pacientes psiquiátricos da amostra foram psiquiatras (46), psicólogos (111), assistentes sociais (08), enfermeiros (04), auxiliares de enfermagem (03), terapeutas ocupacionais (19), fonoaudiólogo (01), antropólogo (01), dentista (01) e educadores (09).

A distribuição dos questionários foram 220, com retorno de 206 (93,6). Dentre os que voltaram dez questionários estavam em branco, por questões pessoais, e quatro foram cancelados por estarem incompletos.

Não houve diferença estatisticamente significativa (p > 0,05) entre os sujeitos incluídos no estudo e os 14 cancelados, no que diz respeito ao tipo de serviço e à categoria profissional.

Instrumentos Utilizados:

• Questionário sociodemográfico ocupacional possui os seguintes dados: idade, sexo, raça, estado civil, escolaridade, ocupação, renda familiar, profissão, tempo de experiência profissional, local de trabalho, rendimentos, grau hierárquico e tipo de clientela.

• IMPACTO-BR e SATIS-BR são instrumentos auto-aplicáveis, o IMPACTO-BR contém 34 questões que visam a avaliar a sobrecarga sentida pelos profissionais de saúde mental, em decorrência do trabalho diário com pessoas portadoras de transtornos psiquiátricos. O SATIS-BR contém 69 questões, sendo elas: questões quantitativas, que visam avaliar o grau de satisfação da equipe em relação aos serviços oferecidos e às condições de trabalho na instituição em que atuam; questões qualitativas e descritivas que complementam estas informações e que se referem à opinião da equipe sobre os serviços; e questões que avaliam os dados sociodemográficos.

• Short form health survey (SF-36) é um instrumento genérico de avaliação de qualidade de vida multidimensional, formado por 36 itens englobados em oito domínios, sendo quatro referentes às áreas de saúde física (capacidade funcional, aspectos físicos, dor, estado geral da saúde) e quatro relativos às áreas de saúde mental (vitalidade, aspectos sociais, aspectos emocionais e saúde mental).

• Self report questionare-20 foi desenvolvido como instrumento de rastreamento de sintomas psiquiátricos menores. Constitui de 20 itens auto-aplicáveis com escore zero ou 1 relacionados aos sintomas neuróticos, em que zero indica que o sintoma esteve ausente nos últimos 30 dias e o escore 1, que esteve presente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com